Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: A pesquisa ufológica oficial da FAB será debatida em São Paulo
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > A pesquisa ufológica oficial da FAB será debatida em São Paulo
notícias

A pesquisa ufológica oficial da FAB será debatida em São Paulo

No III Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo, em 30 e 31 de agosto, a investigação da Força Aérea Brasileira a respeito de casos ufológicos no interior do estado terá destaque

Ultima atualização: 25 de julho de 2014 18:50
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

441675cc94ab8cf1af437bec6a58a2941527187761

Avistamentos de UFOs e contatos com tripulantes são uma constante em São Paulo e foram investigados pela FAB
Créditos: Rafael Amorim

Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, por todo um final de semana, São Paulo será o centro da Ufologia Brasileira, com a realização do III Encontro de Ufologia Avançada. Organizado pela Revista UFO e Casa do Consolador, dele tomarão parte os melhores pesquisadores do Brasil, analisando os temas mais importantes de nossa Ufologia.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

O coeditor da Revista UFO Francisco Pires de Campos irá apresentar o tema Discos Voadores e Extraterrestres no Interior de São Paulo. A área é uma das de maior incidência em observações ufológicas e concentrou boa parte das pesquisas realizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB). A Arma, entre 1969 e 1972, teve um órgão específico para investigar relatos envolvendo UFOs, o Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani).

Centrado no IV Comando Aéreo Regional, no bairro de Cambuci, em São Paulo (COMAR IV) o Sioani foi iniciativa pessoal do major-brigadeiro José Vaz da Silva, que coordenava as atividades de agentes militares e civis no trabalho de coleta de informações, pesquisa e, por vezes, entrevistas e vigílias. Evidências físicas, tais como amostras de solo, eram analisadas no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), e chegou mesmo a haver troca de informações com outros países, como a França e os Estados Unidos, mesmo que este último, em 1969, tenha extinguido o Projeto Blue Book.

SIOANI PRODUZIU DOCUMENTOS, FOTOS E CROQUIS

O resultado dessa extraordinária história é espantoso: mais de 1.300 páginas de documentos, dezenas de croquis e fotos, além de 137 páginas de dossiês cuidadosamente produzidos, evidenciando o cuidado, a seriedade e o profissionalismo com que os militares faziam seu trabalho. O material chegou finalmente às mãos dos ufólogos no final dos anos 2000 e surpreende por textos como o que segue abaixo:

Assunto relacionado:  Sinais inteligentes no Céu - Parte II

crédito: Arquivo

Um dos croquis produzidos pelos agentes do Sioani

Um dos croquis produzidos pelos agentes do Sioani

“A partir de 1947, em ondas sucessivas, as notícias se projetam nas páginas dos jornais, a povoar a imaginação dos sonhadores, a fortalecer os argumentos filosóficos dos místicos, a aguçar a curiosidade do homem cotidiano, a ferir o ceticismo dos cientistas, a desafiar a inteligência humana para equacionamento de um problema cujos valores parecem extrapolar o quadro dimensional do mundo em que vivemos. É preciso realizar-se uma investigação metódica, científica.”

Este trecho consta do primeiro Boletim do Sioani, de março de 1969, e que pode ser lido clicando neste link. Francisco Pires de Campos, no III Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo, irá tratar de parte dessa história, comentando vários dos casos analisados pelo Sioani, entre os quais o caso João de Freitas em Ilhabela (1956), caso explosão de UFO em Ubatuba (1957), caso Tonídio Pereira em Lins (1968), caso Thiago Machado em Pirassununga (1969) e o caso fazenda Bela Aliança em Pirassununga (1969). Além disso, há os numerosos casos de Cuesta de Botucatu, região endêmica para a qual Campos tem a teoria de que a concentração de energia na área, entre mineral, telúrica e eletromagnética, podem atrair os UFOs.

III Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo
30 e 31 de agosto de 2014, Casa do Consolador

Visite o site oficial do evento e inscreva-se, obtendo também a reserva de um exemplar de Projeto Contato II

Participe da comunidade do III Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo no Facebook

Abduzida contará suas experiências no III Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo

Organograma do Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani)

Assunto relacionado:  Edição 156 - MUNDO UFOLÓGICO

Baixe os documentos do Sioani

Saiba mais:

Livro: UFOs: Arquivo Confidencial

crédito: Revista UFO

UFOs: Arquivo Confidencial

UFOs: Arquivo Confidencial

Saiba o que há por trás da política de acobertamento do Fenômeno UFO mantida por nossas autoridades. UFOs: Arquivo Confidencial – Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. O livro apresenta detalhes até então desconhecidos de como nossos militares conduziram investigações secretas de incidentes com naves alienígenas no país.

DVD: UFOs e ETs na Amazonia

TÓPICO(S):Edição 156
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

WhatsApp Image 2025 10 03 at 09.29.22
Apagão da NASA congela missão-chave para estudar o enigmático objeto interestelar 3I/ATLAS
Notícias
663b12a0 9fbf 420e b077 6bf689307043
Mergulhadores militares encontram local de queda de OVNI e guardam segredo por décadas !
Notícias
drones alemania ft
Alemanha em alerta após drones misteriosos invadirem o espaço aéreo
Notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Notíciasnotícias

Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
3iatlas niquelsinhierro
Notíciasnotícias

Novo estudo reforça hipótese controversa sobre a origem tecnológica do 3I/ATLAS

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
5 minutos de leitura
ChatGPT Image 27 de ago. de 2025 12 43 53
NotíciasColunasnotícias

O Custo da Revelação: Como a Intimidação Mantém Testemunhas de UFOs Silenciosas

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
image 1756022914257
Notíciasnotícias

As 5 afirmações mais incríveis que Bob Lazar fez sobre a tecnologia extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up