Neste último domingo, 19 de outubro, um fato histórico ocorreu. Pela primeira vez um cometa passou muito próximo a outro planeta do Sistema Solar, onde uma frota de sondas da Terra estavam preparadas para investigar este evento. O cometa Sidding Spring, ou C/2013 A1, descoberto por Robert McNaught, em 03 de janeiro de 2013, passou a somente 139.500 km de Marte, e as três naves norte-americanas em órbita, Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), Maven e Odissey, sobreviveram incólumes ao fenômeno.
Além delas a nave indiana MOM e a europeia Mars Express também haviam sido programadas para observar a passagem do Sidding Spring, além dos dois rovers na superfície, Opportunity e Curiosity. E foi o primeiro, veterano de Marte onde opera desde 2004, a obter o que, se confirmada, será a primeira fotografia de um cometa a partir da superfície de outro mundo. A imagem, vista no alto desta página, mostra bem no centro um objeto com brilho fraco e enevoado, que ao que tudo indica é mesmo o C/2013 A1 Sidding Spring.
Astrônomos amadores também obtiveram algumas extraordinárias fotos do cometa em seu trajeto pelo Sistema Solar interior, que apresentamos nos links abaixo. As naves em órbita de Marte conseguiram realizar as observações pretendidas, antes de manobrar no lado oposto do planeta no momento mais crítico do evento, quando a atmosfera de Marte foi atingida pelas partículas da cauda do astro. A velocidade do Sidding Spring, relativamente a Marte, era de 203.000 km/h. Espera-se que mais informações e fotografias sejam divulgadas nos próximos dias.
Confira abaixo um vídeo a respeito da passagem do cometa por Marte:
O site Space.com faz uma completa cobertura do fenômeno
Veja fotos do cometa C/2013 A1 obtidas por astrônomos
Cometa se aproxima de Marte e será estudado por naves no planeta
Nave norte-americana entra em órbita de Marte
Índia coloca nave em órbita de Marte
Saiba mais:
Livro: O Mistério de Marte
DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.