São Paulo sediará, em 20 e 21 de maio, o primeiro encontro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) para debater os rumos da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, que pede abertura dos arquivos ufológicos no Brasil. Isso é do seu interesse, participe!
No próximo dia 20 de maio completaremos o primeiro aniversário de um momento histórico da Ufologia Brasileira: o encontro entre os membros da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU¬) e os militares da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília. O evento inédito foi resultado da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, que a CBU lançou no ano anterior e manteve com apoio da Revista UFO. A reunião entre ufólogos e militares foi amplamente noticiada pela imprensa e, claro, em várias edições de UFO.
Na ocasião, os ufólogos entregaram formalmente três correspondências às nossas autoridades, destinadas ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno, ao então ministro da Defesa, José Alencar, e ao presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. A entrega da documentação foi protocolada e registrada pela Rede Globo, que a exibiu no programa Fantástico de 22 de maio de 2005. Infelizmente, no entanto, o primeiro aniversário deste encontro não é uma data a ser comemorada.
Nos 365 dias que se passaram, os ufólogos deste país não mereceram atenção, consideração e nem sequer respeito das autoridades mencionadas, que em momento algum responderam às cartas que lhes foram endereçadas, com cópia do Manifesto da Ufologia Brasileira e uma solicitação formal para que o Governo Federal abrisse seus arquivos e liberasse o acesso dos pesquisadores aos processos oficiais de investigação de UFOs.
Nada, absolutamente nada foi respondido por nossos ilustres homens públicos, talvez porque Brasília, hoje, como todos sabem, esteja entregue ao lamaçal de denúncias de corrupção e roubalheira de dinheiro público que atingem diretamente o próprio presidente da República, sua família, amigos, parceiros e correligionários. O vice-presidente, então ministro da Defesa, que recebeu nossa carta, já caiu por acusações pesadas e se juntou a tantos outros personagens conhecidos da população.
Mas engana-se quem imagina que a campanha está encerrada e que os ufólogos se contentarão com o descaso do Governo. Tanto que, para marcar a data, realizaremos em São Paulo um evento para expor os fatos à população e definir os rumos do movimento que pede a abertura dos arquivos, com participação pública. Assim, se você, leitor, apóia esta campanha, una-se à CBU e mostre sua insatisfação. Não fique assistindo à inércia governamental impedir seu andamento. Junte-se a nós e venha ajudar-nos a mostrar que os ufólogos brasileiros merecem e exigem respeito.
Dias 20 e 21 de maio de 2006
Local: Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas (IPPB).
Endereço: Rua Gomes Nogueira 168, Ipiranga, São Paulo (SP).
Valor único: R$ 50,00
Inscrições: (11) 6163-5381 ou (11) 6915-7351 a partir das 11h00
Confira abaixo a programação:
Dia 20 (sábado)
10h00 – Nelson Granado (SP) é graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), foi professor de física, matemática, química e biologia. É diretor do Grupo Phisiom de estudos e pesquisas científico-espiritualistas, conferencista, autor dos livros “Dimensionalis” e do recém lançado “Omniversalis”, além de consultor da Revista UFO.
Tema – Da Matéria Primordial ao Infinito.
11h00 – Jan Val Ellam (RN) é empresário, escritor, conferencista e autor de dezenas de livros voltados à temática espiritualista, além de editor da Revista Consciência. Jan Val Ellam é o pseudônimo de Rogério de Almeida Freitas, uma das mais novas lideranças do espiritismo.
Tema – O Testamento de Jesus.
12h30 – Intervalo para o almoço
14h00 – Rogério Cholla (SP) é formado em ciências da computação e eletrônica, tornou-se autodidata em física, é pesquisador do Fenômeno UFO no contexto social e científico, tendo especial interesse nos casos onde são registradas radarizações, filmagens, efeitos óticos e eletromagnéticos, além de consultor da Revista UFO.
Tema – Ufologia: Ciência, Pseudociência ou Protociência?
15h30 – Fernando Ramalho (DF) é geógrafo formado pela Universidade de Brasília (UNB), com especialização em Geo-processamento cartográfico. Foi professor de geografia em instituições públicas e privadas, além de funcionário público federal. Atualmente trabalha no Congresso Nacional, é membro da CBU e consultor da Revista UFO.
Tema – Aspectos Legais da Campanha “UFOs: Liberdade de Informação Já”.
16h30 – Intervalo
17h00 – Claudeir Covo (SP) é engenheiro elétrico, diretor do Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA), considerado um dos maiores especialistas brasileiros em análise de fotos e filmes de UFOs, além de co-editor da Revista UFO e membro da CBU.
Tema – Acobertamento Militar.
18h00 – Rosana Beni (SP) é âncora do programa de TV “Dimensões” e apresentadora do programa de rádio “Espiritualidade, a Âncora do Sucesso”, além de escritora e autora do livro “O Resgate do Bem”.
Tema – Minhas Experiências de Contatos Extraterrestres.
18h40 – Encerramento
Dia 21 (Domingo)
10h00 – Marco Antonio Petit (RJ) é diretor da Associação Fluminense de Estudos Ufológicos (AFEU), co-editor da Revista UFO, membro da CBU e autor de inúmeros livros, além de editor do Jornal Vimana.
Tema – OVNIs na Serra da Beleza – “Uma Jornada Pessoal em Busca do Contato”.
11h30 – Rafael Cury (PR) é diretor do Núcleo de Pesquisa Ufológica (NPU), consultor da Revista UFO, membro da CBU, responsável por mais de 1200 conferências, artigos e eventos sobre Ufologia. Recentemente recebeu o prêmio “Cidade de Curitiba” oferecido pela Câmara Municipal de Vereadores, em razão de seu trabalho no campo da divulgação e pesquisa das paraciências.
Temas – Seitas Ufológicas e O Perfil de um Fenômeno
12h30 – Intervalo para o Almoço
14h00 – Ademar J. Gevaerd (MS) é editor da Revista UFO e considerado como um dos mais importantes pesquisadores do Fenômeno UFO do Brasil e do mundo. Já participou de eventos e pesquisas representando o Brasil em mais de 30 países e, atualmente, está em fase de conclusão de seu livro sobre UFOs na Amazônia.
Tema – A Repercussão da abertura militar brasileira no país e no exterior e os
próximos passos a serem dados.
15h00 – Gener Silva (PR) é advogado, bacharel pela Faculdade de Direito de Araçatuba, licenciado em pedagogia pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa, presidente do Sindicato do Comércio de Araçatuba e coordenador da série de eventos “Cosmos”, além de consultor da Revista UFO.
Tema – Evidências do Fenômeno UFO na Pré-História e na Renascença.
16h30 – Intervalo
17h00 – Wagner Borges (SP) é sensitivo e projetor extra-físico, autor de inúmeros livros, entre eles a série “Viagem Espiritual”, colunista e colaborador das Revistas Sexto Sentido e Espiritismo & Ciência, radialista e conferencista, além de diretor do Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas (IPPB).
Tema – Manifestações Ufológicas em Projeções Astrais.
18h30 – Encerramento