No final dos anos 90, além das notícias que surgiam quanto à investigação do Caso Varginha e os pioneiros esforços de abertura ufológica, como a histórica entrevista de Uyrangê Hollanda, o comandante da Operação Prato, um programa de televisão era assunto obrigatório em qualquer evento ou reunião nesse período efervescente da Ufologia Brasileira. Maior audiência da rede de televisão que a exibia na época, a série em suas nove temporadas explorou inúmeras facetas do enigma ufológico.
Ao lado de episódios apelidados de “monstros da semana”, onde os agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), enfrentavam seres estranhos e outros temas, havia aqueles dedicados exclusivamente à conspiração governamental para acobertar a existência de vida extraterrestre. Abduções, quedas de UFOs, contatos diretos, experiências, engenharia reversa, fotos e fraudes, colonização alienígena, entre outros assuntos, renderam a Arquivo-X diversos prêmios e uma popularidade sem igual, abrindo caminho para inúmeras outras séries abordando temas similares.
Em meados deste ano, quando foi oficializado o retorno da série para seis episódios inéditos, o imenso fandom da série passou a buscar e compartilhar notícias fervorosamente. A nova minissérie está sendo gravada em Vancouver, palco das cinco primeiras temporadas de Arquivo-X, consideradas as melhores de sua história. Os protagonistas Anderson e Duchovny estão de volta, ao lado de Mitch Pillegi (que vive o diretor-assistente Walter Skinner), Robert Patrick (agente John Doggett), Annabeth Gish (agente Monica Reyes), Jeff Gulka (Gibson Praise, que na época da sexta temporada era um garoto prodígio com genes alienígenas), além do grande vilão da série, o Canceroso, vivido por William B. Davis.
NOVO TRAILER EVIDENCIA A CONSPIRAÇÃO E A LIGAÇÃO EXTRATERRESTRE
No novo trailer liberado pela Fox, aliás, a mão do vilão Canceroso aparece, segurando seu inconfundível cigarro da marca Morley. Além disso o vídeo tem início falando de um ataque contra os Estados Unidos, justificando a intervenção militar, e mostra ainda uma extranha injeção e o que parece ser o nascimento de um híbrido humano-alienígena, o reencontro de Mulder e Scully, e a narração de Mulder dizendo que a vigilância permanente em prol da segurança só tornou todos mais vulneráveis à espionagem do governo. Um drone aparece também, evidenciando o sentimento de que ninguém está seguro, além de imagens do que parece ser o cenário da queda de um UFO. Uma exibição do primeiro episódio está marcada para o evento Comic-con de Nova York, e a estréia oficial acontece em janeiro de 2016.
Visite o site oficial de Arquivo-X
Confira o novo trailer da série
Leia uma matéria sobre o início das filmagens em Vancouver
Arquivo-X explorou o fenômeno ufológico como nenhuma outra produção já fez
Consultor de UFO publica histórias sobre ficção científica e Ufologia
Ilha de Colares em novo documentário ufológico
A Ficção Científica Brasileira e a Ufologia
Cenário com queda de UFO nas filmagens de Arquivo-X
Saiba mais:
Livro: MIB: Os Verdadeiros Homens de Preto
Desde o início da Era Moderna dos Discos Voadores, em 1947, já se sabe que estes são veículos altamente tecnológicos provenientes de civilizações mais avançadas do que a nossa. Dentro do complexo militar dos Estados Unidos, a nação com o maior orçamento bélico do mundo, esse assunto sempre foi tratado como acima de ultrassecreto, a ponto de nem mesmo presidentes americanos terem acesso a informações detalhadas sobre os UFOs. Mas o que realmente eles sabem?