Vai ser uma grande noite para o turismo espacial. A SpaceX irá revelar seu primeiro passageiro para uma viagem ao redor da Lua no seu novo foguete hoje, 17 de setembro. O CEO da SpaceX, Elon Musk, até deixou de lado as prévias tentadoras do novo design de foguetes no Twitter. A SpaceX revelará seu foguete Big Falcon Rocket (BFR) em um webcast hoje à noite em sua sede em Hawthorne, Califórnia.
A revelação mais esperada veio logo após o anúncio surpresa da SpaceX na quinta-feira (13) de que havia assinado o acordo com seu primeiro passageiro para voar ao redor da Lua no BFR. A empresa apelidou o voo de “Missão Lunar BFR”. “A SpaceX assinou o contrato com o primeiro passageiro privado do mundo a voar ao redor da Lua a bordo de nosso veículo de lançamento BFR – um passo importante para permitir o acesso de pessoas comuns que sonham em viajar ao espaço”, anunciaram representantes do SpaceX no Twitter. “Descubra quem está voando e por que na segunda-feira, 17 de setembro.”
— Elon Musk (@elonmusk) 17 de setembro de 2018
Musk vem deixando mais pistas sobre a identidade do passageiro e o novo design da BFR desde então. Em dois posts no Twitter no início da manhã de hoje, Musk revelou novas reproduções da nave BFR. As imagens aparecem para confirmar as mudanças na nave da tripulação da BFR, incluindo três enormes aletas e um escudo térmico preto na barriga. A espaçonave também contará com uma asa móvel posicionada perto do nariz, de acordo com Musk .
— Elon Musk (@elonmusk) 17 de setembro de 2018
Na madrugada de quinta-feira(13), Musk deixou uma pista de onde o passageiro do foguete BFR pode estar, quando ele postou um único emoji de bandeira japonesa no Twitter. Quem quer que seja o passageiro, é uma boa aposta que ele ou ela venha a ser extremamente valorizado e famoso. As viagens para a Estação Espacial Internacional custaram mais de US $ 35 milhões para turistas espaciais, e o tiro na Lua da SpaceX está visando muito mais. “Apenas 24 seres humanos foram à Lua na história. Ninguém visitou desde a última missão Apollo em 1972”, acrescentou.
Musk disse que espera que o BFR possa estar pronto para uma viagem não tripulada a Marte em 2022, com um voo tripulado para seguir em 2024. Musk também disse que o sistema de lançamento BFR acabaria substituindo os foguetes Falcon 9 e Falcon Heavy da SpaceX . Ele será capaz de lançar até 150 toneladas à órbita terrestre, voar até a Lua, Marte ou outros destinos e até mesmo realizar viagens de passageiros pela Terra, disse Musk.
O CEO da SpaceX também informou que a espaçonave tripulada poderia potencialmente começar a fazer saltos de testes suborbitários não tripulados na base de testes de foguetes da SpaceX no Texas em 2019. E claro, a SpaceX ainda tem que construir o BFR. No início deste ano, a empresa assinou um contrato com o Porto de Los Angeles para construir uma instalação para construir seus foguetes BFR . Mas quem voará no primeiro vôo de passageiro BFR ao redor da Lua? E como o design da espaçonave maciça mudou desde o ano passado? Teremos que esperar até à noite para descobrir isso.
Fonte: Space.com
Visite a Space.com hoje à noite para obter uma cobertura completa do anúncio de lançamento à lua pela SpaceX.
Você pode assistir ao vivo aqui , cortesia da SpaceX, a partir das 21h.