Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Uma nova corrida espacial para a Lua?
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Uma nova corrida espacial para a Lua?
notícias

Uma nova corrida espacial para a Lua?

Meio século após o primeiro pouso lunar, uma nova disputa pelo satélite terrestre parece estar em andamento. Estados Unidos querem novamente sair ganhando. Qual é a ambição dos russos? E qual o papel do resto do mundo?

Ultima atualização: 23 de abril de 2019 01:58
Por
Tainá M. Costa
Envie!
Envie!

1517824d70b175a7e970c08ef87c54831556032428

Teste de foguete da SpaceX
Créditos: SpaceX

Meio século após o primeiro pouso lunar, uma nova disputa pelo satélite terrestre parece estar em andamento. EUA querem novamente sair ganhando. Qual é a ambição dos russos? E qual o papel do resto do mundo?

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

No início deste mês, Israel quase se juntou ao clube não oficial das potências espaciais globais. Mas os israelenses não tiveram o mesmo sucesso que russos, americanos e chineses: o módulo lunar Beresheet não conseguiu pousar, caindo na superfície da Lua devido a falhas no motor. No entanto, o experimento alimentou os boatos de uma “nova corrida espacial para a Lua”.

Os Estados Unidos venceram a primeira corrida, em 1969, quando os astronautas da Apollo 11 caminharam sobre o satélite. Agora eles querem outro pouso na Lua – em dose dupla. No fim de março, o vice-presidente, Mike Pence, instruiu a agência espacial do país, NASA, a colocar os americanos na Lua novamente dentro de cinco anos. Se a agência não conseguir, advertiu Pence, o governo recorrerá às empresas privadas.

 

bcd058a6f359cf0fbd2b4fb2327f6044

Vence quer colocar astronautas na lua dentro de 5 anos. Crédito: E. Vucci

 

O político republicano afirmou que os Estados Unidos vão vencer essa nova corrida lunar, assim como na década de 1960, mas não revelou com quem exatamente o país estaria competindo.

Segundo Ramon Lugo, diretor do Instituto Espacial da Flórida, na Universidade de Orlando, Pence estaria possivelmente se referindo à rivalidade com a China. Não há dúvida de que Pequim tem um programa lunar, afirma, acrescentando que Washington e Pequim estão competindo em “muitas áreas da tecnologia”.

Em janeiro, a China conseguiu pousar sua primeira sonda espacial no lado escuro da Lua. Lugo, que por muito tempo trabalhou na NASA, considera improvável que a Rússia, apesar de seu papel no envio de astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS), possa, atualmente, se posicionar como um verdadeiro rival dos Estados Unidos no espaço.

Assunto relacionado:  O ano de Órion: Betelgeuse volta a escurecer e as pessoas voltam a pensar em supernova

c785f54a19c02b1915b084cb12e9847d

Após a aposentadoria do programa de ônibus espaciais, a NASA contou com a Rússia para enviar astronautas à ISS

 

Em sua opinião, os americanos competiriam consigo mesmos na “corrida para Lua”, pois se trata antes da concorrência entre a NASA e empresas privadas, como a SpaceX de Elon Musk. Para o diretor do Instituto Espacial da Flórida, o plano de Pence de retornar à Lua até 2024 é otimista demais. Os astronautas poderão voltar à órbita lunar dentro dos próximos cinco anos, mas pousar no satélite terrestre não será possível até por volta de 2030.

A única maneira de acelerar esse cronograma seria a NASA empregar foguetes da SpaceX que foram desenvolvidos para uma missão à Marte, sugere o ex-funcionário da NASA, embora ressalvando que as condições na Lua são muito diferentes das em Marte.

Rússia e UE no páreo?

De acordo com Andrey Ionin, da Academia Russa de Cosmonáutica, não há “corrida pela Lua” e a declaração de Pence foi “motivada internamente” para ganho político. Ele não descarta a possibilidade de um pouso lunar dos Estados Unidos como um “projeto único” nos próximos cinco anos, mas não pode imaginar a Rússia ou a China participando do tipo de “corrida lunar” promovida por Pence.

A Rússia não tem condições financeiras nem tecnológicas de fazê-lo no momento, apesar de seus progressos na pesquisa lunar, afirma Ionin. O experimento de quatro meses da Sirius-19, para simular um voo à Lua, está em andamento em Moscou desde meados de março, com a participação principalmente de cientistas russos. Além disso, a agência espacial do país, Roscosmos, anunciou planos para estabelecer uma colônia lunar até 2040. Uma missão tripulada russa à Lua não deverá acontecer antes da década de 2030.

Assunto relacionado:  Edição 267 - MUNDO UFOLÓGICO

Thomas Jarzombek, parlamentar e coordenador de assuntos aeroespaciais do Ministério de Economia e Energia alemão, descartou o potencial de uma nova “corrida para Lua”. “Não é que os americanos queiram ir sozinhos, haverá, antes, uma cooperação em larga escala semelhante à ISS, algo com o Canadá, a Europa e o Japão. Precisamos de um anúncio dos EUA sobre como proceder daqui”, disse ele.

Pence não mencionou que tipo de cooperação seria. No entanto, a União Europeia está interessada em participar do projeto internacional Gateway, liderado pela NASA, para a construção de uma estação espacial na Lua, atualmente ainda em fase de planejamento. A Rússia também mostrou interesse, mas, em 2018, Dmitri Rogozin, diretor da Roscosmos, afirmou que Moscou não queria fazer “um papel de coadjuvante”.

Após a aposentadoria do programa do ônibus espacial Space Shuttle, os Estados Unidos tiveram que recorrer à nave espacial Soyuz da Rússia para enviar astronautas à ISS. Agora, os americanos estão desenvolvendo uma nova espaçonave tripulada, a Orion, que a NASA usará para uma provável missão lunar. O primeiro voo de teste foi concluído em 2014.

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu para a Orion um módulo de serviço, construído na Alemanha, que fornecerá combustível, água e oxigênio à espaçonave. Para Jarzombek, trata-se de um importante sinal de cooperação com os Estados Unidos. “É um grande sucesso para nós, fornecermos, pela primeira vez, componentes essenciais para os americanos”, afirmou Jarzombek.

Fonte: Deutsche Welle

Conheça o  Curso Portais Dimensionais, Universos Paralelos e Extraterrestres

www.portaisdimensionais.com.br

203e18654bb5e6134bc72678d311751c

Veja Mais:

Documentário ‘Apollo: Missões à Lua’ traz áudio inédito

Pesquisadores conseguem controlar a velocidade da luz enviando-a para trás

Assunto relacionado:  Casos ufológicos dos anos 90 vêm à tona em relatório da Fundação Bigelow

UFOs podem ser máquinas do tempo vindas do futuro?

Agora você vai entender a Física Quântica e sua relação com os UFOs

O futuro da humanidade por Michio Kaku

Veja a primeira imagem real de um buraco negro na história

Há 40 anos em busca da resposta: existem seres extraterrestres?

TÓPICO(S):Edição 267
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

AA1HSNoQ
NOVA AMEAÇA OU PRIMEIRO CONTATO EXTRATERRESTRE?
Notícias notícias
124ac3e4 1009 4f07 8f27 9cdfb81916d3
Cientistas buscam respostas em estudo sobre OVNIs na Ilha Catalina
Notícias
72dcd24c 21d9 4e03 9715 10b202895c75
Base Subterrânea Alienígena nos EUA: Mistério Persistente Após 50 Anos
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up