Se tem um lugar que eu arriscaria chamar de ilha deserta e distante é esse aqui. Mas ele ainda não tem nome, então eu teria que chamá-lo de “ilha deserta e distante em Titã”!
Esta imagem foi obtida no último sobrevôo da Cassini em Titã no dia 22 de fevereiro. Trata-se de uma imagem obtida por radar que mostra um dos maiores lagos conhecidos nesta lua de Saturno.
Na verdade esta imagem é mais um argumento em favor da idéia de que os maiores lagos estão em altas latitudes em Titã. São lagos de metano líquido que teriam condições de desenvolver e sustentar vida, ainda que com mais dificuldade do que seria se estes lagos fossem compostos por água. Só que qualquer água em Titã estará irremediavelmente congelada.
A ilha mostrada nesta imagem tem por volta de 90×150 km, entretanto uma região mais escura à direita dela pode ser uma estreita conexão com a margem do lago. Isto a faria tecnicamente uma península. Olhando-se mais para baixo na imagem podemos notar uma sucessão de lagos cada vez menores ligados por uma intrincada rede de canais, que poderiam ser pequenos rios.
De qualquer maneira, esta ilha (ou península) deserta e distante não faz parte dos meus roteiros para as próximas férias.