Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Lançado livro sobre geoglifos acreanos
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Lançado livro sobre geoglifos acreanos
notícias

Lançado livro sobre geoglifos acreanos

Publicação contou com parceria do Governo do Estado e alerta para a importância da preservação desses sítios históricos

Ultima atualização: 9 de outubro de 2010 00:10
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

b3aa3bb60a7392aa75f1834fafcc2c8b1527626251

A melhor visualização é sempre do alto, através de sobrevôos com aviões ou helicópteros
Créditos: Mirian Bueno

Uma parceria do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer (SETUL) e da Fundação Elias Mansour (FEM), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), possibilitou a produção do livro Geoglifos – Paisagens da Amazônia Ocidental, cujo lançamento foi realizado na noite da quinta-feira, no Theatro Hélio Melo.

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

A obra traz uma série de imagens que revelam a beleza e os mistérios das gigantescas estruturas feitas no solo acreano há pelo menos mil anos e que receberam o nome de geoglifos. Organizadas por pesquisadores, entre eles Alceu Ranzi e Antônia Damasceno, as fotografias foram tiradas durante os muitos sobrevôos feitos aos quase 300 sítios arqueológicos já descobertos no Acre. São fotografias de Edison Caetano, Diego Gurgel, Sérgio Vale e Maurício de Paiva.

Segundo o geógrafo e paleontólogo Alceu Ranzi, nos últimos cinco anos o conhecimento sobre os geoglifos se aprofundou graças ao entusiasmo da equipe de pesquisadores e ao apoio institucional e financeiro do CNPQ e do Governo do Estado. “Na busca de estudar essas estruturas podemos dizer que, até o momento, temos mais perguntas do que respostas. No entorno dos geoglifos pessoas trabalharam, sonharam, oraram, amaram, constituíram suas famílias e enterraram seus mortos”, supõe Ranzi.

O pesquisador acredita que uma das melhores formas de preservação das estruturas é sua valorização enquanto produto turístico acreano. “Um desafio a ser trabalhado pelo Poder Público será a gerência desse acervo patrimonial. Vários aspectos precisam ser avaliados e levados em conta, a exemplo do uso da terra onde ocorrem os geoglifos, para que os mesmos não sejam vistos como um impedimento ao desenvolvimento de atividades agrícolas e pecuárias, mas sim como oportunidade de geração de emprego e renda”, defende.

Assunto relacionado:  Edição 163 - PONTO DE ENCONTRO

A mesma idéia é compartilhada pelo secretário de Turismo, Cassiano Marques, que acredita que com uma gestão compartilhada (governo, iniciativa privada e comunidade), planejada e orientada, é possível preservar esse importante patrimônio histórico e cultural, bem como promover a geração de renda para a comunidade do entorno.

Torre de 23 metros – Uma experiência única. Observar do alto a magnitude e a grandiosidade dos desenhos geométricos feitos no solo acreano, chamados de geoglifos, leva a imaginação a percorrer caminhos que datam de milênios. Teriam as marcas sido desenhadas na terra por civilizações antepassadas ou por seres do espaço? Se foram homens, como foi possível esculpir figuras gigantescas e tão precisas num tempo onde não havia tecnologia suficiente para tal feito? Essas questões povoam a mente até mesmo dos mais céticos dos homens, quando colocados frente a frente com um dos quase trezentos sítios arqueológicos espalhados pelo Estado do Acre.

Infelizmente, essa experiência singular até o momento só pode ser vivida por poucos. Turistas e pesquisadores que dispõem de recursos para alugar um avião no aeroporto de Rio Branco, capital do Estado, e sobrevoar os locais onde eles se encontram. Entretanto, essa realidade será coisa do passado num futuro bem próximo. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (SETUL), deverá inaugurar até dezembro uma torre de observação com 23 m de altura, o que possibilitará que os visitantes contemplem pelo menos duas dessas figuras geométricas.

crédito: Sergio Valle

Mais um entre centenas já verificados

Mais um entre centenas já verificados

O projeto prevê ainda um espaço com museu, lanchonete e lojinha de artesanato, que serão administrados pelos moradores da comunidade das Quatro Bocas, estrada de Boca do Acre, onde esses sítios arqueológicos estão inseridos. “Atualmente, para observação dos geoglifos o turista tem que alugar um avião no aeroporto de Rio Branco. Suponhamos que ele alugue por uma hora, para chegar até esta área vai levar uns quinze minutos para ir e outros quinze para voltar, só lhe restando aproximadamente 30 minutos para sobrevoar as figuras”, explica o secretário de Turismo.

Assunto relacionado:  Consultor da UFO em entrevista ao Cultura Pop

Com a construção da torre, cujo processo licitatório se encontra em fase de homologação pela Comissão Permanente de Licitação do Governo do Estado (CPL), os turistas, visitantes e pesquisadores gastarão bem menos para ter a mesma experiência. “As pessoas poderão vir de carro até a região, o que diminui consideravelmente o valor do passeio”, afirma.

Segundo Cassiano Marques, além do observatório, cuja construção será bancada pelo governo, uma empresa aérea está em processo de legalização de uma pista de pouso a menos de cinco minutos de carro da Fazenda Colorada, local onde se encontram os dois geoglifos a serem observados. “Quem quiser ainda vai poder contratar um vôo e gastar todo o tempo contratado observando as figuras. Além disso, a empresa vai disponibilizar vôos mais curtos, algo entre quinze ou trinta minutos, que é bem mais barato do que o de uma hora, para quem quiser observar melhor os desenhos”, conta.

Conhecendo melhor as formas – Geoglifos são vestígios arqueológicos representados por desenhos geométricos – linhas, quadrados, círculos, octógonos, hexágonos -, zoomorfos (animais) ou antropomorfos (formas humanas), de grandes dimensões e elaborados sobre o solo, que podem ser totalmente e melhor observados se vistos do alto. Essas figuras podem ser encontradas em várias partes do mundo.

Os geoglifos mais conhecidos e estudados estão na América do Sul, principalmente na região andina do Chile, Peru e Bolívia. As linhas e geoglifos de Nazca, no Peru, são os exemplos mais conhecidos desses desenhos. Há pouco mais de trinta anos foram descobertos no Acre. As primeiras ocorrências que foram percebidas datam de 1977, quando Ondemar Dias, do Instituto de Arqueologia Brasileira do Rio de Janeiro, esteve na região localizando e estudando sítios arqueológicos, como parte do inventário nacional que estava sendo realizado pelo Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas da Bacia Amazônia.

crédito: National Geographic

O desmatamento revela na Amazônia as formas geométricas

O desmatamento revela na Amazônia as formas geométricas

Mas foi em 2007, que a SETUL propôs, pela primeira vez, transformar as figuras em produtos turísticos. “Propomos isso porque acreditamos que o turismo vai possibilitar a preservação dos mesmos, a exemplo do que aconteceu com as linhas de Nazca, no Peru. Nós temos no Acre figuras que foram cortadas por estradas, se transformaram em pastos, porque
ninguém dava o mínimo valor para elas. Até mesmo por não saber que as figuras são patrimônio histórico e cultural não apenas nosso, mas da humanidade”
, defende Cassiano Marques.

Assunto relacionado:  Arquivos da Marinha Russa evidenciam a presença de OSNIs próximos a submarinos e navios militares

Na época eram conhecidos apenas 47 sítios arqueológicos. Hoje, com os esforços da Secretaria em apoiar a pesquisa sobre os mesmos, esse número chega a quase trezentos. Para mais informações sobre os geoglifos acreanos visite o site exclusivo sobre o assunto.

TÓPICO(S):Edição 163
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

b85794e9 f8c9 4003 a380 bc37dc5499b0
Mais de 400.000 civilizações humanoides: o que os avistamentos de OVNIs realmente nos dizem
Notícias
a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias

Categories

Leia também

et no jardim andere 4
Notíciasnotícias

ET de Varginha: terreno da suposta aparição do alien ‘mais famoso do Brasil’ vira ponto turístico 30 anos depois

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
27 minutos de leitura
21 de mai. de 2025 09 46 27
Notíciasnotícias

E se tecnologia extraterrestre cair nas mãos de terroristas?

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 19 de mai. de 2025 14 45 11
Notíciasnotícias

A Noite Oficial dos OVNIs: O Encontro Inesquecível entre Militares Brasileiros e Objetos Misteriosos no Céu

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de abr. de 2025 11 26 11
notícias

REVELADO: Avistamentos de UFOs são levados a sério pelo governo dos EUA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
16 minutos de leitura
cd879936 3d5b 42d8 85ac c251c59de23c
notícias

“Portal”misterioso descoberto em Marte pela NASA pode levar a um novo mundo de vida alienígena

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
7 minutos de leitura
ChatGPT Image 22 de abr. de 2025 08 38 32
notícias

Ufologia e o Vaticano: Os Segredos da Igreja sobre a Vida Extraterrestre

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
9e45dff5 3dbb 40dd b0c1 f9dc8c12db1b
notícias

‘’O Brasil é um celeiro de UFOs’’, diz americano que liderou programa do Pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
0da10181 a5e0 4175 90b0 516d3a49977a
notícias

Deputada Anna Paulina Luna anuncia investigação sobre UFOs pela Câmara, o que levará a uma audiência em maio

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up