O nome Erich von Däniken é capaz de fazer tremer qualquer um dos membros da comunidade científica mundial. A grande maioria dos cientistas e estudiosos refuta abertamente suas idéias e o considera um aproveitador, alguém que se utiliza um tema difícil e controverso para vender livros. Däniken conseguiu com seus estudos levantar uma polêmica que já dura várias décadas, sem que haja um consenso entre pesquisadores, estudiosos, professores e cientistas sobre todas as suas afirmações e teorias sobre a origem da humanidade e os deuses astronautas. Mas, alheio a esta discussão, o escritor segue seu caminho, visitando e sendo recebido em todos os cantos do planeta, já que viaja por diversos países para pesquisar algo novo. Maldito para alguns e genial para muitos outros, a verdade é que Däniken continua a afirmar que não estamos sós no universo, além de que somos e fomos visitados por todo o período de evolução da humanidade. Após escrever o livro que o tornou mundialmente famoso, Eram os Deuses Astronautas [1976], Däniken marcou para sempre sua passagem pela história, pelo menos como um dos escritores mais lidos, além de ser recebido com honras de cientista em todos os países que freqüentemente visita, acumulando, assim, evidências e indícios de suas teorias.
Questionamentos da humanidade — Nesta obra, ele investiga um mistério que fascina a humanidade por milênios: quem ou o quê eram os deuses descritos em histórias antigas? Ele pesquisou e analisou exaustivamente as maiores religiões do mundo, seus mitos e estruturas, em um esforço de encontrar uma resposta a esta pergunta. Sua conclusão é extraordinária. Os deuses não eram seres metafísicos carregados da imaginação da humanidade, mas extraterrestres que deixaram traços de sua presença em toda parte na Terra. Durante a preparação desta matéria tentamos uma entrevista com Däniken, mas infelizmente não conseguimos, pois o escritor está em mais uma de suas constantes viagens. Seu assessor foi quem respondeu nossas correspondências e nos informou que ele continua sua busca por todos os cantos do planeta, tendo se dedicado ultimamente ao parque temático Mystery Park, que criou em 2003, em Interlaken, Suíça. Erigiu o local para transformá-lo numa plataforma de apresentação e para a pesquisa dos mistérios do mundo, incluindo o Paleo-SETI, nome que deu a teoria do antigo astronauta. Lá apresenta todas as teses defendidas em seus diversos livros sobre os deuses do espaço, tendo, inclusive, construído réplicas dos antigos monumentos de todo o mundo e os locais de suas peregrinações. O parque é um sucesso, sendo visitado por milhares de pessoas de todos os cantos do mundo e se tornou visita indispensável para quem vai à Suíça. A grande verdade é que, mesmo que Däniken tenha forçado a barra em algumas das suas centenas de evidências, ele lançou para o mundo o questionamento sobre nossa origem e de nossos ancestrais.
Mostrou-nos que as antigas culturas do planeta inegavelmente adoravam “deuses” e os retrataram em diversos lugares no mundo, através de pinturas rupestres, ídolos antigos, tapeçarias, afrescos, petroglifos, hieróglifos, estátuas antigas, nas grandes e mais antigas escrituras da Terra, inclusive a Bíblia, entre tantas outras escrituras sagradas. Com suas pesquisas permitiu que nossa imaginação e nosso questionamento racional nos levassem a indagar: seriam realmente os deuses do passado seres inteligentes do espaço em visitas ao nosso planeta e que, não sendo compreendidos nas épocas de suas passagens pelo nosso mundo, foram confundidos e adorados como divindades? Eram os deuses astronautas? A pergunta continuará à espera de uma resposta. O escritor Erich von Däniken nasceu em 14 de abril de 1935, em Zofingen, Suíça. Foi educado no colégio St. Michel da faculdade de Fribourg, onde ainda estudante ocupava seu tempo com o estudo das antigas escrituras. Durante o período em que trabalhou como gerente de hotel, escreveu seu primeiro livro, Carruagens dos Deuses [1968], que se tornou um bestseller nos Estados Unidos, Alemanha e mais tarde em outros 38 países. Nos EUA ganhou a fama imediata em conseqüência da série de televisão Em Busca dos Antigos Astronautas, baseada em seu primeiro livro. Em 1993, a estação de televisão alemã Sat-1 começou um seriado intitulado Caminho dos Deuses. Em 1996, a companhia norte-americana ABC produziu um especial de uma hora, filmado em todo o mundo, intitulado Carruagens dos Deuses – Os Mistérios Continuam, que foi transmitido em 20 de setembro 1996, nos EUA e dois meses depois na Alemanha, pela RTL, sendo que 7.700 milhões de espectadores assistiram ao programa.
Viajante compulsivo — Hoje ele continua seu documentário com a ABC e com a RTL. Das mais de 3 mil palestras que o escritor ministrou em 25 países, 500 foram apresentadas em universidades. Fluente em quatro línguas, é um investigador ávido e um viajante compulsivo, percorrendo uma média de 160 mil km a cada ano, aos pontos mais remotos da Terra. Isso permite ao Däniken examinar in loco os fenômenos sobre os quais escreve. Por esse motivo, seus trabalhos já foram traduzidos em 32 línguas e venderam 63 milhões de cópias no mundo todo. Ele é membro da Associação Suíça dos Escritores, da Associação Alemã dos Escritores e do Pena Clube Internacional. Foi concedido a ele um grau honorário de doutor pela Universidade de Estado de Bolívia, sendo que também recebeu a honraria Hóspede Ilustre das Cidades de Ica e Nazca, no Peru. No Brasil ganhou a medalha Lourenço Filho e, na Alemanha, lhe foi concedida a Ordem de Gordon Bleu du Saint Esprit, junto com o astronauta alemão Ulf Merbold. Atualmente, Däniken vive na pequena Beatenberg, localizada a 64 km de Berna, na Suíça, próxima à cidade de Interlaken.