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Artigos

Onde a psicologia converge com a pesquisa dos discos voadores

“Os sinais no céu aparecem para que cada um os veja. Eles advertem a todos sobre a sua alma e totalidade, porque esta deveria ser a resposta que o Ocidente deveria dar ao perigo de massificação”

Ultima atualização: 18 de agosto de 2019 14:26
Por
Gelson Luis Roberto
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São muitas as questões que as experiências anômalas no colocam a respeito da natureza da realidade e da consciência humana,
Créditos: MIND MATTERS

A ideia que somos visitados por outros seres, assim como histórias de máquinas e naves vindas do espaço, estão presentes em toda as civilizações com suas tradições, mitos e religiões. Também são fartamente documentados ilustrações e desenhos que remontam às manifestações rupestres que expressam imagens de objetos voadores e de seres celestiais. Seria esse incrível material apenas resultado do campo fértil e imaginativo do ser humano em sua necessidade de buscar sentido ao que lhe acontece? Ou será isso tudo uma elaboração simbólica e mítica do que foi objetivamente vivido por essas inúmeras civilizações?

Além disso, esses fenômenos permanecem vivos e presentes no transcorrer da história. Nas diversas culturas existentes, encontramos relatos de avistamento de UFOs e abdução por seres extraterrestres. Por muito tempo a psicologia teve uma atitude resistente e muito negativa em relação a esses fenômenos — uma visão psicopatológica foi sempre a primeira opção dentro do campo psicológico e psiquiátrico. Entendido como alucinações dentro de contextos específicos ou como fruto de uma psicose, o assunto sempre ganhou status de algo anormal e, no mínimo, como um comportamento estranho para aqueles que se interessavam pelo assunto.

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Talvez esse cenário ainda persista no âmbito de muitos profissionais e de uma parcela da pesquisa acadêmica. Mas também vemos muitas mudanças ocorrendo atualmente no mundo todo a respeito de como a psicologia está encarando e pesquisando o Fenômeno UFO e as abduções alienígenas. Esses acontecimentos estão catalogados atualmente como parte das experiências e fenômenos anômalos. O que vem a ser então esse termo? Anômalo deriva do grego anomalos, significando irregular, diferente, desigual, em contraste com homalos, que significa o mesmo ou comum. Do ponto de vista da psicologia, define-se uma experiência anômala como uma ocorrência incomum ou que, embora vivenciada por uma quantidade considerável da população, acredita-se que se desviem da experiência comum ou das explicações da realidade que são comumente aceitas.

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Devemos diferenciar anômala de anormal, palavra que denota algum distúrbio. Levantamento de dados de amostras clínicas têm encontrado pouca relação entre as experiências anômalas e doenças mentais. São experiências que mesmo únicas e transitórias têm grande impacto sobre aqueles que vivenciaram, como promovendo mudanças de valores. James McClenon se refere como “eventos maravilhosos”, sugerindo que elas estimulariam o desenvolvimento de ideologias religiosas. Daniel Helminiak chamou de “experiências humanas excepcionais”, pelo potencial transformador na vida das pessoas — Jung chama de “experiência do numinoso”, referindo ao caráter emocional e significativo que transcende ao ego).

São muitas as questões que as experiências anômalas no colocam a respeito da natureza da realidade e da consciência humana, Por exemplo, qual é a relação entre nossa experiência consciente e o que nós chamamos de mundo físico? Como ocorrem as curas? Quais as fronteiras entre o sonho e a vigília? Há provas confiáveis de que os pensamentos afetam o mundo material ou que possam ser transmitidos por meios extrassensoriais? A consciência persiste depois da morte? O que as experiências místicas têm a nos dizer sobre a natureza da realidade?

Apesar do interesse da psicologia pelas experiências anômalas ser antiga — pois sua primeira investigação sistemática ocorreu a partir da fundação da Sociedade de Pesquisas Psíquicas, em Londres, em 1882 —, seu estudo foi aos poucos marginalizado e relegado para uma condição secundária. Psicólogos clínicos e estudiosos da psicologia, como William James, F. W. Myers, o citado Jung e Theodore Flournoy, por exemplo, realizaram pesquisas e estudos diversos sobre as experiências anômalas. Mas a primeira tentativa moderna e sistemática para explicá-la está no livro The Psychology of Anomalous Experience [A Psicologia das Experiências Anômalas. Houghton Mifflin, 1974), lançado pelo psicólogo Graham Read por meio de uma perspectiva cognitivo-comportamental.

Assunto relacionado:  NASA detecta e mede o primeiro choque interplanetário

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TÓPICO(S):Edição 271
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