Dados transmitidos pela Themis-B, uma das duas espaçonaves da missão Artemis, indicam que a sonda espacial pode ter sido atingida por um objeto, provavelmente um pequeno meteoro. O choque, que aconteceu no último dia 14 de outubro – mas só agora revelado pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) -, parece ter atingido a ponta esférica na extremidade de um dos aparelhos Electric Field Instrument [Instrumento de Campo Elétrico, EFI].
Apesar do impacto, todos os demais instrumentos científicos continuam a recolher dados e transmiti-los de volta à Terra: “A sonda e os instrumentos científicos a bordo da nave continuam a operar nominalmente”, afirmou a NASA em comunicado. Com isto, a inserção da sonda na órbita de Lissajous não será interrompida, devendo ocorrer conforme previsto. Além dos controladores de vôo, os cientistas da missão continuam analisando os dados para verificar algum dano eventual ainda não detectado.
Artemis é um acrônimo para Acceleration, Reconnection, Turbulence and Electrodynamics of the Moon\’s Interaction with the Sun [Aceleração, Reconexão, Turbulência e Eletrodinâmica da Interação da Lua com o Sol]. A missão Artemis usa duas das 05 sondas espaciais da missão Themis, que foram lançadas em 2007 e concluíram com êxito os objetivos iniciais no início de 2010.
As duas sondas farão medições simultâneas de partículas e de campos elétricos e magnéticos de dois locais diferentes para fornecer a primeira perspectiva tridimensional de como a aceleração das partículas energéticas ocorre perto da órbita da Lua, na magnetosfera distante e no vento solar.
Veja mais sobre a Artemis na reportagem NASA coloca sondas espaciais orbitando “lugar nenhum”. Em 2009, dois satélites de comunicação chocaram-se na órbita da Terra, o que causou a destruição dos dois.