Desde que a nave Dawn da NASA se aproximou de Ceres, planeta anão situado no principal Cinturão de Asteroides, entre Marte e Júpiter, a imagem de uma cratera com dois pontos brilhantes em seu fundo tem produzido inúmeras especulações. Os cientistas já sabiam que o corpo celeste é composto em grande parte por água, mas até mesmo para eles o achado foi uma surpresa.
Observando os vídeos e as animações produzidos, no site oficial da missão apresentado abaixo, é possível constatar que o ponto mais brilhante permanece visível mesmo quando a região da cratera já mergulhou na sombra, devido à rotação de Ceres. Andreas Nathues, do Instituto Max Planck da Alemanha e chefe da equipe da câmera, disse: “Durante o dia, o ponto evolui: ele fica mais brilhante. No anoitecer ele fica menos brilhante e na noite ele desaparece completamente”.
A cratera em questão tem 80 km de diâmetro, e os pontos brilhantes estão em seu fundo. As análises já realizadas comprovam que o brilho é proveniente de reflexão da luz solar, e consistente com uma superfície formada por gelo de água. Nathues afirma que a melhor hipótese é a de que plumas de vapor d´água estão emanando do fundo da cratera, onde existe gelo exposto. A definição das fotos por enquanto disponíveis não permite obter maiores detalhes dos dois pontos, porém já foi possível determinar que o maior deles possui menos de quatro quilômetros de extensão.
MANOBRAS ORBITAIS ANTES DO INÍCIO DA MISSÃO
Após a história entrada em órbita no último 06 de março de 2015, quando se tornou a primeira missão a visitar um planeta anão, a Dawn acionou seus três motores iônicos, que funcionam acelerando gás xenônio por campos magnéticos, a fim de desacelerar e diminuir a distância a Ceres. Espera-se que no final de abril ela atinja a primeira órbita de observação científica, a 13.500 km de distância do astro. Antes, no dia 10 de abril, está programada nova sequência de fotos, porém somente 17% de Ceres estará iluminado pelo Sol. As observações científicas de fato se iniciam no final do mês.
Confira imagens do asteroide Vesta obtidas pela Dawn
Planeta anão Ceres é candidato a abrigar vida extraterrestre
Nave Dawn entra em órbita do planeta anão Ceres
Saiba mais:
Livro: Dossiê Cometa
DVD: Pacote NASA: 50 Anos de Exploração Espacial
Veja em 50 Anos de Exploração Espacial os momentos mais emocionantes da trajetória da NASA, desde o primeiro homem em órbita até as missões do ônibus espacial. Reveja o incrível vôo de John Glenn na missão Friendship 7, o sucesso da Apollo 11 e os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua, as viagens seguintes ao satélite e as operações conjuntas com a nave soviética Soyuz. Conheça a verdadeira razão de não voltarmos mais à Lua e descubra que o destino agora é Marte, Vênus, Júpiter e mundos além do Sistema Solar, e quais são os planos da NASA para alcançá-los.