OVNI de 3 metros quase atinge avião de passageiros a 9.000 pés

A tripulação de um Airbus A320 viveu momentos de alta tensão quando um objeto grande e não identificado passou a poucos metros de sua cabine, bloqueando momentaneamente sua visão após a decolagem de Londres.

Redação UFO
3 minutos de leitura

Um jato de passageiros Airbus A320 decolando do Aeroporto de Heathrow, em Londres, quase colidiu com um drone de grande porte, em um incidente classificado como “risco definitivo de colisão”. O incidente ocorreu em maio, quando a aeronave estava a uma altitude de 9.000 pés (aproximadamente 2.740 metros).

De acordo com o relatório oficial do UK Airprox Board, órgão que investiga incidentes aéreos no Reino Unido, tanto o comandante quanto o primeiro oficial viram um “objeto branco brilhante” se aproximando da direção oposta e passando por cima deles. Estava tão perto que o objeto “ocupava uma parte significativa do para-brisa”, causando uma séria distração na visão dos pilotos.

O primeiro oficial descreveu o objeto como triangular e medindo “pelo menos dois ou três metros”, embora pudesse ser ainda maior. O capitão, por sua vez, só conseguiu vê-lo por um ou dois segundos com sua visão periférica, então não pôde confirmar seu formato, mas pôde confirmar o perigo da manobra. “Ele passou por cima de nós, provavelmente a uns dez metros de distância”, afirmou o piloto no relatório.

A presença do objeto era tão evidente que também foi detectada no radar pelos controladores de tráfego aéreo, que confirmaram a trajetória do objeto não identificado. A investigação concluiu conclusivamente que “havia um risco claro de colisão”.

Apenas um drone ou algo mais?

As características incomuns do objeto seu grande tamanho de três metros, seu formato supostamente triangular e sua capacidade de operar a uma altitude ilegal de 2.700 metros — levaram muitos a questionar se se tratava simplesmente de um drone comercial operado de forma imprudente. A natureza do avistamento se enquadra na de um veículo aéreo muito mais sofisticado, seja um protótipo experimental, um dispositivo de vigilância militar ou, como alguns especialistas sugerem, um fenômeno anômalo não identificado.

Esta última perspectiva foi destacada pelo jornalista investigativo Ross Coulthart, que comentou o incidente na rede social X:

“Isso não parece um drone comercial. Investigadores de acidentes aéreos admitem que havia um ‘risco de colisão’ claro. É um OVNI, por definição: um risco claro à segurança de voo e à segurança nacional. Uma ameaça que não deve mais ser ignorada por governos responsáveis.”

Compartilhe
Editor do CIFE -Canal Informativo de Fontes/Fenômenos Extraterrestres e Espaciais - Scientific Channel of UFOs Phenomena & Space Research.