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Documentos revelam jornalista que investigou UFOs após o avistamento histórico de Kenneth Arnold

O site The Debrief se aprofundou nos registros do Arquivo Nacional da Força Aérea, concentrando-se na compilação do Projeto Blue Book de documentos específicos para o avistamento de Kenneth Arnold. Outras reportagens da mídia contemporânea do período também foram examinadas. Entre detalhes como o ceticismo militar, foram encontradas informações sobre a investigação por parte do jornalista David N. Johnson.

Ultima atualização: 4 de abril de 2022 06:26
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Equipe UFO
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Ilustração do histórico encontro de Kenneth Arnold com a frota de UFOs sobre a montanha Rainier.
Créditos: GettyImages

O site The Debrief se aprofundou nos registros do Arquivo Nacional da Força Aérea, concentrando-se na compilação do Projeto Blue Book de documentos específicos para o avistamento de Kenneth Arnold. Outras reportagens da mídia contemporânea do período também foram examinadas. Entre detalhes como o ceticismo militar, foram encontradas informações sobre a investigação por parte do jornalista David N. Johnson.

Enquanto o governo estava tendo um grande, embora cético, interesse no avistamento de Kenneth Arnold em junho de 1947, a mídia ficou ainda mais intrigada. Na cidade natal de Arnold, Boise, Idaho, o editor de aviação do Idaho Statesman, David N. Johnson, foi encarregado de rastrear o que quer que Arnold tivesse visto e relatar sobre isso. Johnson era ele próprio um piloto e um associado de Arnold. Ele também foi membro do 190º Esquadrão de Caça da Guarda Aérea Nacional, com base em Gowan Field, perto do local do avistamento de Arnold. De acordo com uma declaração juramentada que ele deu ao governo, ele foi enviado para “(…) realizar uma busca aérea nos estados do noroeste, em um esforço para ver e fotografar um disco voador.” Ele foi instruído ainda a continuar esse esforço “(…) pelo tempo que achar razoável ou até ver um disco voador.”

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Aproveitando a oportunidade de sua vida, Johnson pegou um pequeno avião pertencente ao jornal com Kenneth Arnold como passageiro e voou para investigar a área em 07 de julho de 1947. O voo não conseguiu produzir nenhum avistamento de naves incomuns. No dia seguinte, 08 de julho, Johnson, sendo um membro do 190º Esquadrão de Caça da Guarda Aérea Nacional de Idaho, preparou um avião de combate AT-6 em Gowan Field para continuar a busca. Durante um voo cobrindo território em três estados, ele ainda relatou não ter visto nada incomum. Mas em 09 de julho, o terceiro dia da busca, Johnson relatou uma experiência notavelmente semelhante à de Kenneth Arnold.

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Enquanto voava de volta para Gowan Field a uma altitude de 14.000 pés, Johnson viu à sua esquerda um objeto que ele descreveu como sendo “preto e redondo.” A princípio, ele pensou que poderia ser um balão meteorológico, então ele ligou para a Autoridade Aeronáutica Civil (CAA) em Boise para perguntar sobre a possibilidade, mas foi informado de que nenhum balão havia sido lançado desde o início da manhã. Nesse ponto, Johnson puxou a tampa do cockpit para uma visão mais clara e tirou a câmera de vídeo de 8mm que havia trazido com ele. Ele apontou para o objeto e gravou aproximadamente 10 segundos de filme. Ao baixar a câmera, ele relatou que o objeto “(…) rolou para que sua borda fosse apresentada a mim.” Em vez de parecer redondo, o objeto parecia ser “(…) uma fina linha preta.” Isso sugeria que o objeto era plano e não redondo. Ele então executou uma série de manobras erráticas antes que o piloto o perdesse de vista. Ele transmitiu suas observações por rádio para a CAA e pousou para reabastecer seu avião. Um segundo voo naquele dia não produziu resultados.

David Johnson mais tarde relataria falar com três membros da Guarda Aérea Nacional em Gowen Field, que lhe disseram ter visto um “objeto preto” no fundo da formação de nuvens onde ele observou o UFO, descrevendo os mesmos movimentos erráticos que ele observou. Ele também foi informado de que civis do lado da United Airlines fizeram relatos semelhantes, embora ele não tenha tido a oportunidade de falar com eles. Ele rapidamente trabalhou para enviar sua cobertura para o jornal e seu relatório inicial apareceu na edição de 10 de julho de 1947 do Idaho Statesman sob o título “Jornalista Piloto Finalmente Avista Disco Veloz Preto Sobre Boise.”

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Manchete do jornal com a notícia inicial de Johnson sobre seu avistamento.
Fonte: Newspapers.com

O artigo criou um rebuliço considerável localmente, mas uma questão óbvia permaneceu. O que aconteceu com a filmagem que Johnson gravou do disco? O jornal não perdeu tempo e não poupou despesas. Eles enviaram o filme por correio aéreo para uma instalação da Eastman Laboratories em São Francisco para processamento imediato. O resultado decepcionante foi que o minúsculo filme de 8 mm não conseguiu capturar nada além de talvez um ponto fraco no céu. No dia seguinte, em 11 de julho, o Statesman publicou um artigo de acompanhamento sob a assinatura de Johnson intitulado “Jornalista Piloto Descobre que Falhou em Registrar Disco em Filme.”

Johnson expressou sua frustração por sua câmera não ter conseguido capturar uma imagem tão clara quanto a sua descrição, pois queria fornecer aos leitores do jornal evidências conclusivas dos objetos voadores incomuns. Em seu depoimento juramentado aos investigadores do governo, Johnson descreveu as dores que passou ao tentar pensar em alguma outra explicação mais terrestre. Mas ele continuou dizendo: “Eu não posso me levar ao ponto de pensar que não vi nada. A impressão no momento era muito vívida, muito realista, e eu sabia, quando o vi rolar lentamente, que não era vítima de ilusão.”

A questão dos relatórios de David N. Johnson é mais complicada. Os céticos podem argumentar que Johnson era um jornalista em uma época em que as manchetes chamativas eram uma mercadoria avidamente procurada e ele poderia simplesmente ter querido aumentar as vendas. O filme que ele capturou do suposto disco voador não produziu resultados concretos. Os nomes das outras testemunhas com quem ele falou não aparecem nos registros, incluindo o funcionário da CAA de Boise conhecido apenas como “comunicador Albertson.” Nenhum registro ou transcrição do tráfego de rádio de Johnson foi encontrada até hoje. A esse respeito, a experiência de Johnson poderia ser descrita com justiça como um relato de uma única testemunha sem dados firmes de apoio.

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Mas, ao mesmo tempo, Johnson era um veterano e piloto de combate com mais de 2.800 horas de voo registrado. Ele era um jornalista respeitado e editor de uma das maiores publicações da região. Arriscaria seu bom nome e carreira, declarando-se em depoimento juramentado ao governo, para criar algum tipo de história fantasiosa simplesmente para vender mais algumas edições? Sem mais evidências documentadas em qualquer direção, a conclusão fica a critério de cada um, como sempre. Mas este pedaço de história raramente examinada adiciona mais algumas páginas às lendas e tradições dos primeiros dias da ufologia moderna.

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