Coulthart, um jornalista investigativo e correspondente especial da NewsNation, se juntou ao “NewsNation Prime” no domingo para discutir a afirmação do professor de Harvard Avi Loeb de que 3I/ATLAS poderia ser tecnologia alienígena .
Cometa pode ser “tecnologia alienígena” e deve ser investigado: Avi Loeb
Loeb foi co-autor de um artigo submetido no mês passado sugerindo que o objeto espacial, apenas o terceiro objeto desse tipo a entrar em nosso sistema solar, poderia ser “possivelmente hostil”. Ele pediu que o objeto fosse investigado para determinar se representa uma ameaça à Terra.
Cometa pode ser “tecnologia alienígena” e deve ser investigado: Avi Loeb
Loeb quer enviar a sonda espacial Juno da NASA, que atualmente está orbitando Júpiter, para interceptar a trajetória do 3I/ATLAS e estuda-la conforme ela se aproxima de Júpiter em 16 de março de 2026.
A deputada Anna Paulina Luna, republicana da Flórida, chegou a ligar para ele para falar sobre a teoria e pediu à NASA que usasse a Juno para investigar.
“É inflamatório e, francamente, não há muitas evidências disso”, disse Coulthart sobre a teoria de Loeb de que o objeto poderia ser de origem alienígena.
Ross Coulthart responde a perguntas sobre a bomba da Lockheed Martin, proteção de denunciantes e muito mais
“Simplesmente não acho, depois de conversar com muitos astrônomos, que seja uma boa ideia desviar naves espaciais existentes por exemplo, a Juno em órbita de Júpiter ou sugerir que elas sejam necessariamente sondas alienígenas com intenções hostis.”
Loeb citou a trajetória e a velocidade do objeto como razões pelas quais ele poderia ser tecnologia alienígena. No entanto, ele classificou seu artigo como um exercício pedagógico, ou de pensamento. Ele também escreveu em seu blog que o resultado mais provável, “de longe”, é que o 3I/ATLAS “seja um objeto interestelar completamente natural, provavelmente um cometa”.
Motivo por trás da teoria da “tecnologia alienígena”
Coulthart acredita que Loeb pode ter proposto sua teoria de tecnologia alienígena para atrair mais atenção para uma área da ciência que ele gostaria de ver investigada mais a fundo.
“Há uma frustração entre muitas pessoas na ciência, incluindo o Professor Loeb, de que não há recursos suficientes sendo destinados à busca por outras assinaturas tecnológicas”, disse Coulthart.
“Pessoalmente, acho que há muito mérito na ideia geral sugerida pelo Professor Loeb, que é a de que precisamos financiar a investigação das chamadas assinaturas tecnológicas de forma mais rígida.”

Quanto ao envio de Juno para investigar o 3I/ATLAS, Coulthart disse que seria uma despesa muito grande e um desvio enorme de sua tarefa originalmente atribuída, que é investigar Júpiter