No dia 6 de abril de 1966, no bairro de Westhall, Austrália, centenas de estudantes, professores e moradores viram um estranho objeto sobrevoar o local por alguns minutos, depois pousar e decolar velozmente. O objeto foi descrito como um prato de cabeça para baixo, metálico, de cor cinza brilhante e com cinco luzes.
Diversos alunos saíram correndo da escola do bairro em direção ao UFO. Vários relataram que a grama ficou marcada no local onde ele havia pousado; outros disseram que homens uniformizados apareceram logo que o objeto saiu, isolaram a área e começaram a recolher amostra do solo; e ainda outros mais que militares retornaram ao local dias depois e queimaram toda a vegetação.
O incidente foi noticiado pela TV nos programas da noite e pelos jornais no dia seguinte. Mas mesmo com tantas evidências, naquele mesmo dia, o diretor da Escola de Westhall marcou uma reunião urgente com toda a escola. Ele disse aos estudantes e ao seu corpo docente que o que eles tinham visto não era um disco voador, na verdade eles não tinham visto nada; e que eles não deveriam comentar o assunto com ninguém, pois poderiam ser ridicularizados, hostilizados e até mesmo ameaçados.
Muitos guardaram esse segredo até hoje. Alguns ainda sentem raiva por terem sido desacreditados e tiveram suas vidas afetadas.
Quarenta e quatro anos depois o pesquisador amador Shane Ryan está desenterrando o passado. Motivado pela maneira como aqueles estudantes foram tratados, ele está procurando os ex-alunos e funcionários da escola e as autoridades que estiveram lá naquele dia.
Brevemente escrevei um texto detalhando esse caso. Posso antecipar que é fantástico. Muito parecido com o ocorrido no pátio da Escola Ariel, em Ruwa, Zimbábue, em 1994.
O caso tem um site oficial. Estamos começando negociações para adquirir os direitos autorais do DVD para a coleção UFO.