Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Lendo: Relembre 5 casos famosos de OVNIS no Brasil
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Deixe seu relato
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Sobre a Revista UFO
    • Fundador
    • Editor
    • Diretor
    • Expediente
    • Gau | Grupo de Apoio à Ufologia
    • CBPDV
    • Ufoplay
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Relembre 5 casos famosos de OVNIS no Brasil
notícias

Relembre 5 casos famosos de OVNIS no Brasil

De aparição em jogo de futebol, perseguição pela Força Área Brasileira e até sugar sangue das pessoas, os casos de OVNIs mais famosos do país

Ultima atualização: 7 de outubro de 2024 08:55
Por
Thiago Ticchetti
PorThiago Ticchetti
Seguir:
Envie!
5casos
Envie!

Há centenas de casos de OVNIs no Arquivo Nacional em Brasília. E lá há alguns dos mais famosos.

O primeiro destes relatos foi documentado pelas Forças Aéreas e ocorreu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1952. Ao todo, nove fotos mostram um suposto OVNI no céu carioca — que muitos acreditam ser um avião cargueiro, o Douglas DC-5, mas que o saudoso ufólogo Claudeir Covo desvendou: foi uma armação fotográfica!

VISITA A NOVA LOJA DA UFO
Ad image

Mas aqui estão cinco dos mais famosos casos ufológicos brasileiros.

jornal ovni noiteNoite Oficial dos OVNIs

Em 19 de maio de 1986, aconteceu o episódio que ficou conhecido como ‘Noite Oficial dos OVNIs’, quando radares Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) detectaram objetos não-identificados voando pelos céus de Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na região de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, foram avistados 21 pontos luminosos que mudavam de localização em alta velocidade. Assim, cinco caças da Força Área Brasileira (FAB) foram enviados para combater os objetos que causavam aquele show de luzes desconhecido. A perseguição se estendeu por quatro horas, mas os caças não tiveram sucesso.

“Pô, eu não posso estar vendo coisas (…). Ainda bem que tem uma testemunha voando aqui“, diz um dos pilotos em relatório sobre os ocorridos daquele dia.

O caso foi considerado confidencial pelo governo por quase três décadas e a investigação do evento foi dado como inconclusivo. Além disso, o único registro fotográfico daquela noite, feita por um fotojornalista da cidade, foi levado por oficiais do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e seria analisado pela Nasa — esse material jamais foi recuperado. Os documentos apontam que os objetos voadores eram sólidos e demonstravam “inteligência”.

Assunto relacionado:  Audiência com delatores de UFOs no Congresso dos Estados Unidos está confirmada

gerson brittoVoo 169 da VASP

Na madrugada do dia 8 de fevereiro de 1982, o Voo 169 da VASP (Viação Aérea de São Paulo) deixa Fortaleza (CE) e tinha como destino o Rio de Janeiro. Tudo corria bem até o piloto Gerson Maciel de Britto perceber um objeto estranho voando à esquerda do Boeing 727.

Segundo as testemunhas, o OVNI tinha uma luz muito forte, que ficava se aproximando e distanciando da aeronave. Sua cor também mudava constantemente: hora era laranja e branco, mas também azul e vermelho, explica o portal de notícias UOL. O episódio foi presenciado pelos 150 tripulantes que estavam na aeronave.

Uma das passageiras do voo contou com detalhes o que observou ao olhar pela janela: “Eu observei muito nítido aquelas pontas, cinco pontas, meio pontiagudas e uma metade de uma argola ou de um aro. A luz era bastante forte. Um azul-claro, um azul estranho, como aquelas lâmpadas de mercúrio”, repercute matéria do UOL.

icoaryOperação Prato

A região de Colares, no interior do estado do Pará, foi palco de um dos grandes mistérios da ufologia brasileira. Em 1977, moradores da região relataram avistamentos de estranhas luzes no céu, que teriam o formato parecido com um prato — daí o nome da operação.

Mas as coisas não paravam por aí, o fenômeno ainda supostamente seria capaz de sugar o sangue das pessoas, recebendo dessa forma o nome de “Chupa-Chupa”. Foram mais de 200.000 testemunhas desses objetos, segundo o jornalista Carlos Mendes. Mais de 2.000 foram atacadas!

Cada pessoa apresentava um sintoma diferente, partes específicas de homens e mulheres eram atacadas, alguns ficavam de cama por semanas e outros não resistiam ao ocorrido.

Assunto relacionado:  Tom DeLonge publicou vídeo de UFO afirmando ser genuinamente alienígena

As aparições, no auge da Guerra Fria e da ditadura militar, chegaram a ser estudadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), que durante quatro meses investigou as denúncias. A Operação Prato foi a maior operação oficial para apurar a existência de objetos voadores não-identificados, na região norte do Brasil.

et varginha testemunhasET de Varginha

O ET de Varginha é o caso de ufologia mais famoso do Brasil. O episódio ganhou tal nome por ocorrer na cidade de Varginha (MG), em 20 de janeiro de 1996, quando três meninas teriam avistado um extraterrestre em um terreno no bairro Jardim Andere.

Kátia Andrade Xavier e as irmãs Liliane de Fátima e Valquíria Aparecida Silva relataram que o viajante cósmico andava como seres humanos, com duas pernas. Porém, tinham características mais peculiares, como a cabeça grande, os olhos vermelhos e a pele marrom.

Além disso, eles tinham cerca de 1,60 metros de altura e possuíam um tipo físico magro, com uma bifurcação em seus pés. Uma feição que não se parecia com nenhum animal já conhecido.

Alguns ufólogos acreditam que o corpo do ET teria sido analisado em um laboratório da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O governo local, porém, sempre negou a história.

 

vasco ovniOVNI no Morenão

O futebol é a paixão de qualquer brasileiro e, pelo visto, pode ter encantado também os supostos viajantes que vieram conhecer o Planeta Terra. Afinal, em 1982, uma partida do Campeonato Brasileiro deu espaço ao avistamento de um OVNI.

Na noite de 6 de março de 1982, o estádio Pedro Pedrossian (conhecido como Morenão), no Mato Grosso do Sul, recebeu a partida entre o Operário, time local, e o Vasco da Gama — que ganhou o Campeonato Carioca no fim daquela temporada.

Assunto relacionado:  Alienígenas estão se escondendo aqui na Terra e o Pentágono está ciente disso, afirma ex-oficial de inteligência dos EUA

O jogo, válido pela fase eliminatória, foi visto por mais de 24 mil pagantes, mas o que mais chamou a atenção naquela data não foi a vitória do Operário, mas sim o suposto avistamento de um OVNI. O episódio, aliás, é o maior avistamento coletivo de um objeto voador não-identificado na história brasileira.

Ainda no primeiro tempo da partida, uma forte luz teria surgido sobrevoando o estádio de forma constante, sem nenhuma movimentação ou desequilíbrio.

“Diz o pessoal que é disco voador. Eu não posso afirmar porque não sou da área, não conheço. Mas que teve essa luz grande, parada por cima do estádio, teve“, relatou o ex-árbitro daquela partida, José Assis Aragão, ao UOL.

TÓPICO(S):#OVNI#prato#ticchetti #extraterrestre#uapUFO
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

a6c72fd4 8ef4 473a b718 c5adf6ee2b49
SETI analisa pulsos de laser de origem extraterrestre
Notícias
2ae8ae3f 0aaf 4349 b0a7 cc3383fd026d
A esfera de Buga divide opiniões de ufólogos
Notícias
ChatGPT Image 24 de jun. de 2025 08 54 51
Dia Mundial da Ufologia: Uma Celebração do Mistério que Nos Une ao Cosmos
Notícias

Categories

Leia também

aee8e665 5672 482e a809 a7a87f529d73
Notícias

Governo usa supostos OVNIs para ‘esconder varias coisas’, diz ex-agente da NASA

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
uap disco
Notícias

Vídeo militar mostra OVNI em forma de disco sobre o Afeganistão

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
3 minutos de leitura
c5de6c75 1191 4fcb 902b e7ab5a5d2103
Notícias

George Knapp e Jeremy Corbell reagem à recente campanha de desinformação do pentágono

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
1 minutos de leitura
477def0a ecb9 4bca b950 3ddfab457a96
Notícias

UAPs: Confundindo o ‘inimigo’… e os cidadãos

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
8 minutos de leitura
160acba4 1a8b 45a6 a949 d461f230dea4
Notícias

Europa quebra o silêncio: “UAPs colocam a defesa aérea em risco”

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
5 minutos de leitura
c9dea5e7 9605 442d 9588 bc23c23c0fab
Notícias

AARO desclassifica novo vídeo de UAP

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
4 minutos de leitura
2202cbf3 2213 486c a2e7 6cc13a157987
Notícias

O enigma dos OVNIs da Groenlândia: segredos por trás das luzes e jogos de poder estratégico

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
4 minutos de leitura
IMG 20250604 WA0002
Notícias

Relatório de OVNI publicado em prestigiosa revista científica

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
2 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up