PRÉ-VENDA
Ad image

Homenagens às personalidades da Ufologia

A. J. Gevaerd
7c272713df5c9d25f6be345819e781a71528462742
Nossos pioneiros reverenciados no I Fórum Mundial de Ufologia: Irene Granchi e General Uchôa. Pessoas que participaram ativamente do processo de conscientização do Fenômeno UFO
Créditos: Arquivo UFO

O I Fórum Mundial de Ufologia não estaria completo se não fossem reverenciados, na ocasião, algumas das pessoas que mais contribuíram para o engrandecimento da Ufologia Brasileira e Mundial. Assim, a Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e a Legião da Boa Vontade (LBV) decidiram prestar uma justíssima Homenagem a esses destacados pioneiros da Era Moderna dos Discos Voadores.

O saudoso general Uchôa, que promoveu o primeiro grande evento de Ufologia em Brasília, em 1979, além de ser o homem que propalou, em nosso país, a imprescindível união da espiritualidade à Ufologia, foi um dos homenageados do Fórum Mundial. Falecido em 1996, o General é até hoje intensamente lembrado por todos os ufólogos brasileiros. Foi dele a idéia da implantação sistemática das vigílias noturnas como forma de se estabelecer contato com UFOs. E ele teve êxito extraordinário nessa área, documentando seus contatos com UFOs e seres extraterrestres em várias obras obrigatórias para o entendimento da Ufologia.

Ad image

A ufóloga carioca e grande “matriarca” da Ufologia Brasileira, Irene Granchi, também foi uma das homenageadas. Com 50 anos de investigações ufológicas completados justamente com os 50 anos da Ufologia, dona Irene ainda hoje está na ativa, embora já bastante limitada por conta de seus 84 anos. A história da Ufologia Brasileira se confunde com a vida desta dama, que sempre inspirou os estudiosos brasileiros com sua metodologia, sua persistência e tenacidade, Foi ela quem ajudou a solidificar conceitos e estabelecer parâmetros na pesquisa ufológica não só nacional, como mundial.

crédito: aRQUIVO UFO

Nossos pioneiros e personalidades reverenciadas no I Fórum Mundial de Ufologia: da esquerda para direita: Irene Granchi, General Uchôa, José de Paiva Netto e Wendelle Stevens. Pessoas que participaram ativamente do processo de conscientização do Fenômeno UFO

Personalidades reverenciadas no I Fórum Mundial de Ufologia: Wendelle Stevens e José de Paiva Netto.

GRANDES PIONEIROS – Entre os ufólogos internacionais, o coronel reformado da Força Aérea Norte-americana (USAF), Wendelle C. Stevens, foi o grande homenageado. Sua trajetória na Ufologia é semelhante a de todos os maiores pioneiros dos anos 40 e 50, quando essa disciplina ainda engatinhava.

Seu interesse pelo assunto surgiu de suas próprias experiências com UFOs, tidas enquanto exercia sua função de militar aviador sobre o Alasca. Wendelle, hoje, é uma espécie de lenda viva da Ufologia. Do alto de seus 83 anos, ainda encontra energia para buscar respostas para um enigma que circunda a Humanidade há tantos séculos.

Por fim, a jornalista e radialista José de Paiva Netto, presidente da LBV, foi outro homenageado. A Legião da Boa Vontade tem um passado permeado pela preocupação com o Fenômeno UFO. Ainda nos anos 50, seu presidente anterior, Alziro Zarur, incentivava as discussões sobre o assunto e apoiava a Ufologia com a publicação de várias obras a respeita. Paiva Netto não só continuou sua obra como incorporou um modernismo à forma como a Ufologia deve ser encarada pela entidade. Foi com esse espírito, e sintonizado com os rumos que segue o planeta, que apoiou integralmente, desde o início, o projeto do Fórum Mundial, tendo em mente a urgente necessidade de se discutir em alto nível o assunto.

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe
Ademar José Gevaerd (Maringá, 19 de março de 1962 – Curitiba, 9 de dezembro de 2022) foi um ufólogo brasileiro, editor da Revista UFO, publicação do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV), entidade do qual também foi fundador e presidente. Também é director brasileiro da Mutual UFO Network (MUFON). Ele representou o Brasil no Center for UFO Studies e foi diretor para a América Latina do Annual International UFO Congress. Esteve em diversas redes brasileiras de TV, além do Discovery Channel, National Geographic Channel e no History Channel, tendo discursado em muitas cidades do Brasil e em outros 50 países, além de ter realizado mais de 700 investigações de campo dos casos de Ovnis no Brasil. Era considerado um dos maiores ufólogos do mundo, uma das personalidades máximas do Brasil nesse assunto, membro de várias associações internacionais de ufologia. Considerado um dos mais respeitados ufólogos, é conhecido por seu empenho em tentar amparar todo fenômeno ufológico com o maior número possível de provas e testes. Ainda na década de 1980, foi convidado pelo Dr. J. Allen Hynek para representar no Brasil o Center for UFO Studies (CUFOS). Gevaerd sofreu uma queda em casa, no dia 30 de novembro de 2022, vindo a morrer no dia 9 de dezembro de 2022 no Hospital Pilar em Curitiba.