Um dos cartunistas mais conhecidos e premiados do Brasil, vencedor de 10 Prêmios Ângelo Agostini, no meio ufológico Marcio Baraldi foi o criador do personagem “Ginho, O ET de Varginha” e é responsável pelas tirinhas nas edições da Revista UFO.
Numa entrevista ao portal Bigorna, especializado em quadrinhos, Baraldi conversou com Matheus Moura sobre assuntos diversos, entre eles o recente álbum Vapt e Vupt e falou também um pouco sobre o Fenômeno UFO e suas vivências pessoais com o tema. Reproduzimos abaixo alguns trechos:
De fato a Ufologia é outro assunto recorrente no seu livro. Você já viu um UFO? Uma vez, quando eu era adolescente, estava voltando sozinho do colégio a noite lá em Santo André (SP), quando ouvi uma voz na minha cabeça que me mandou olhar pra trás. Virei na hora e vi uma luz passar rápido no céu. Não era estrela, avião, nada disso. Já era tarde, as ruas vazias e acho que ninguém mais viu. Considero que foi um presente que me deram. Depois disso não lembro se vi mais alguma coisa, mas também nunca saí procurando, olhando pra cima, sacou? Eu colaboro há muitos anos com a Revista UFO, onde faço o personagem “Ginho, o ET de Varginha”, é a revista sobre Ufologia mais antiga e duradoura do planeta, com 28 anos de existência! Pra quem não sabe, o Brasil é vanguarda na Ufologia Mundial! Aliás, o Brasil é vanguarda em um monte de áreas! A equipe da Revista, Marco Petit, Ademar Gevaerd, Claudeir Covo e muitos outros tem zilhões de histórias e avistamentos pra contar.
Fomos nós, da Revista, que forçamos a barra do governo Lula pra abrir os arquivos da Aeronáutica e colocar os documentos secretos a disposição dos ufólogos e da imprensa. Fizemos a campanha UFOS: Liberdade de Informação Já!, fiz trocentos bonecos do Ginho pra essa campanha, eles fizeram muitas reuniões com a Dilma, que na época era Ministra da Casa Civil, responsável por liberar esses documentos junto com a Aeronáutica. Quem quiser saber mais, basta acessar o Portal da Ufologia Brasileira. Os Extraterrestres estão presentes na nossa história desde os primórdios, isso está nas paredes das cavernas, na Bíblia, no relato de milhares de avistamentos, abduções e outros contatos. Temos algum parentesco com eles que ainda não está esclarecido oficialmente para nós. Mas pra mim e pra muita gente está claro que é nesse século que a gente vai fazer um contato oficial com esses nossos “parentes” mais avançados e aí finalmente vão nos responder aquela velha pergunta que nos fazemos a vida inteira: quem somos, de onde viemos e pra onde vamos?.
Leia o conteúdo completo da matéria, clicando aqui.
Mais um
No último dia 05 de fevereieo, Marcio Baraldi esteve no Instituto Cervantes em Sãoo Paulo para receber mais um Prêmio Ângelo Agostini, como melhor cartunista de 2010. Esse ja é o 11º Agostini que conquista em sua carreira.
A Revista UFO prestigiou Baraldi enviando ao evento lotado o consultor e colunista Renato Azevedo, que além de estudioso da Ufologia é grande fã de quadrinhos e ficção científica.