Nos últimos anos, o ambiente ufológico internacional tem sido sacudido pela difusão de certos documentos filmados que mostram uma face antes pouco conhecida do Fenômeno UFO. Alguns são legítimos, outros sensacionalistas. Neles, elementos reais e genuínos são misturados a outros seguramente discutíveis, colocando à prova o trabalho dos investigadores envolvidos em suas análises. Um exemplo é o filme da suposta autópsia extraterrestre de Ray Santilli [Ver edições UFO 40 e 53].
Em 27 de março de 1995, uma agência de notícias anunciou a divulgação de um filme secreto, rodado provavelmente nos Estados Unidos, em 1947, por um grupo de militares sem identificação. O filme mostrava a autópsia do que seria um cadáver extraterrestre. Tal material garantiu ao seu distribuidor inglês e principal promotor, Ray Santilli, uma soma inestimável de dinheiro, além de ter despertado o interesse de vários pesquisadores e de órgãos de informação de todo o mundo. Imediatamente após isso, surgiu uma clamorosa polêmica sobre a autenticidade do filme e sobre o ser que retrata. Ainda hoje há quem duvide da veracidade de tal documento.
De fato, apesar de o vídeo ter sido julgado genuíno por ufólogos conceituados, graças a minuciosas e escrupulosas análises por parte dos pesquisadores, uma forte campanha difamatória empreendida por segmentos da mídia cujos objetivos são obscuros fez com que a maioria das pessoas acreditasse que o filme apenas seja fruto de uma fraude grotesca. O filme de Santilli – que compreendia originariamente um segundo segmento onde aparecia um ser idêntico ao da autópsia já conhecida, mas substancialmente íntegro em sua estrutura física, no entanto, não é o único documento esclarecedor divulgado nesses últimos anos, ainda que se constitua num ícone. Quase contemporaneamente à penetração desse documento na mídia internacional, chegaram ao público outros dois filmes também sensacionais mostrando extraterrestres em variadas circunstâncias.
Um deles, também divulgado por Santilli, é a chamada cena da barraca, cujo conteúdo, porém, não é conhecido pela maior parte da opinião pública. Nele é visível o interior de uma cabana militar de campanha, onde estão presentes um oficial e dois indivíduos usando aventais brancos. O oficial assiste os médicos executarem uma série de exames preliminares em uma entidade de origem provavelmente extraterrestre, acomodada sobre um plano que poderia ser uma mesa ou um pequeno leito.
O ser mostrado nesse segundo – e também polêmico – filme de Santilli, em grande parte coberto por um tecido branco, mostra feições muito semelhantes àquelas dos chamados ETs cinzentos ou greys. Esse documentário, rodado provavelmente em 1947, como o anterior, também despertou o interesse e o debate entre os pesquisadores que tiveram a possibilidade de vê-lo, alguns se mantendo céticos, outros defendendo o material. As imagens do filme, sem som e de qualidade relativamente baixa, seguramente não diminuem a importância do documento, caso venha a ser definitivamente comprovado como real.
O alien observado no filme é bastante semelhante aos seres resgatados em 1989 junto aos destroços de um disco voador que se acidentou em pleno Deserto de Kalahari, na fronteira da África do Sul e Botswana
Na verdade, ainda que não tendo recebido a mesma atenção do primeiro filme de Santilli, sua credibilidade é relevante, com base nas mesmas testemunhas históricas conhecidas que autenticaram a gravação anterior. Dentro da barraca, as filmagens mostram pressupostos cadáveres de aliens recuperados junto a destroços de UFOs acidentados em várias quedas violentas no solo terrestre.
Bastidores da Ufologia – Mais recentemente, a esse tipo de documentários somou-se um que parece ainda mais inacreditável e desconcertante. Esta nova película foi divulgada no ano passado pela famosa rede televisiva norte-americana Fox Paramount e ficou publicamente conhecida como “a entrevista com o alienígena”. A Fox levou este documentário ao ar em 14 de abril de 1997, causando grande furor nos Estados Unidos e outros países. Sua divulgação se deu graças ao contrabando de material secreto de dentro de uma instalação secreta norte-americana, a Área 51. Não fossem por estes “bastidores” da pesquisa ufológica, e pela boa vontade de um ex-agente de segurança da Área 51, não conheceríamos seu conteúdo. Aliás, a saída insólita de materiais secretos relacionados ao Fenômeno UFO de dentro de instalações militares, verificada nos últimos anos, tem sido substancial para a Ufologia.
A principal característica desse novo filme é a presença de um alienígena vivo colocado sob verdadeiro e meticuloso interrogatório. Tal documentário teria sido vendido a uma companhia de produções de vídeo da Califórnia por um indivíduo de nome fictício, Victor. Esse misterioso personagem afirmou fazer parte do quadro de pessoal de uma das instituições que operam na Área 51. As imagens desse desconcertante documentário mostram um ser macrocéfalo, com grandes olhos escuros e morfologia muito semelhante aos dos alienígenas definidos como greys. O ser é colocado na parte posterior de uma mesa onde, no lado oposto, se encontra um indivíduo interrogando-o, talvez um militar.
Segundo a informação assegurada por Victor, o militar que sabatina o ET estaria na verdade tentando se comunicar telepaticamente com ele. O ser, aparentemente paciente por alguns instantes, começa a agitar-se na cena e, em seguida, talvez por causa da situação, aumenta seu nervosismo. Isso pode ser visto claramente no filme, embora de curta duração. Neste instante, aproximam-se dois homens com indumentárias médicas e com aparente intenção de prestarem ajuda à criatura – é nessa cena que, após um tempo, as imagens se interrompem bruscamente.
rave; entrevista não mostraram compaixão pela criatura, que é tratada como um presidiário”, disse o contatado Whitley Strieber
O filme foi escrutinado de todas as formas possíveis e submetido a dois especialistas em efeitos especiais para que pudessem emitir sua opinião. Um deles, mesmo sendo cético sobre a efetiva genuinidade do documento, admitiu que continha elementos decididamente difíceis de serem elaborados. Outros investigadores que tiveram a possibilidade de ver o filme expressaram um julgamento bastante positivo sobre a efetiva credibilidade do documentário. Segundo o conhecido pesquisador alemão Michael Hesemann [Representante da Revista UFO em seu país], o alienígena observado no filme é muito semelhante às entidades recuperadas nos destroços de um disco voador acidentado em junho de 1989, no Deserto de Kalahari, fronteira da África do Sul e Botswana.
Imediatamente após as primeiras polêmicas sobre o material, fica-se com a suspeita de que se trate de uma nova operação dirigida pelos serviços secretos, através de uma mídia de objetivos difamatórios, para trazer mais descrédito à Ufologia. Ora, o impacto negativo do filme de Santilli ainda podia ser sentido quando esse novo vídeo veio à tona. A suposta saída acidental do filme de dentro da Área 51 – o alegado contrabando do material – poderia ter sido montada. Ou ainda, quem sabe, planejada com base em um amplo programa de cover up do governo norte-americano, dirigido à liberação dos documentos autênticos que comprovem a realidade da presença extraterrestre em nosso planeta. Mas se o agente que fez o contrabando estiver falando a verdade, por qual motivo aqueles que até há pouco tempo haviam encoberto sistematicamente cada indício e provas relativas à presença de UFOs na Terra, de repente, haviam alterado sua posição?
Uma mudança de atitude assim repentina não pode deixar de despertar suspeita. A recente divulgação de documentos como esse filme, parecendo propositadamente acidental, poderia ser explicada pela necessidade de o governo dos EUA revelar o que sabe de forma indireta – talvez por saber que algo grave se aproxima e necessitar alertar a população sem revelar suas atividades ufológicas secretas de mais de 50 anos. Visto que o establishment político-militar toma suas decisões baseado em suas próprias necessidades, dificilmente apresentando escolhas aos cidadãos, é lícito supor que a atitude de liberar alguma verdade incômoda como esta tenha sido imposta por um fator externo ou por uma urgência grave.
Aproximação de ETs – Esta última hipótese poderia estar ligada à constatação do mais significativo evento da história, ou seja: a manifestação patente de uma ou mais civilizações extraterrestres aproximando-se da Terra. Tal ação por parte dos alienígenas poderia ser vista por qualquer um como uma espécie de intromissão nos confrontos de nossa civilização. Esta aproximação poderia também ser analisada negativa ou positivamente. Talvez ela fosse causada por graves motivos e imputada ao estado de profunda decadência e desordem que atravessa o nosso planeta e a nossa sociedade. De fato, basta olhar ao nosso redor para ver o dramático cenário que se desenha diante de nossos olhos: degradação ambiental, crise político-financeira, perda de valores espirituais e de toda moralidade, contínuos focos de guerra, novos experimentos nucleares. Enfim, uma crescente miséria e agravante fome que afligem grande parte da população mundial.
Essa avaliação sobre a aproximação dos extraterrestres é especulativa, é claro, mas caso confirmada, sua finalidade seria plenamente corroborada pelas posteriores informações que foram obtidas através do filme do interrogatório alienígena. De fato, observado o filme, constatamos que a maioria das informações fornecidas pelo suposto extraterrestre ao pessoal militar, durante tal interrogatório, é de natureza espiritual e filosófica – o que não é exatamente novo nos discursos desses seres aos humanos. Suas declarações encontram respaldo no fato de que não há reações violentas por parte do ser colocado sob sabatina, e de seus dois semelhantes, seguramente presentes em nosso planeta em algum lugar desconhecido.
São numerosos os casos em que pessoas, protagonistas de contatos telepáticos com seres provenientes de outros mundos – e também dentro do controverso âmbito das abduções – têm sido avisadas da premente necessidade de o gênero humano mudar sua consciência e atitude. Segundo nossos visitantes, tal mudança seria indispensável para constituir-se uma nova Humanidade que se caracterize por valores mais elevados do que os manifestos atualmente. Essa seria uma modificação básica motivada por princípios de cooperação, igualdade, justiça e de todos aqueles valores que os grandes sábios e mestres expressaram através de seus ensinamentos e, principalmente, com o seu exemplo de vida.
Portanto, um relaxamento dirigido e gradual na segurança de determinados documentos antes secretos, por parte dos governos, poderia ser motivado pelo temor das instituições de perderem totalmente a credibilidade e, portanto, o controle da população. E sob esta ótica que vamos colocar a difusão da filmagem da entrevista com o alienígena, independentemente do fato ser autêntico ou não. Tudo isso é parte das discussões sobre a temida hostilidade ou da esperada benevolência dos alienígenas que nos acercam. Em nossos confrontos com estas entidades, em numerosos casos dentro da casuística ufológica, tivemos demonstrado seu caráter de elevação espiritual, ainda que este seja diverso de sua evolução tecnológico-científica.
Amadurecimento interior – De forma definitiva, a profunda mensagem que emerge desse filme é de que a Humanidade, com seus pressupostos, ainda não está pronta para estabelecer contato direto com tais inteli
gências, sem antes passar por um processo de modificação interna e externa. Olhando as imagens do filme sobre o interrogatório do alienígena, é importante meditar profundamente sobre o que vem sendo praticado às escondidas do gênero humano por aqueles que indignamente o representam. Portanto, é fundamental que cada indivíduo amadureça dentro de si, criando uma nova consciência planetária de modo que, no futuro, a Humanidade não apenas esteja pronta a contatar seres inteligentes provenientes de outros mundos, mas possa resolver definitivamente os problemas que a tem atormentado durante todo o curso da História.