Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, por todo um final de semana, São Paulo será o centro da Ufologia Brasileira, com a realização do III Encontro de Ufologia Avançada. Organizado pela Revista UFO e Casa do Consolador, dele tomarão parte os melhores pesquisadores do Brasil, analisando os temas mais importantes de nossa Ufologia.
O coeditor da Revista UFO Francisco Pires de Campos irá apresentar o tema Discos Voadores e Extraterrestres no Interior de São Paulo. A área é uma das de maior incidência em observações ufológicas e concentrou boa parte das pesquisas realizadas pela Força Aérea Brasileira (FAB). A Arma, entre 1969 e 1972, teve um órgão específico para investigar relatos envolvendo UFOs, o Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani).
Centrado no IV Comando Aéreo Regional, no bairro de Cambuci, em São Paulo (COMAR IV) o Sioani foi iniciativa pessoal do major-brigadeiro José Vaz da Silva, que coordenava as atividades de agentes militares e civis no trabalho de coleta de informações, pesquisa e, por vezes, entrevistas e vigílias. Evidências físicas, tais como amostras de solo, eram analisadas no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), e chegou mesmo a haver troca de informações com outros países, como a França e os Estados Unidos, mesmo que este último, em 1969, tenha extinguido o Projeto Blue Book.
SIOANI PRODUZIU DOCUMENTOS, FOTOS E CROQUIS
O resultado dessa extraordinária história é espantoso: mais de 1.300 páginas de documentos, dezenas de croquis e fotos, além de 137 páginas de dossiês cuidadosamente produzidos, evidenciando o cuidado, a seriedade e o profissionalismo com que os militares faziam seu trabalho. O material chegou finalmente às mãos dos ufólogos no final dos anos 2000 e surpreende por textos como o que segue abaixo:
“A partir de 1947, em ondas sucessivas, as notícias se projetam nas páginas dos jornais, a povoar a imaginação dos sonhadores, a fortalecer os argumentos filosóficos dos místicos, a aguçar a curiosidade do homem cotidiano, a ferir o ceticismo dos cientistas, a desafiar a inteligência humana para equacionamento de um problema cujos valores parecem extrapolar o quadro dimensional do mundo em que vivemos. É preciso realizar-se uma investigação metódica, científica.”
Este trecho consta do primeiro Boletim do Sioani, de março de 1969, e que pode ser lido clicando neste link. Francisco Pires de Campos, no III Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo, irá tratar de parte dessa história, comentando vários dos casos analisados pelo Sioani, entre os quais o caso João de Freitas em Ilhabela (1956), caso explosão de UFO em Ubatuba (1957), caso Tonídio Pereira em Lins (1968), caso Thiago Machado em Pirassununga (1969) e o caso fazenda Bela Aliança em Pirassununga (1969). Além disso, há os numerosos casos de Cuesta de Botucatu, região endêmica para a qual Campos tem a teoria de que a concentração de energia na área, entre mineral, telúrica e eletromagnética, podem atrair os UFOs.
III Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo
30 e 31 de agosto de 2014, Casa do Consolador
Participe da comunidade do III Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo no Facebook
Abduzida contará suas experiências no III Encontro de Ufologia Avançada de São Paulo
Organograma do Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (Sioani)
Saiba mais:
Livro: UFOs: Arquivo Confidencial
Saiba o que há por trás da política de acobertamento do Fenômeno UFO mantida por nossas autoridades. UFOs: Arquivo Confidencial – Um Mergulho na Ufologia Militar Brasileira expõe casos ufológicos de gravidade ocorridos no Brasil, que permanecem até hoje sob sigilo. O livro apresenta detalhes até então desconhecidos de como nossos militares conduziram investigações secretas de incidentes com naves alienígenas no país.