Carlos Alberto Vereza de Almeida, o prestigiado ator Carlos Vereza, concedeu entrevista exclusiva no Rio de Janeiro ao portal iG [Veja Carlos Vereza: “Vi discos voadores e eles sabiam que eram vistos”], oportunidade em que tratou sobre alguns temas, entre eles a presença alienígena na Terra, avistamentos e experiências que teve com o fenômeno, além de seu ponto de vista perante o assunto.
Vereza é conhecido no meio ufológico, tendo participado de vários eventos e, inclusive, narrado o episódio do programa Linha Direta Mistério da Rede Globo, especial sobre a Operação Prato.
Durante este recente bate-papo com o jornalista Valmir Moratelli, o ator e autor disponibilizou um vídeo do ano passado que, segundo ele, seria de dois UFOs gravados da varanda de seu apartamento na direção aproximada da Pedra da Gávea, filmados através de celular (aparelhos celulares possuem baixa qualidade de captação de imagens à distância) e diante de outras testemunhas que estavam presentes na ocasião.
Assista ao conteúdo: Rastro de avião
O consultor da Revista UFO Wallacy Albino, presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS) e membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), foi apresentado às imagens ainda na segunda-feira (31) e não teve dúvida ao identificar o fenômeno aeronáutico conhecido como trilha de condensação (rastro de avião): “Posso garantir com 100% de certeza que se tratam apenas de simples aviões. Esse efeito se chama trilha de condensação. Simplificadamente, ocorre quando, a certa altitude, o ar está frio e bastante úmido, fazendo com que a passagem de um avião crie uma nuvem à sua passagem. Este efeito só fica visível quando o Sol está se pondo ou nascendo”, esclareceu Albino.
Outro consultor da UFO, o aviador e comandante aposentado José Américo Medeiros [Veja Encontro nos Céus], integrante da National Aviation Reporting Center on Anomalous Phenomena [Centro Aeronáutico Nacional de Registros de Fenômenos Anômalos, Narcap] na condição de especialista técnico internacional, também concluiu a mesma hipótese: “Provavelmente vôos internacionais em grande altitude, vindos da Europa com destino ao Cone Sul. Este efeito é conhecido internacionalmente por jet contrail“.
Anatomia dos “rastros”
Profissionais da astronomia costumam ser consultados na avaliação e análise de casos semelhantes e, geralmente – quando ocorrem aparentemente na descendente – , classificam o fenômeno como meteorito ou reentrada na atmosfera de detritos espaciais (lixo espacial), cometendo alguns equívocos neste sentido [Veja Rastro de avião filmado no Rio de Janeiro confundiu muita gente e “Bola de fogo” supostamente meteorítica no Peru era…], compreensíveis por variarem da área astronômica.
No entato, desta vez a cena fugiu um pouco do escopo convencional da análise destes especialistas, provocando uma declaração inusitada da astrônoma Josina Nascimento, de que não seria algo conhecido. “Não é cometa, não é meteoro, não é estrela. Não é nada que a gente conheça. Não tem efeito de computador. Não sei do que se trata. São objetos não identificados do ponto de vista astronômico. Mas tem que se levar em consideração a meteorologia. Nós da astronomia podemos falar que não é um objeto conhecido, não é um fenômeno normal de se acontecer”, disse ela ao portal iG.
Raridade no comum
O fenômeno da trilha de condensação não é raro, muito menos insólito. Conforme pesquisas técnicas sobre o assunto, as mesmas ocupam cerca de 0,1% da atmosfera, mas podem chegar a 5% em regiões com intenso tráfego aéreo. Diariamente, são milhares de aeronaves a jato em vôo, pelo mundo todo, efetiva e constantemente, com menores picos durante as noites dos respectivos países, como podemos observar neste vídeo, abaixo. Ele foi feito com base nas informações de rotas aeroviárias colhidas em aeroportos de todo o planeta no ano de 2008, mostrando os percursos de aviões da Terra em 24 horas e é fruto de uma parceria com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA): A grande maioria das pessoas – incluindo profissionais experientes em suas áreas específicas que não abordem necessariamente este fenômeno -, não tem conhecimento sobre isso, muito menos deixam de lado a correria do dia-a-dia para observar e contar aviões que deixam rastros, sequer faria sentido. Clique aqui para ver milhares de imagens relacionadas.
É interessante lembrar que a quantidade de esteiras aeronáuticas é tão grande à nível mundial que há, inclusive, sérios estudos sobre sua atuação no clima e aquecimento global, da mesma forma e seriedade como são pesquisados os asteróides, meteoritos e lixo espacial.
No site de vídeos Youtube, há uma infinidade de filmagens do fenômeno, para todos os gostos e sob todas as formas de erros de interpretação. Contudo, para exemplificarmos de maneira mais aproximada ao vídeo em questão, assista aos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=I_1UAU1_tUQ
http://www.youtube.com/watch?v=qqzMb5EuX2I&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=axxTUGckBm8&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=qkNLBjDY4-I&feature=player_embedded
Causam ilusão de ótica mais acentuada exatamente ao entardecer ou amanhecer, conforme apontado anteriormente. Algumas informações mais aprofundadas fazem falta aos aficcionados do mundo ufológico – sejam amadores, curiosos, céticos ou mesmo profissionais de outras áreas científicas -, na hora se separar o joio do trigo.
Leia também:
Jornalistas que desviam da Ufologia falham com seus leitores
Conheça os novos lançamentos da Videoteca UFO, clique sobre os títulos, acesse as descrições e detalhes:
Vai muito além do básico e apresenta revelações inéditas sobre o avistamento múltiplo de naves alienígenas sobre a Base de Lançamento de Mísseis de Malmstrom, em Montana, onde danificaram as ogivas nucleares ali instaladas. Além de fantásticas ocorrências de objetos submarinos não identificados (OSNIs) na costa americana e casos que mudaram a história da humanidade
No Rastro dos Deuses – Coleção Descobrindo o Peru (II)
É o segundo episódio da referida e premiada coleção, um documentário fascinante que mostra a aventura de pesquisadores italianos que mergulharam na complexa história do Império Inca para confirmar se sua sabedoria realmente tem origem alienígena, e chegam a espantosas conclusões.
Reúne testemunhas ufológicas de inquestionável credibilidade, como o coronel Charles Halt, que viu um UFO aterrissado na Base Aérea de Bentwaters; o governador do Arizona Fife Symington; o piloto de caça Oscar Santa Maria, que perseguiu um disco voador no Peru; o general da Força Aérea Francesa Denis Letty; e o porta-voz da Casa Branca nos governos Clinton e Obama John Podesta. Além de pesquisadores, astronautas, pilotos e celebridades.
Veja o pacote promocional com grande desconto