Tacna é uma cidade que fica no extremo sul do Peru, a apenas 52 km da fronteira com o Chile e a mais de mil quilômetros da capital, Lima. Quinta-feira, dia 13 de agosto, a população tactenha foi literalmente surpreendida diante do avistamento em massa de pelo menos dois UFOs sobre os céus da região, por volta das 11h30, inclusive gravado por uma equipe da TV Heróica. Segundo informações recebidas até o momento, da RPP e outras fontes em primeiríssima mão, houve uma consulta com a Força Aérea Peruana (FAP), que descartou a hipótese de aeronaves conhecidas. Autoridades do Aeroporto Carlos Ciriani disseram que não havia vôo algum no horário da ocorrência.
As primeiras tentativas de esclarecimento assinalaram que trataria-se do planeta Júpiter e uma de suas luas, com uma distância mínima entre ambos, mas posteriormente foram desmentidos pela astrônoma Maria Luisa Aguilar, que ainda recomendou para a comunidade procurar obter fotografias e filmagens, com a finalidade de confirmar a posição dos UFOs no firmamento e determinar do que se tratam. Os habitantes continuam à espera do pronunciamento das autoridades para que determinem do que se trata este fenômeno, pois envolveu inúmeras centenas de testemunhas. Outro astrônomo, Hugo Trigoso, do Instituto Geofísico do Peru (IGP), descartou que o objeto visualizado em Tacna por volta das 11h00 trate-se do planeta Júpiter. “Seu brilho é muito débil para que possa ser visto com a luz do dia, impossível que tenha sido Júpiter, mais ainda, me dou conta que no dia 13 de agosto, Júpiter surgiu pelo horizonte às 22h00, às 04h00 do dia 14 fez seu trânsito pelo horizonte”, afirmou.
Segundo conclui, o que viram os tactenhos trata-se de um objeto voador não identificado, ainda que reconheça e existência de certos fenômenos atmosféricos que geram confusões. Outra das teorias de Trigoso assinala que o avistamento tenha relação com as Perseidas (chuva de estrelas) que são observadas desde 11 de agosto. No entanto, o astrônomo também descartou vinculação deste fenômeno astronômico com os objetos aparecidos em Tacna. “No estrito sentido da palavra, é um objeto não identificado”, finalizou.