Os seis astronautas da nave Atlantis concluíram hoje uma missão bem-sucedida de 13 dias com uma aterrissagem impecável, pouco antes do amanhecer, no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida.
“Bem-vindos e parabéns por um trabalho excelente”, afirmou o controle de missão no Centro Espacial Johnson, de Houston (Texas), minutos após a nave parar na pista 33 de Cabo Canaveral, ao término de uma travessia de 7,9 milhões de quilômetros.
Durante sua viagem, os astronautas levaram até a Estação Espacial Internacional (ISS) um conjunto de vigas e painéis solares que duplicarão a capacidade de geração de energia na plataforma.
A nave aterrissou às 07h21 – horário de Brasília. Cinqüenta minutos depois, o comandante Brent Jett, o piloto Christopher Ferguson, e os especialistas Heidemarie Stefanyshyn Piper, Joseph Tanner, Daniel Burbank, e Steven G. Maclean saíram do ônibus espacial.
O projeto de construção da ISS custará US$ 100 bilhões e conta com a participação de 16 países. A aterrissagem, prevista a princípio para a madrugada de quarta-feira, foi adiada um dia devido às condições meteorológicas instáveis em torno do Centro Kennedy e porque as câmeras do ônibus espacial tinham detectado alguns objetos que flutuavam perto da Nave.
A decisão de adiar o retorno à Terra deu mais tempo para que tanto os astronautas a bordo do Atlantis, usando as câmeras e detectores montados em um braço robótico, como os engenheiros de vôo no Centro Espacial Johnson, inspecionassem com mais detalhe a cobertura térmica da nave antes de sua entrada na atmosfera. A aterrissagem de hoje foi a 21ª de uma nave à noite e a 15ª nestas condições no Centro Espacial Kennedy, que já recebeu 63 aterrissagens deste tipo de nave.