Intruders é o mais completo filme ufológico já produzido — uma espécie de Contatos Imediatos dos anos 90. O filme foi baseado, em boa parte, no livro do ufólogo Budd Hopkins, um artista plástico de Manhattan, Nova York, que se interessou pelo assunto há mais de 20 anos. Hopkins passou a colher dados de casos pesquisados cm todo o país, de pessoas que tiveram contatos imediatos de 4º e 5º graus, reuniu estudos de mais de 600 ocorrências e compilou-os numa obra impressionante. O filme Intruders conseguiu mostrar de maneira direta, a espectadores de todo o mundo, o caos que se encontra instalado à nossa volta — e do qual nem nos damos conta. Por ser tão cruelmente real, fica difícil acreditar nas histórias, mas o filme narra exatamente os tipos de abduções e contatos mais sérios e confirmados pelos padrões da Ufologia mundial. O enredo se desenvolve comparando e agrupando casos semelhantes onde, inclusive, um ajuda a elucidar o outro, mostrando que uma mesma nave ou mesmo grupo de alienígenas faz contatos com diferentes pessoas, em diferentes épocas e lugares. O diretor Dan Curtis deixa quase explicito que somos apenas cobaias de uma raça super avançada e que qualquer pessoa pode ser vitima desses pesquisadores intergalácticos.
Um excelente trabalho de direção com convincentes efeitos especiais, que vão muito além de simples reconstituição de episódios e passa a ser surpreendente arquivo, com vasta documentação e evidências físicas comprovadas. O que parece mais impossível para a humanidade é extrapolar as fronteiras da mente e imaginar que as leis físicas daqui não reinam em todo o Universo. Toda a caracterização dos extraterrestres e naves do filme, assim como as ilustrações do livro, são baseadas em desenhos e descrições feitos pelos próprios abduzidos e contatados recordações oriundas ora da memória consciente ora de sessões de hipnose regressiva. Dan Curtis conseguiu dosar emoção e suspense em Intruders, de forma esplêndida, prendendo a atenção e chocando o espectador do começo ao fim do filme.
TEMAS CENTRAIS DA UFOLOGIA
Filme de impacto, Intruders retrata de maneira realista, 3 temas absolutamente atuais da Ufologia mundial: implantes, monitoramento — da vida de terrenos e inseminações de mulheres humanas. Abdução é o termo consagrado pela Ufologia para denominar o seqüestro de seres humanos a bordo de naves alienígenas, onde comumente passam por pesquisas e exames psíquicos e fisiológicos. Normalmente, quando sofre um tipo de violência como esta, a pessoa bloqueia a memória e não pode se lembrar do que aconteceu ou consegue recordar apenas partes do ocorrido, como flashes passando em sua mente. Com a aplicação de sessões de regressão hipnótica nos abduzidos, foi constatado que é comum o fenômeno não ocorrer somente uma vez na vida da pessoa.
Sob hipnose, muitas vítimas revelaram ter sido abduzidas pela primeira vez durante a infância, tendo sido levadas a um lugar estranho — geralmente dentro de naves espaciais. Nesses locais, são colocadas sobre mesas descritas geralmente como metálicas e frias. Isso é parte de algum tipo de exame médico, quando instrumentos pontiagudos e cortantes são usados por estranhas criaturas para se inserir pequenos aparelhos — chamados de implantes — em alguma parte de seus corpos. Muitas vezes esses implantes são colocados nas narinas dos abduzidos, noutras vezes em suas coxas e até em outras partes do corpo. Depois desse primeiro processo, esses abduzidos passam a sofrer, regularmente, vários tipos de exames, o que se assemelha a um processo de monitoramento.
Com o tempo, os investigadores entenderam que o implante é uni dispositivo próprio para capacitar aos extraterrestres a localização e identificação da sua vítima. Esse objeto inserido no corpo da pessoa se movimenta, podendo se alojar em diferentes focalizações — algumas que até impossibilitam sua retirada, como no crânio. Alguns desses implantes, que já puderam ser retirados e analisados, apresentavam fornia semelhante à de um chip ou transmissor, compostos por materiais e tecnologias desconhecidos. Esses objetos estranhos podem ser descobertos no corpo das pessoas por meio de exames de raio X ou semelhantes, às vezes muito tempo depois de lerem sido implantados. A pessoa pode ter sido monitorada e até mesmo abduzida e ter bloqueado tão fortemente sua mente que nunca tenha se lembrado do fato.
Muito se tem estudado e conjeturado a respeito do processo de uma criança ser abduzida, marcada e ter, a partir daí, uma vida de contínuos contatos. As estatísticas indicam também ser comum o procedimento de abdução de vários membros da mesma família, do pai ou mãe e seu filhos. As perguntas são muitas e as respostas nem tanto. Por exemplo, por que uma determinada família é escolhida para ser contatada e monitorada por setes extraterrestres? O que querem os extraterrestres para ficar estudando a vida de pessoas? Há casos em que se constatam famílias que são freqüentemente visitadas por alienígenas apenas para serem observadas quanto à relação materno-filial e à integração emocional entre seus membros. Em casos como este, toda a família pode ver seus \’observadores\’, mas os vizinhos ou transeuntes que passem pelo local nada conseguem ver, mesmo que apareçam à luz do dia.
AS MULHERES SÃO PREFERIDAS PELOS ETs EM ABDUÇÕES
Sabe-se hoje que existem milhares de pessoas que já experimentaram o fenômeno da abdução e isto tem acontecido na razão de 1 homem para 4 mulheres. Uma vez abduzidos, humanos de ambos os sexos têm passado por processos semelhantes a exames genéricos. Têm-se registrado especial interesse pelos órgãos reprodutores, uma vez que dos homens é comum a retirada de sêmen e, das mulheres, óvulos. Estas, a propósito, são muitas vezes inseminadas artificialmente, gerando filhos híbridos (humanos e extraterrestres), que depois de 3 ou 4 meses são retirados de seus ventres para terem sua formação completada in vitro e fora da Terra. Existem muitos casos semelhantes, como o famoso caso Kathy Davies, narrado no filme através da história de Mary (interpretada por Mare Winningham), que teve inclusive a permissão de conhecer sua filha híbrida. Quem não ficou chocado com a cena da garotinha híbrida sendo trazida para conhecer sua mãe terrestre? Dan Curtis usa a cena para misturar terror e amor materno, num momento envolvente de emoção indescritível. Budd Hopkins, que formou um grupo de apoio a contatados
, tem estudado muitos casos de crianças abduzidas que não raras vezes conseguem desbloquear sua memória e recordar suas experiências extraterrestres sem o auxilio de hipnose.
TABUS QUE NÃO SE APAGAM COM O TEMPO
As declarações têm sido congruentes às de adultos sob hipnose regressiva. As crianças declaram que são levadas às naves para fazer um intercâmbio cultural com crianças híbridas, ensinando-lhes a jogar e a brincar, como para integrá-las aos nossos costumes. Trata-se de outro enigma. Por que estariam os extraterrestres preocupados em criar uma nova raça híbrida? Para nos salvar da extinção? Ou por terem perdido sua capacidade de reprodução e portanto necessitarem de ajuda para preservar sua espécie? Ou precisarão se adaptar a outro planeta por extinção do habitai atual e para isto necessitem de modificações orgânicas? Intruders relata também uma história semelhante à da vida do grande psiquiatra norte-americano John Mack, que pode ser visto no papel do Dr. Neil Chase, interpretado por Richard Cretina — aquele general durão que ensina Rambo a usar seus fantásticos músculos.
Catedrático da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, Dr. John Mack era um cético em relação aos extraterrestres e suas visitas intergalácticas, atribuindo a perturbações e alucinações psíquicas as descrições de contatados que ouvia em seus plantões no hospital psiquiátrico de Harvard. Intrigado com as descrições de uma paciente abduzida, obtidas sob hipnose regressiva, e descobrindo que existiam outras descrições semelhantes, Mack é despertado para o Fenômeno UFO e obtém algumas provas de sua veracidade. A partir daí, começa a investigar o assunto e adentra num mundo totalmente estranho aos seus conhecimentos, que foi capaz de mudara sua própria vida. Em seguida, passou a dar urna contribuição maior no campo, tratando as vítimas e testemunhas de agressões de extraterrestres profissionalmente.
Com seu empenho neste trabalho, tornou-se um dos maiores ufólogos dos EUA e passou a sofrer pressões por parte da sociedade psiquiátrica. A primeira pressão, mostrada em Intruders, se deu por parte da diretoria do hospital psiquiátrico de Harvard, que forçou-o a sentir-se impotente, uma vez que, diante de seus novos conhecimentos, não podia prestar ajuda adequada aos supostos doentes mentais. A segunda pressão, também relatada no filme, veio por parte do Exército, que o queria calar e transformá-lo num pesquisador de seus projetos secretos, devido à sua capacidade e conhecimentos adquiridos na área. Mack não cede a nenhuma e continua desenvolvendo seu trabalho.
Em 1994, Mack esteve no Brasil, em companhia de Gilda Moura [Editor: autora do livro UFO — Contato Alienígena], intercambiando valiosas informações. Recentemente, no entanto, a comunidade ufológica mundial foi chocada com a informação de que Mack estaria cedendo a pressões ainda mais fortes, originadas na reitoria da conservadora Universidade de Harvard, e teria sido forçado a abandonar a Ufologia. Seria mais uma estrela repleta de conhecimentos valiosos que se apagaria no céu, já não tão iluminado, deste grupo irreverente de estudiosos dos fenômenos inexplicáveis.
Ficha Técnica
Intruders
Direção — Dan Curtis
Produção — Brando Lustig
Estúdio — Fox Film
Roteiro — Barry Oringer e Tracy Tormé
Origem — Baseado no livro Intruders, Budd Hopkins
Ano — 1992, EUA
Duração — 163 min.
Elenco — Richard Crenna, Mare Winningham, Suzan Blakely
Resenha: Um proeminente psiquiatra de um importante hospital de Los Angeles, ao pesquisar problemas de duas de suas pacientes, acaba penetrando em um universo de estranhas ocorrências relacionadas com UFOs que modificarão sua própria vida. Intruders resgata 600 casos que hoje compõem um vasto arquivo de histórias verídicas, vividas por muitas pessoas que passaram por experiências com seres extraterrestres e que neste filme colaboraram com renomados pesquisadores do assunto na reconstituição dos episódios. Um filme surpreendente para todos e especialmente apaixonante para ufólogos e ufófilos, colocando o espectador em contato com vasta documentação e evidências físicas comprovadas.