Este caso aconteceu no Alentejo, região Sul de Portugal, há muitos anos e se remota nos contos dos populares da região. É considerado algo insólito. O fato aconteceu num verão quente nas zonas de Mimosa e Alvalade do Sado. Neste local se encontrava um pastor que estaria indignado com o desaparecimento de algumas ovelhas, principalmente durante a noite.
Julgando se tratar de uma raposa que estaria a mutilar seu rebanho, numa noite, após seu jantar, o pastor resolveu fazer uma vigília para matar o possível animal.Então, ele pega uma arma e sua motoreta (moto 49 cc) e se desloca até uma taberna, próxima de sua casa, para beber um cafezinho, antes de tomar a viagem. O rebanho ficava durante a noite no meio do mato, dentro de uma cerca com proteção de rede.
No centro havia uma árvore típica na região, Chaparro, que produzia sombra e protegia as ovelhas do Sol. Durante a viagem, o pastor começou a se sentir estranho, como se alguma coisa o incomodasse, mas não sabia o que era. Pouco depois, um senhor vai à casa do pastor para falar com ele, mas é informado que o mesmo pretendia vigiar seu rebanho na esperança de abater a raposa, ou o animal causador da morte de algumas de suas ovelhas.
Luz sob a árvore – Quando o pastor chegou próximo ao seu rebanho reparou que as ovelhas estavam estranhas e muito agitadas. Então ele se colocou na posição de ataque, esperando alguma reação do que quer que fosse aquilo que as deixava estranhas. Estava pronto para atirar a qualquer momento. Foi quando ele viu uma forte luz sob a copa da árvore, como o dia. Era enorme e formava um grande círculo no chão.
As ovelhas e o pastor entraram em pânico. A luz parecia cegar a vista de qualquer pessoa. Ele até tentou olhar por entre as folhas para ver do que se tratava, mas, de repente, numa velocidade vertiginosa e sem ruído algum o tal objeto desapareceu no céu. O pastor com medo, nem teve tempo de pensar em usar sua arma. Apenas se limitou a olhar petrificado e aterrorizado para aquele caso insólito, que ia além de sua compreensão.
Então, assustado, ele pegou sua moto e voltou para a aldeia. Atravessou a estrada em grande velocidade, chamando atenção até mesmo de outro motorista que vinha num sentido contrário e que também o estava procurando. Desprezo das pessoasAo chegar na taberna contou o que havia presenciado. Tinha certeza de que aquilo realmente era um UFO. Mas ninguém acreditou no que havia dito. Muitos afirmaram que tais objetos voadores não existiam e ele, com certeza, devia ter imaginado tudo aquilo que havia contado.
Ninguém acreditou em sua versão. Pouco tempo depois entra na taberna o senhor que tinha saído em busca do pastor e pergunta em voz alta: “Que coisa era aquela que subiu para o céu com uma velocidade enorme? O senhor passou por mim nem parou! Fiz diversos sinais de luz em vão”. O pastor apenas respondeu que só queria sair dali e que não sabia o que seria aquela coisa. Enquanto isso, os presentes na taberna riam e debochavam: “Foi um UFO mesmo!”
“Vocês estão ficando todos malucos, isso sim”, alegaram. Entretanto, a realidade seria bem diferente! As ovelhas continuavam sendo mutiladas. Não se sabe se isso seria obra do UFO ou de algum animal selvagem. Essa dúvida ainda povoa a mente de muitos. O pastor acabou por cair no ridículo pelas pessoas de sua aldeia, que não entendiam o que eram os UFOs, e na ignorância dos investigadores do tema.
Esse foi um caso famoso, mas que não teve investigação adequada. Desde então, nunca mais desapareceram ovelhas de seu rebanho. Esse fato foi divulgado por um aldeão que se encontrava nessa mesma noite na taberna.