Moléculas de açúcar encontradas próximas a estrela similar ao Sol

Renato A. Azevedo
2 minutos de leitura

717eb0aadf5c9bed2899bf36d79178831527510417

Imagem do telescópio WISE com destaque para a estrela onde a molécula de açúcar, bloco de construção da vida, foi encontrada
Créditos: ESO/L. Calçada & NASA/JPL-Caltech/WISE Team

Astrônomos utilizando o radiotelescópio ALMA (Arranjo Milimétrico e Submilimétrico do Atacama) localizaram moléculas de açúcar ao redor da estrela IRAS 16293-2422. Essa estrela tem massa similar a do Sol e localiza-se a 400 anos-luz de distância, na constelação de Ophiuchus.

Essa é uma jovem estrela, e parte de um sistema binário, e o açúcar encontrado é o glicoaldeído. Anteriormente outros pesquisadores já haviam localizado essa substância em nuvens de gás interestelares, mas esta é a primeira vez em que são detectadas em órbita de uma estrela similar ao Sol. A distância em relação a estrela é a mesma daquela de Urano ao Sol.

De acordo com Jes Jorgensen, do Instituto Niels Bohr da Dinamarca e líder da equipe, o glicoaldeído não é muito diferente do açúcar de uso diário, que utilizamos por exemplo no café. As moléculas foram encontradas no disco de gás que cerca IRAS 16293-2422, e sua importância reside no fato de que pode reagir com propenal produzindo ribose, um dos componentes do RNA, ou ácido ribonucléico.

O RNA é similar ao DNA, e muitos na comunidade científica afirmam que seja um precursor deste. Ou seja, o glicoaldeído é um dos precursores da vida, e sua descoberta na nuvem de gás ao redor desse jovem sistema comprova que os blocos de construção da vida podem estar presentes na própria nuvem que, com o passar das eras, formará estrelas e planetas. Jorgensen completa afirmando: “Isso pode indicar algo a respeito de como a vida surge em toda a parte, e as observações feitas com o radiotelescópio ALMA serão vitais para decifrar esse mistério”.

Livro: O Pensamento da Ufologia Brasileira, parte 1

DVD: Destino Terra 2

TÓPICO(S):
Compartilhe