Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Vendo coisas: o que nós e a inteligência artificial temos em comum
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Vendo coisas: o que nós e a inteligência artificial temos em comum
notícias

Vendo coisas: o que nós e a inteligência artificial temos em comum

Todos nós já ouvimos a célebre frase “você está vendo coisas”, quando encontramos algum padrão ou apontamos para algo que supostamente não deveria estar lá. Agora, cientistas descobriram que a Inteligência Artificial (IA) também “vê coisas”

Ultima atualização: 29 de janeiro de 2020 18:50
Por
Laura Maria Elias
Envie!
Envie!

bab831d457c202e4b366cd22ef084acf1580341344

Planeta Ceres
Créditos: Nasa

Todos nós já ouvimos a célebre frase “você está vendo coisas”, quando encontramos algum padrão ou apontamos para algo que supostamente não deveria estar lá. Agora, cientistas descobriram que a Inteligência Artificial (IA) também “vê coisas”: uma rede neural artificial identificou uma estrutura quadrada inserida dentro de outra, triangular, na cratera Occator, no planeta anão Ceres

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Maior objeto no cinturão de asteroides principal, Ceres ficou famoso há alguns anos, quando a sonda Dawn revelou que ele possui misteriosos pontos brancos na superfície. Esses detalhes foram ficando cada vez mais claros, conforme a sonda da NASA se aproximava, e levaram a todo tipo de especulação. A posição científica “oficial”, hoje, é a de que esses pontos brilhantes se originaram em emissões vulcânicas de gelo e sal.

 

Formas estranhas em Ceres

 7eea447030ffee51bae8bcaf0666a451

Mas um desses pontos, chamado Vinalia Faculae, tem formas geométricas pouco observadas em ambientes naturais e essa peculiaridade inspirou o professor Gabriel De la Torre, da Universidade de Cádiz, na Espanha, a propor um experimento curioso: comparar como os seres humanos e as máquinas reconhecem padrões em imagens planetárias.

A proposta tem sentido, uma vez que os programas de inteligência artificial estão, cada vez mais, sendo usados para analisar imagens feitas por satélites e sondas espaciais, e a busca por sinais de civilizações extraterrestres é uma dessas aplicações. O objetivo final era analisar se a inteligência artificial pode realmente ajudar a descobrir assinaturas tecnológicas de possíveis civilizações alienígenas, sem a conhecida tendência humana de ver padrões onde eles não existem, chamada de apofenia – e, em seu caso mais particular, pareidolia.

Assunto relacionado:  Sinais misteriosos no espaço são detectados em tempo real por nova AI

 

Vendo coisas

 d2e16a5d57dabd4703b145bd5141c3f4

O pesquisador reuniu 163 voluntários sem conhecimento em astronomia para que cada um dissesse o que via nas imagens da cratera Occator, de Ceres. E ele fez a mesma análise usando um sistema de visão artificial baseado em redes neurais convolucionais, previamente treinado com milhares de imagens de formas geométricas, como quadrados e triângulos.

“Tanto as pessoas quanto a inteligência artificial detectaram uma estrutura quadrada nas imagens, mas a IA também identificou um triângulo. E quando a opção triangular foi mostrada aos seres humanos, a porcentagem de pessoas que afirmavam vê-la também aumentou significativamente”, contou o professor Gabriel. Ou seja, foi a inteligência artificial que sugeriu que existe uma estrutura quadrada dentro de um triângulo maior.

 bb0ed7fa4560b90c38ad990f1a09efa5

A IA errou ou realmente há, em Ceres, estruturas artificiais construídas por pessoas de outro planeta? Essa é uma boa pergunta que ninguém sabe responder. Mas, se você quiser saber mais sobre esse assunto, se inscreva para o XXV Congresso Brasileiro de Ufologia, que falará extensivamente sobre vários aspectos levantados nessa matéria. Não perca!

 

As inscrições para o evento já estão abertas no site oficial e custam R$ 120,00 em janeiro, podendo ser pagas em até 12 vezes.

O XXV Congresso Brasileiro de Ufologia ocorrerá entre 27 a 29 de março, no Hotel Bourbon, em Curitiba.

Site oficial: www.ufologiabrasileira.com.br

 

 ATENÇÃO: Já preenchemos mais da metade das vagas. A partir de 01 de fevereiro o preço aumenta e as vagas começam a diminuir rapidamente.

TÓPICO(S):Edição 270
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

b85794e9 f8c9 4003 a380 bc37dc5499b0
Mais de 400.000 civilizações humanoides: o que os avistamentos de OVNIs realmente nos dizem
Notícias
a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up