Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Por que tamanha corrida para chegar a Marte até 2020?
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Por que tamanha corrida para chegar a Marte até 2020?
notícias

Por que tamanha corrida para chegar a Marte até 2020?

A NASA elenca várias razões estratégicas, práticas e científicas para os humanos explorarem Marte. Entre elas, a de que Marte é o lugar mais acessível do nosso Sistema Solar; que é a oportunidade de se responder à origem e à evolução das questões da vida, e mais: a agência sugere ser o possível destino para a sobrevivência da humanidade.

Ultima atualização: 26 de agosto de 2019 13:55
Por
Tainá M. Costa
Envie!
Envie!

52175cd57dee0913666f429673187bd31566828362

Engenheiros testam as câmeras do Rover Mars 2020 em 23 de julho de 2019, JPL, NASA
Créditos: NASA / JPL

Não falta muito para vermos o lançamento de missões rumo ao planeta vermelho. Se tudo der certo, Estados Unidos, Europa, Rússia, China e Emirados Árabes Unidos partem nessa jornada entre julho e agosto de 2020.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

A escolha da data não é por acaso: nesta época, Marte e Terra estarão muito mais próximos, uma bela janela de oportunidade que acontece de dois em dois anos. No ano que vem, a distância do planeta vizinho cai dos 400 milhões de quilômetros de distância registrados quando ele mais se afasta para menos de 100 milhões de quilômetros.

 

Isso quer dizer muito menos tempo para qualquer missão chegar lá –e menos combustível também. A viagem deve durar entre sete e dez meses.

Por que tanta gente quer ir a Marte?

A NASA resume bem os argumentos na apresentação do programa espacial norte-americano:

O planeta vermelho é o lugar mais acessível do Sistema Solar e deve fornecer novas informações sobre a origem e a evolução da vida, podendo, talvez, ser um destino para a sobrevivência da humanidade. A geologia e a atmosfera de Marte são tão complexas como as da Terra, e o clima de Marte mudou ao longo de sua história, o que pode dar informações para que possamos nos preparar para o que vem por aí no nosso planeta. E, claro, porque a exploração espacial é uma questão política e mostra a liderança internacional de certos países na ciência e na economia -lançar bilhões literalmente ao espaço é uma demonstração de força.

São quatro missões previstas para 2020:

EUA – missão Marte 2020

O quê: um robô rover e um drone-helicóptero

Quando: entre 17 de julho de 2020 e 5 de agosto de 2020; previsão de aterrisagem em 18 de fevereiro de 2021

Quanto: US$ 2,46 bilhões

A NASA envia seu quinto robô rover e, pela primeira vez, um drone-helicóptero para a exploração de território marciano. A missão pretende buscar sinais de que o planeta já foi habitável no passado e investigar os vestígios arqueológicos da vida microbiana em Marte. Para isso, o rover terá uma broca que coleta amostras do núcleo de rochas e de partes profundas do solo. Já o drone-helicóptero vai sobrevoar o planeta e tirar fotos aéreas para ajudar em estudos e no reconhecimento do planeta.

Assunto relacionado:  "As pessoas acham que já encontramos ETs. Confiem em mim, eu saberia."

A missão deve trazer mais informações sobre os desafios do planeta para que finalmente seja possível enviar humanos a Marte a NASA tem um ambicioso programa que pretende enviar pessoas para Marte até 2030. O presidente norte-americano Donald Trump parece ansioso por isso, e tem dito que “em breve” os norte-americanos fincarão a bandeira dos Estados Unidos em Marte. Para tornar o sonho de Trump realidade o mais rápido possível, a missão vai experimentar um método para produzir oxigênio a partir da atmosfera marciana e novas técnicas de aterrissagem para futuros astronautas.

Curiosidade: quem quiser participar virtualmente dessa aventura pode enviar seu nome para Marte pela página da NASA. A agência norte-americana cadastrará nomes até o final de setembro. Até o momento, mais de 7 milhões de pessoas já escreveram seus nomes nessa nova jornada espacial.

 

Europa e Rússia – Exomars 2020

O quê: um robô rover europeu e uma plataforma científica russa

Quando: entre 25 de julho de 2020 e 8 de agosto de 2020; pouso previsto para 19 de março de 2021

Quanto: 1,45 bilhões de euros

A agência espacial europeia (ESA) e a agência russa (Roscosmos) lançarão sua próxima missão ao planeta vermelho em conjunto. A ExoMars 2020 pretende levar um robô rover europeu, batizado de Rosalind Franklin, e uma plataforma científica russa sobre o solo de Marte.

O rover deve explorar o planeta e seu subsolo, fazendo extrações de amostras a uma profundidade de 2 metros. O objetivo é retirar material fora do alcance da radiação que bombardeia a superfície de Marte e verificar se há provas de que já houve vida no planeta. As análises serão feitas dentro do laboratório embarcado na missão. Em colaboração com a NASA, a ESA pretende também trazer parte das amostras coletadas para a Terra e assim poder fazer análises mais aprofundadas do material em seus laboratórios terrestres.

Assunto relacionado:  A transcrição da hipnose regressiva em Calvin Parker

Curiosidade: O rover foi batizado em homenagem à fisico-química britânica Rosalind Franklin, pioneira no estudo da biologia molecular, suas pesquisas foram essenciais para a descoberta da estrutura do DNA. Morta em 1958, ela não recebeu o prêmio Nobel por suas contribuições na pesquisa, o prêmio foi dado em 1962 a três homens: James Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins.

0776697c8e475982606c78a61fd0504d

Rosalind Franklin, o robô-rover que a ESA vai enviar para Marte Imagem: ESA.

 

China – HX-1

O quê: orbitador e robô rover

Quando: entre julho e agosto de 2020

Quanto: sem informações

Após enviar uma sonda ao lado oculto da Lua no início de 2019 e fazer plantas brotarem no satélite terrestre, a agência espacial chinesa (CNSA) entra na corrida por Marte enviando-a também uma missão ao planeta no meio de 2020. Para uma primeira missão, o objetivo da agência chinesa é bastante ambicioso. A CNSA pretende entrar na órbita de Marte, dar a volta completa no planeta, aterrissar e explorar Marte com um robô rover
por cerca de três meses, informa a agência oficial de notícias Xinhua.

O objetivo do rover é recolher informações sobre a atmosfera, topografia, formação geológica e leituras magnéticas do planeta vermelho. Como é costumeiro em relação aos projetos do governo chinês, há pouca informação detalhada sobre os avanços da missão ou seus custos. Contudo, se atingirem seu objetivo, o governo do chinês Xi Jinping fará toda a Terra saber de suas novas conquistas.

Curiosidade: No início dos anos 2000, a China começou a desenvolver uma sonda para ser enviada a Marte, a Yinghuo1, em uma parceria com a Rússia. A ideia era que a pequena sonda chinesa fosse levada até o planeta por uma sonda russa, a Phobos-Grunt, mas esta sonda parou de funcionar após seu lançamento em 2011. A sonda chinesa nunca cumpriu seu objetivo e caiu no Oceano Pacífico em janeiro de 2012. Depois desse fracasso, a China decidiu criar um programa espacial completamente autônomo.

Assunto relacionado:  Não é um UFO, é o gigantesco drone de ataque S-70 Okhotnik da Rússia

 48975f84b95d48a9c267f51575322746

Sonda chinesa Chang’e-4 pousou no lado oculto da Lua em janeiro deste ano. Imagem: AFP

 

Emirados Árabes Unidos – Hope

 O quê: um orbitador

Quando: entre julho e agosto de 2020

Quanto: sem informações

A corrida espacial é uma questão de política internacional e, nesse jogo, a missão de conquista de Marte anunciada pelos Emirados Árabes Unidos faz parte de sua recente e ousada estratégia para ampliar a importância internacional do país. Desde seu nascimento, em 2014, a Agência Espacial Emiradense tem como objetivo enviar uma sonda a Marte em 2020. A missão foi anunciada em 2017 pelo xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum como um passo dentro do projeto de estabelecer uma colônia em Marte até 2117. 

O foco é mandar um pequeno orbitador de cerca de 1,5 tonelada para Marte. A sonda deve reunir informações sobre a dinâmica climática do planeta, mapear as diferenças zonas de clima e estudar as trocas de gases da atmosfera marciana com o espaço. O país lançou seu primeiro satélite em 2018 e, segundo o jornal francês Le Monde, se conseguir completar a missão Hope, será o primeiro país árabe a enviar uma sonda à órbita de Marte.

Curiosidade: Por que se lançar em uma missão tão complicada para quem acaba de começar? A resposta está na data de chegada da sonda, 2021, o ano que o rico país do Golfo Pérsico celebra seu 50° aniversário.

The “Mars 2117” project will develop an Emirati and international team of scientists to push the human exploration of Mars in years to come. pic.twitter.com/5ujxvyC8As

— HH Sheikh Mohammed (@HHShkMohd) 14 de fevereiro de 2017

 

Fonte: NASA, UOL

  

Saiba tudo sobre o UFO SUMMIT 2019 em www.ufosummit.com.br

O maior evento do ano da Ufologia Brasileira. Garanta a sua vaga!

 abcc4338929ab62950eba003e65634ae

TÓPICO(S):Edição 271
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

889c94a0 515f 4eea 8071 7fce1a9264dd
Deputado Burlison sobre segredos de OVNIs: “Temos algo grandioso guardado a sete chaves”
Notícias
IMG 20250630 WA0001
Trump foi informado sobre alienígenas “nórdicos” e híbridos humanos-extraterrestres, revela congressista
Notícias
b85794e9 f8c9 4003 a380 bc37dc5499b0
Mais de 400.000 civilizações humanoides: o que os avistamentos de OVNIs realmente nos dizem
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up