Vários moradores de Alta, na Noruega, notaram um UFO que apareceu no céu na quinta-feira, 10 de fevereiro, à tarde. As Forças Armadas rejeitaram que se trata de atividade militar.
Na quinta-feira, 10 de fevereiro, em torno de 14h25 (horario local), uma bola de fogo apareceu no céu em Alta e varreu através da atmosfera sobre a cidade a uma velocidade de cerca de 5 a 10Km/s. Várias testemunhas capturaram o incidente em vídeo. A imprensa norueguesa reportou sobre o evento, o que obrigou vários cientistas e oficiais militares a responderem às perguntas de jornalistas. O objeto não identificado foi gravado por, pelo menos, três câmeras: Em um dos vídeos é notavelmente claro que não é nem um meteoro, nem um satélite, nem mesmo algum tipo de foguete. Trata-se de três peças rigidamente interligadas.
Alguns avistamentos de UFOs geram hipóteses de que possam ser o suposto projeto secreto TR-3B. Os relatos são bastante controversos e céticos podem sempre encontrar falhas, ou imagens em baixa resolução ou outras deficiências tais como a ausência de vídeos adicionais de outras câmeras. Mas aqui, o caso do voo deste UFO é evidente. Resta apenas descobrir quem está por trás disso – homens verdes ou homens de verde, ou seja, os militares.
O porta-voz de imprensa, Preben Aursand, na sede operacional das Forças Armadas (FOH) escreveu em um e-mail a um jornal que eles não estão cientes do fenômeno, e que não há nenhuma conversa sobre atividade militar. Elisabeth Eikeland, major e porta-voz do Alto Comando das Forças Armadas em Bodo, disse para o Ifinnmark. “Não temos coisas iluminadas de verde, silenciosas, voando com caudas. Por isso, não somos nós desta vez.”
Assista acima às filmagens do objeto cruzando os céus da Noruega.
Fonte: UFOvni2012
Kjell Boen, chefe do departamento de ciência e tecnologia em Andoya Space, não sabe o que pode ser o objeto, mas acha que pode ser um meteoro ou lixo espacial feito pelo homem. Ele disse ao Altaposten: “Não temos nenhuma atividade que indica lançamento de foguetes ou qualquer outra coisa a partir daqui.” Steinar Midtskogen, gerente de câmera para a Rede de Meteoros Norueguesa, informou o Altaposten em torno das 16h30 que eles capturaram nada nas imagens, mas que eles estão investigando o assunto.
Ele disse; “Ele deve ter vindo em um ângulo tão raso que é concebível que ele tenha ido para o espaço novamente. Temos recebido várias descrições de testemunhas oculares de Alta e Lakselv.” Cerca de 40 pequenos satélites lançados pela SpaceX na semana passada foram nocauteados por uma tempestade solar na noite de quarta-feira, 09 de fevereiro, e queimaram na atmosfera. Pal Brekke, do Centro Espacial Norueguês, disse: “É improvável que tenha sido um dos satélites da SpaceX. A estação espacial também não vai tão longe ao norte, e, portanto, é pouco provável que tenha sido isso que foi observado.”