O grupo canadense Ufology Research, baseado em Winnipeg, compilou cerca de 2.000 casos de avistamentos de UFOs na província canadense e Manitoba. O pesquisador Chris Rutkowski, que estuda o fenômeno há 25 anos, elaborou um relatório anual de avistamentos no Canadá, destacando que arquivos do governo daquele país e dos Estados Unidos mostram o longo histórico de avistamentos na província. O caso mais antigo data de 1792, quando os exploradores David Thompson e Andrew Davy viajavam na região norte de Manitoba, e observaram estranhos meteoros caindo no gelo.
O diário de Thompson descreve como eles ficaram espantados com um meteoro brilhante de formato globular, aparentemente maior que a Lua. O relato escrito afirma que o objeto caiu no gelo, fazendo barulho como massa de geléia, e se dividiu em inúmeras partes luminosas. No dia seguinte eles voltaram ao local, mas não encontraram qualquer sinal do evento. Rutkowski afirma que diversos avistamentos foram descritos por policiais, pilotos e pessoas comuns, e os relatos falam de luzes incomuns no céu, discos voadores, e até mesmo alienígenas com roupas prateadas.
O relatório de 2014 do grupo Ufology Research aponta mais de 1.000 casos ocorridos no Canadá, e os avistamentos nos últimos tempos em Manitoba têm ocorrido principalmente nos meses de verão, entre as 22 horas e a meia noite. Entre os casos de destaque se encontram os ocorridos em 1975 com o casal Bob e Elaie Diemert. Em Carman eles possuíam uma fazenda, e quando saíram para seu campo de pouso privado, em 10 de abril, observaram uma luz vermelha que passou sobre eles. Os avistamentos de objetos com formato de disco prosseguiram, e em 07 de maio daquele ano começaram avistamentos noturnos, que duraram meses. O casal até promovia festas para que os amigos pudessem também observar os UFOs.
IMPORTANTES CASOS OCORRERAM EM MANITOBA
Em 25 de fevereiro de 2012 duas testemunhas em Winnipeg observaram um objeto em forma de disco com luzes vermelhas, que subitamente mudou seu rumo e passou sobre seu veículo. O UFO desapareceu diante deles quando estava a pouca distância. O caso mais famoso ocorrido em Manitoba foi o de Stephen Michalak, que em 20 de maio de 1967, próximo ao Lago Falcon, ficou diante de um disco voador pousado. Aproximando-se do objeto, ele foi subitamente atingido por uma lufada de gás quente, saído de uma abertura no formato de grade e que deixou marcas em sua pele. Michalak experimentou uma série de consequências, incluindo perda de peso, doenças de pele e outras. Radiação acima dos níveis normais foi captada mais tarde no local, durante as investigações sobre o incidente, considerado um dos mais sérios da Ufologia Mundial.
Avistamento de UFO sobre estádio em 1982 é tema de documentário
Pilotos de aeronaves reportam UFOs na Austrália
Astronauta comenta avistamento de UFOs em 2005
Senador norte-americano observou UFOs na Rússia em 1955
Varginha teve avistamento de UFO em 1970
Dan Aykroyd fala sobre UFOs e acobertamento em entrevista
Saiba mais:
Livro: Terra Vigiada
DVD: UFOs nos Arquivos Secretos
Desinformação, ocultação de fatos, manipulação de informações, ridicularização de testemunhas e pesquisadores. Estes são apenas alguns dos métodos, revelados neste documentário. Produzido sob encomenda do History Channel e contando com a consultoria da jornalista especializada Leslie Kean, uma das mais ativas ufólogas do mundo, o documentário expõe fatos nunca antes mostrados e apresenta entrevistas exclusivas com autoridades, pilotos, astronautas e militares que estiveram frente a frente com UFOs e seres extraterrestres.