Hoje, 24 de junho, foi escolhido como o Dia Mundial da Ufologia por ser considerada a data a partir da qual, em 1947, começou a ser popularizado o interesse mundial pelo Fenômeno UFO. A atenção do grande público foi despertada pelo piloto civil norte-americano Kenneth Arnold, que relatou seu avistamento de um esquadrão de objetos voadores não identificados voando a grande velocidade sobre o Monte Ranier, em Seattle, estado de Washington. A imprensa batizou os objetos com a expressão “disco voador”, que é uma adaptação para o português do termo Flying Saucer, pela maneira com que Arnold teria descrito sua forma arredondada e seu deslocamento. O relato do piloto foi duramente contestado nos meios céticos.
Hoje, numa releitura histórica do episódio, muitos especialistas em Ufologia já não descartam a possibilidade de que Arnold tenha mesmo tido um encontro imediato com um esquadrão de aeronaves super secretas dos Estados Unidos. Mas o fato é que desde então o mundo passou conhecer um volume de relatos e registros estranhos que jamais os armamentos secretos ou fenômenos naturais seriam suficientes para explicar. Atualmente, a Ufologia é um dos assuntos mais pesquisados e estudados. Apenas com uma pesquisa básica na internet é possível encontrar cerca de 186.000 sites que tratam sobre o assunto, além dos mais diversos livros.
Só a Revista UFO oferece a comunidade ufológica e interessados no tema mais de 40 títulos, além de nove DVDs exclusivos. Veja na Biblioteca UFO e Videoteca UFO. Somente agora, após tantos anos de análise e dedicação os ufólogos podem desfrutar de um momento de grande reconhecimento do seu trabalho. Com a campanha UFOs: Liberdade de Informação Já, liderada pela Revista UFO e o Centro Brasileiro de Pesquisa de Discos Voadores (CBPDV), recentemente, a Força Aérea Brasileira (FAB) reconheceu o trabalho desenvolvido por esses pesquisadores do Fenômeno UFO e apresentou alguns dados que comprovam a presença de objetos voadores não identificados sobrevoando o céu das cidades brasileiras.