Uma discussão recente no Capitólio trouxe nova atenção aos Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAPs) e à ideia de vida em outros mundos. Em um briefing sobre UAPs em maio, o físico Dr. Eric Davis surpreendeu as pessoas ao falar sobre possíveis tipos alienígenas. Davis, que trabalhou em projetos secretos do Pentágono, mencionou “Grays, Nórdicos, Insetoides e Reptilianos” como seres que podem estar pilotando objetos voadores não identificados ou OVNIs. Ele disse que essas figuras têm forma e tamanho semelhantes aos humanos e podem fazer parte de programas ocultos para estudar tecnologia capturada.
O deputado do Missouri Eric Burlison, membro do Comitê de Supervisão da Câmara e de um grupo UAP, iniciou a palestra. No podcast “The Endless Void com Kristin Fisher” da semana passada, ele compartilhou que ouviu esses mesmos quatro tipos em reuniões a portas fechadas.

“Já ouvi essas quatro classificações serem discutidas em reuniões neste escritório por outras pessoas”, disse Burlison. “Mas o que eu não esperava era que ele dissesse isso. Eu não esperava que Eric Davis, sabe, cientistas respeitados, dissessem isso.”
Burlison se autodenomina um cético e não sabe ao certo onde Davis obteve essa informação talvez por experiência própria ou apenas por relatos de outras pessoas. “Se for verdade, este seria um momento de mudança de paradigma”, disse Burlison. “Mas, se for verdade, o governo não tem o direito de esconder tal segredo do público a que serve.”
A ideia dos Grays tornou-se conhecida na década de 1960, após o caso Betty e Barney Hill, em que o casal alegou que pequenos seres de pele cinza com grandes olhos negros os levaram, segundo o Daily Mail. Os nórdicos são vistos como pessoas altas e esguias, como os escandinavos, com cabelos e pele claros, frequentemente associados a antigas histórias de OVNIs da década de 1950.
Os insectoides, com características semelhantes a insetos, como braços extras e cascos rígidos, remontam a contos do início do século XX e até mesmo a um filme de 1902. Os reptilianos ganharam fama por meio de teorias da conspiração no final do século XX, alegando que metamorfos semelhantes a lagartos governavam a Terra, com ligações a antigos mitos asiáticos.
Embora Davis tenha listado esses itens no briefing, Burlison acredita que os OVNIs sejam provavelmente tecnologia avançada criada por humanos, talvez por empresas privadas. Ele destacou avanços na ciência, como a descoberta do Bóson de Higgs e estudos quânticos, questionando por que ninguém construiu motores melhores ainda. Algumas pessoas criticam as audiências como tolas, com a conversa sobre répteis e insetoides soando fantasiosa. Mas Burlison defende o trabalho, já que o dinheiro público financia os estudos sobre OVNIs pelo Pentágono e outras agências. “Devo ao povo americano chegar ao fundo disso”, disse ele.
Burlison acredita que as pessoas conseguiriam lidar com provas da existência de alienígenas. “A maioria simplesmente leria a manchete e seguiria em frente”, previu. Mesmo assim, ele afirma que a verdade precisa vir à tona.
“O governo pertence ao povo, e não o contrário”, enfatizou Burlison, acrescentando que “manter segredos tão monumentais seria trair a confiança do público”.