A NASA divulgou um vídeo oficialmente marcando suas intenções de levar os astronautas de volta à Lua e viajar para além, enviando as primeiras missões tripuladas a Marte. Os americanos não puseram os pés na superfície rochosa da Lua desde a missão Apollo 17, em 1972. Faz quase meio século, enquanto nossa compreensão do sistema solar cresce a passos largos todos os dias. Vai ser bom estar de volta.
As engrenagens para uma nova missão lunar têm mudado desde que o presidente Trump assinou a Diretiva de Políticas Espaciais, quase um ano atrás. Essa diretiva incumbiu a NASA de liderar um programa inovador e sustentável de exploração com parceiros comerciais e internacionais, para possibilitar a expansão humana em todo o sistema solar e para trazer de volta à Terra novos conhecimentos e oportunidades. O presidente norte-americano seguiu isso revelando seus planos para uma nova divisão das forças armadas do país, uma “Força Espacial” que protegeria os ativos americanos além da atmosfera. Parece que a corrida espacial está de volta.
Em setembro, a NASA divulgou seu plano de cinco etapas para retornar à Lua, que promete pousos humanos no final dos anos 2020. Exploração da Lua também informará nossos empreendimentos a Marte; A NASA planeja enviar missões tripuladas para lá nos anos 2030. Isso tudo nos leva ao novo vídeo da NASA, que torna a missão acessível para os americanos enquanto lança frases inspiradoras como “espírito pioneiro” e “espírito humano” e “marinheiros de estrela”. Narrado pelo ator Mike Rowe de Dirty Jobs, é bastante empolgante.
Veja o vídeo aqui (acione a legenda em português):
(Fonte)
.
Veja mais:
Airbus passou a 300 m de UFO quando aterrissava em Birmingham
A vida na Estação Espacial Internacional completa 20 anos
Earthrise: a fotografia que mudou a forma como víamos o mundo
Descoberto exoplaneta parecido com a Terra a 6 anos-luz de distância
NASA se prepara para transmitir seu primeiro pouso em Marte em seis anos
Above Majestic: documentário revela programa espacial secreto