Moradores da província de Shandong, na China, registraram um objeto brilhante e lento voando perto do solo momentos antes de parecer se desintegrar em um clarão brilhante e cair na Terra.
Vídeos compartilhados em plataformas de mídia social chinesas mostraram uma bola de fogo vermelha aparentemente sendo lançada como um míssil terra-ar em direção ao objeto, seguida por duas fortes explosões.
O incidente ocorreu na sexta-feira, 12 de setembro, perto das cidades de Weifang e Rizhao, por volta das 21h, horário local na China (9h, horário do leste dos EUA).
A notícia da explosão misteriosa se espalhou rapidamente pela internet, chegando às plataformas de mídia social nos EUA, onde as pessoas começaram a especular que os militares chineses haviam derrubado um drone, um meteoro ou um OVNI.
Nenhuma declaração oficial do governo ou dos militares chineses confirmou o que aconteceu.
No entanto, o incidente aconteceu ao mesmo tempo em que exercícios militares programados no vizinho Mar de Bohai, onde os militares chineses anunciaram que estavam praticando com armas reais .
O possível ataque com míssil ocorreu poucos dias depois de uma audiência no Congresso dos EUA revelar imagens chocantes de um míssil Hellfire de um drone militar aparentemente ricocheteando em um OVNI.


Alguns dos que comentaram nas redes sociais acreditavam que o objeto era um alvo, possivelmente um drone ou um míssil falso, usado nos exercícios do Mar de Bohai, e que os chineses o abateram durante um teste de seus sistemas de defesa.
Em um ângulo da explosão, os espectadores podem ver o suposto míssil subindo de uma posição distante do outro lado do horizonte, cruzando rapidamente o céu e então inclinando-se para baixo para atingir o objeto desconhecido.
Embora alguns tenham sugerido que o alvo era um objeto natural, como um meteoro, não parecia haver uma cauda de fogo saindo do objeto que o míssil suspeito atingiu.
Quando pequenos pedaços de rochas espaciais entram na atmosfera da Terra, eles viajam em velocidades extremamente altas, causando atrito à medida que se movem pelo ar e criando uma cauda brilhante de ar eletricamente carregado ao redor do meteorito.
Além disso, os meteoros normalmente não voam paralelos ao solo, como o objeto no vídeo parecia fazer.
Se fosse um meteoro, que normalmente viaja entre 40.000 e 257.000 km/h, a capacidade da China de interceptar um objeto tão veloz representaria um grande avanço na tecnologia de defesa militar.
No entanto, muitas pessoas online temem que os militares chineses tenham atacado e destruído uma nave extraterrestre na semana passada.
“Outro OVNI UAP foi abatido… Isso definitivamente faz parte do programa de engenharia reversa deles”, afirmou uma pessoa no X.
O novo vídeo parece mostrar o objeto voando sobre a província de Shandong sendo completamente destruído e se quebrando em vários pedaços quando a bola de fogo avermelhada o atingiu na sexta-feira.
Enquanto isso, um incidente semelhante em 30 de outubro de 2024, que acaba de ser tornado público, produziu um resultado muito diferente.
Durante a terceira audiência do Congresso sobre fenômenos anômalos não identificados (UAPs), o congressista Eric Burlison, do Missouri, revelou uma filmagem nunca antes vista de um OVNI sendo atingido por um míssil de um drone militar dos EUA na costa do Iêmen.
Diferentemente do objeto no vídeo chinês, a nave brilhante em forma de esfera continuou a voar após ser atingida pela bomba guiada a laser.
O denunciante militar Jeffrey Nuccetelli, ex-policial da Força Aérea por 16 anos, chamou o novo vídeo de “evidência excepcional” da existência de OVNIs.
Embora a China nunca possa confirmar se o objeto atingido era um OVNI genuíno, os relatos iniciais do incidente tendem a chamar a bola de fogo vermelha de um teste de armas militares .
Em 2025, as forças armadas dos EUA e da China intensificaram os exercícios militares no Pacífico, incluindo vários relatos de que a China conduziu exercícios de fogo real no Mar da China Oriental, a apenas 320 quilômetros da explosão misteriosa.
De acordo com o editor da Revista UFO, Thiago Ticchetti, essa imagem mostra o quanto a pesquisa ufologica é importante para desvendar o fenômeno. “Recebemos diariamente dezenas de relatos, fotos e vídeos. Mais de 95% tem uma explicação, os demais permanecem desconhecidos. E quanto mais tecnologia nos céus surgem, mais relatos são registrados. O nosso trabalho é investigar isso, mostrando que a ufologia séria pode contribuir em muito com a ciência”