Nos últimos 20 anos, uma teoria em relação aos UFOs parece ter ganhado um grande impulso e até mesmo se tornado a favorita entre os ufólogos. De qual teoria falo? É a tese de que a maioria dos UFOs representam projetos secretos dos governos. Meu pai serviu a força aérea por 20 anos. Trabalhou na indústria da defesa durante o mesmo período de tempo. Passei muitos anos em bases das forças aéreas e vivendo onde aconteciam os projetos secretos do governo. Meu pai, Walt Shiel, trabalhou no projeto do bombardeiro Stealth B-2, durante épocas mais confidenciais. Enquanto ele permanecia um cético sobre os UFOs, contou-me por várias vezes que a teoria de projetos secretos eram absurdas. Nenhuma entidade do governo testaria uma aeronave super secreta em cima de áreas povoadas! A Northrop que construiu o B-2 manteve um complexo em Palmdale, na extremidade do deserto de Mojave, perto da Base da Força Aérea Edwards. Gostaria de informar que Edwards fica no deserto. Poucas pessoas vivem em um lugar como este.
Quando meu pai trabalhava em Northrop, nós vivemos a aproximadamente 12 milhas do portão principal da Base de Edwards. Nós não tínhamos acesso e não víamos nada por lá. Apesar da paisagem plana e a falta de árvores ou outras obstruções, a própria base permanecia longe de nossas vistas. Edwards é uma instalação remota. Este é o local onde aviões secretos são testados e não em cima de rodovias interestaduais ou sobre a cidade de Phoenix, no Arizona como dizem. O Exército não tem nenhuma necessidade de testar suas aeronaves secretas em cima de áreas povoadas. Eles têm vastas seções de espaço aéreo que podem utilizar para tráfico aéreo militar ao invés de executar os testes num local povoado. Uma faixa contínua de espaço restrito se estende de Point Mugu, em Oxnard, a nordeste da Califórnia até o deserto de Mojave, onde fica a Base da Força Aérea de Edwards e ainda tem uma área conhecida como o Centro de Armas Naval do Lago China. Então, a zona restrita cruza o Estado de Nevada incorporando a base da Força Aérea de Nellis e Tonopah, que fica no norte de Las Vegas, antes de cortar a fronteira de Utah e cobrir o espaço aéreo sobre Wendover, local onde ocorrem vários testes militares de campo. O corredor restrito cobre uma vasta quantidade de território. Então qual seria a necessidade dos militares testarem armas e projetos secretos em cima de áreas povoadas? Nenhuma. Eles usariam o espaço aéreo restrito que eles já têm.
O F-117 foi testado perto de Tonopah. O projeto não era conhecido até que um F-117 se chocou no oeste das montanhas da Base da Força Aérea de Edwards. Projetos classificados que voam fora da área da base norte de Edwards, voam longe das áreas povoadas. O tempo inteiro que vivi próximo a Edwards, nunca ouvi falar de avistamentos de UFOs. Portanto, se a maioria dos UFOs representam aeronaves secretas, então deveriam acontecer muitos avistamentos durante os anos em que os B-2 foram desenvolvidos. Certo? Os mapas militares que mostram todo o espaço aéreo restrito pelo país, como também as horas que os militares utilizam este espaço aéreo, qualquer um pode adquirir. Se você realmente quer provar que os UFOs são projetos secretos do governo, então você deveria adquirir uma cópia destes mapas e deveria correlacionar os avistamentos de UFOs neste espaço aéreo restrito. Pesquisei bastante, mas não pude achar nenhuma evidência que alguém fez estas correlações.
Talvez aceite este desafio para verificar se esta correlação de fato existe. Esperaria encontrar pelo menos alguns avistamentos dentro das áreas de espaço aéreo restrito. Mas seria capaz de apostar o meu pescoço que encontraria muito poucos dos milhares de avistamentos nesta área. A maioria deles ocorre em locais muito longe das áreas militares restritas. Os militares podem e usam o espaço aéreo restrito que às vezes não estão listados nos mapas. Porém, você pode telefonar para o Força Aérea Americana (FAA) para descobrir se o espaço aéreo restrito estava ativo durante o período enquanto os avistamentos dos UFOs aconteceram. Um pequeno trabalho pode ajudar a desmistificar a teoria dos projetos secretos do governo. O exército usa o espaço aéreo restrito disponível para isto. Eles só irão para fora daquele espaço aéreo quando for absolutamente necessário; e mesmo assim eles farão vôos em alta altitude para manter em segredo as suas aeronaves e ainda para impedir que os civis avistem seus aviões. Quando o SR-71 precisou voar em cima de áreas povoadas, voou a 100.000 pés de altitude onde ninguém poderia vê-lo. O som de seu motor hipersônico não atingiu o chão.