Universidade de Glamorgan, no País de Gales lança curso de Astrobiologia que abordará de forma científica a vida fora da Terra e oferecerá diplomas de primeiro mundo aos estudantes da vida ET. Segundo informações da AFP, a Universidade de Glamorgan, no País de Gales, anunciou no último dia 28 de setembro a criação de um diploma para o estudo da vida extraterrestre dentro da disciplina de astrobiologia.
A instituição de ensino superior torna-se a pioneira no Reino Unido ao lançar o curso de nível superior que reconhece, de pronto, como fato científico, a vida extraterrestre. As informações da agência francesa dão conta de que os alunos já se encontram inscritos para o novo curso do primeiro ciclo de astrobiologia com três anos de duração. O curso de nível superior é oferecido pelo Centro de Astronomia e de Educação Científica.
O professor Mark Brake, diretor do curso, disse a AFP que existe um grande interesse no tema, citando como prova disso, o recente entusiasmo gerado pela provável descoberta de vida biológica em Titã, lua de Saturno. “O interesse das pessoas pelos temas científicos sérios é freqüentemente despertado pela cultura popular”, disse o professor Brake.
Para Blake, toda a bagagem temática acerca do assunto “vida fora da Terra” será considerada dentro do novo curso da Universidade de Glamorgan. Filmes como E.T. – O Extraterrestre e Contatos Imediatos do Terceiro Grau, ambos produzidos por Steven Spielberg, terão espaço no curso, “pois influenciaram cientistas encarregados de pesquisas”, acrescentou. O novo curso compreenderá, principalmente, os módulos de exploração do céu e a zoologia dos vertebrados, incluindo ainda pesquisas em laboratório e astronomia.
A cultura popular em torno da vida extraterrestre será também outro dos temas tratados. Na América do Sul, a Universidade de Aconcagua, sede A, município de Serena, no Chile, já oferece diplomado em vida extraterrestre desde fevereiro de 2005. O programa é dirigido a pessoas de todo o país que estudam o Fenômeno UFO.
O diplomado da instituição chilena tem duração de seis meses e contempla matérias como metodologia científica, aeronáutica, astronáutica, astronomia posicional, história da ufologia, bioastronomía, astroarqueologia, fotografia, análise de vídeo, entre outras. As aulas se dão via internet através da plataforma virtual da Universidade e poderão se inscrever pessoas de qualquer região do país, inclusive do estrangeiro.
A Universidade de Aconcagua do Chile se converte na primeira entidade de América Latina a oferecer um diplomado em Ufologia a nível internacional. No Brasil, nenhuma instituição do ensino superior ousou ainda investir na formação de profissionais nesta área, que, por sinal, desperta um crescente interesse público em todo o mundo.