WASHINGTON – Cientistas da Nasa acreditam ter descoberto como prever a cor de plantas em planetas de outros sistemas solares. Plantas verdes, amarelas e até vermelhas podem viver em planetas extra-solares, como são chamados os mundos localizados fora do Sistema Solar. Dois artigos científicos, publicados no periódico Astrobiology, analisam como a luz é absorvida e refletida por organismos na Terra, e seus autores determinaram que o estudar da luz emitida por planetas distantes deve bastar para prever a cor das plantas que poderiam viver nesses lugares. “Podemos identificar os comprimentos de onda da luz que são os mais fortes candidatos para a cor dominante da fotossíntese em outro planeta”, disse Nancy Kiang, principal autora do estudo, em nota distribuída pela Nasa.
Kiang e colegas calcularam como o brilho de uma estrela deve parecer quando visto da superfície de planetas semelhantes à Terra, cujas atmosferas tenham uma composição consistente com a estrela que orbitam. Ao acompanhar as mudanças no aspecto da luz, filtrada por diferentes atmosferas, os pesquisadores identificaram as cores que melhor serviriam à fotossíntese, o processo de geração de alimento a partir da luz.
O trabalho reduz o espectro de cores que os cientistas podem esperar ver se a fotossíntese ocorrer em planetas extra-solares. Cada planeta terá um conjunto diferente de cores dominantes. A faixa de luz dominante pode estar, até, no infravermelho.Pesquisadores acreditam que o trabalho poderá ajudar a projetar telescópios para estudar planetas extra-solares em busca de formas de vida.
Cientistas sabem, há tempos, que a clorofila usada pela maioria das plantas da Terra para realizar fotossíntese absorve luz azul e vermelha, mas reflete a maior parte da verde – é por isso que as plantas parecem verdes. O Sol tem uma distribuição específica de cores em sua luz, e gases na atmosfera da Terra filtram os raios do Sol, impedindo a passagem de algumas cores. Como resultado, mais luz vermelha chega à superfície que as outras cores, e é exatamente essa faixa de cor que as plantas absorvem melhor. Mas nem todas as estrelas têm a mesma distribuição de cores, e nem todos os planetas têm atmosferas como a terrestre.