
A possível relação da religião com os UFOs é uma questão debatida há muito tempo. Aparições de entidades sobrenaturais que estariam sendo enviadas por Jesus, e até mesmo observações do que se acredita ser a Virgem Maria, já tiveram várias testemunhas em todo mundo. Entre elas – e um dos mais conhecidos –, encontra-se o italiano estigmatizado Giorgio Bongiovanni, que esteve no Brasil recentemente e afirma ter recebido a visita da Senhora desde 1989. Para ele, a Virgem enviaria mensagens de paz, fraternidade e amor que devem ser dissipadas pelo mundo. No entanto, o que os ufólogos estão descobrindo é que em algumas manifestações marianas são cada vez mais comuns as ocorrências do Fenômeno UFO. Ou seja: os devotos crêem estarem diante da entidade celestial, mas a Ufologia demonstra que o tipo de ser observado é bem diferente, pertencente mesmo aos reino dos ETs – pelo menos na maioria das vezes.
Um exemplo evidente disto é o que ocorreu na Serra de Baturité, no município de Brejo (CE), em 10 de outubro de 1994. Naquele dia a equipe do Centro de Pesquisas Ufológicas (CPU) foi até o local averiguar se realmente aconteceria o que o beato José Ernani dos Santos pregava: que a Virgem Maria desceria do céu e benzeria a todos. Além do CPU, 6.000 pessoas, munidas de terços, Bíblias e outros livros católicos, aguardavam a vinda de Nossa Senhora. De acordo com Ernani, a Virgem apareceria às 14:00 h, a fim de angariar fervorosos devotos, e realizaria três bênçãos a quem nela cresse. A primeira seria para todos os objetos e animais que ali estavam. Depois para a população presente, e por fim abençoaria a cidade de Baturité – em especial os monges do Mosteiro dos Jesuítas.
Faltando dois minutos para a hora marcada, nuvens escuras de chuva inexplicavelmente dirigiam-se para o local determinado para a aparição, levadas talvez pelo vento e encobrindo parte do cenário. Duas delas – as maiores – juntaram-se numa só, negra e carregada, que escondeu totalmente o Sol. Uma brisa agradável tomou conta do lugar, o que fez com que todos rezassem e gritassem histericamente, pedindo à Virgem perdão para seus pecados.
Raios Multicoloridos – Pelas frestas das nuvens, o Sol irradiava raios multicoloridos e um círculo prateado formou-se ao seu lado. Ernani, ajoelhado, escrevia a mensagem que, segundo ele, estaria sendo ditada por Maria. Cinco minutos depois tudo voltou ao normal e no céu, bastante visível, via-se na verdade um disco prateado do tamanho da Lua. Os pesquisadores Paulo Távora e Hélio Loyola documentaram com suas câmeras fotográficas 4 UFOs camuflados que, pela distância, pareciam ter cerca de 30 m de diâmetro. Três deles estavam enfileirados e pouco claros, enquanto outro apresentava-se mais nitidamente na forma discoidal, metálico, sólido e bem
delineado. Este liberava uma espécie de fumaça na parte esquerda.
A filmadora do Centro de Pesquisas Ufológicas (CPU) somente conseguiu captar 3 colunas de alguma coisa semelhante à poeira, provenientes detrás de duas palmeiras onde a Virgem deveria estar, na suposição do beato. Os objetos registrados nos céus de Baturité talvez estivessem observando o fenômeno ou o estivessem provocando. O fato é que algo impressionante aconteceu na pequena cidade de Baturité – algo além da tremenda e sincera devoção do sofrido nordestino.