Um vídeo publicado no YouTube, mostra o plenário da Assembleia Geral da ONU. Começa por se ouvir uma voz gravada, pedindo que sejam evitadas perguntas durante o discurso e exigindo que todas as câmaras sejam desligadas, porque é proibida a gravação do que se sucederá. A voz feminina vai mais longe: quem violar as regras, e transmitir a apresentação, será processado.
Feita a introdução, num tom assertivo, dá-se as boas-vindas a Aliya Prokofyeva, uma alegada especialista em assuntos espaciais. Poucos segundos depois, começa o discurso, na verdade, o anúncio, que é tanto fascinante quanto aterrorizador.
Hey guys, about the YouTube video where @aliyaprokofyeva announced contact with Aliens at UN Security Council, here’s how she turned into #Erdogan ????
Source video Aliya Prokofeya: https://t.co/vse1jqj7zl
Source video Erdogan speech at UN on Sept 25, 2018: https://t.co/eUz9JLpXuM pic.twitter.com/bIRzIarYCd
— ufoofinterest.org (@ufoofinterest) 31 de janeiro de 2019
A oradora diz que em dezembro de 2018 um objeto metálico semelhante a uma pirâmide apareceu sobre o Pentágono, em Washington, nos Estados Unidos. A coisa, que voava, tinha aproximadamente 100 metros e foi avistada a uma altitude de 500 metros.
Com o progredir do tempo, a revelação vai continuando a escavar um dos maiores enigmas para a humanidade, a vida extraterrestre. A NASA teria recebido dados enviados pelo tal objeto. Segundo as palavras da mulher, é possível afirmar que aquilo que foi avistado se trata de uma aeronave. A comandá-la, quase com 100% de certeza, extraterrestres que, ao contrário do que mostram muitos filmes, e contra todos os medos dos humanos, vinham por bem, sem qualquer sinal de agressividade.
Aos dois minutos e 28 segundos de vídeo, a lente da câmara é tapada e o discurso interrompido, como se o autor da gravação estivesse na iminência de ser apanhado, e tivesse de sofrer as consequências, vis, pela violação das regras.
Ora, na avaliação da veracidade da história, só um fato passaria no teste do polígrafo: a oradora. Aliya Prokofyeva existe, tem 32 anos, e apresenta-se como uma visionária do Espaço. Tanto, que quer criar a primeira cidade fora da Terra.
Nas redes sociais de Aliya é possível confirmar que colabora com a revista Forbes e é conselheira de um projeto da NASA. Porém, é igualmente nas redes sociais que se percebe que Aliya não tem formação acadêmica na área da Astronomia. A graduação passa, antes, pela administração e pelo marketing de moda.
Nas Nações Unidas, não há registo de que esta mulher tenha feito qualquer discurso no plenário da Assembleia Geral. O vídeo em que Aliya aparece foi, afinal, manipulado, a partir de um outro, verdadeiro, do presidente da Turquia, gravado em setembro de 2018, durante uma intervenção na ONU. A descoberta foi feita por Scott Brando, um especialista em detectar embustes relacionados com o Fenômeno UFO.
Colocando o vídeo de Aliya e de Erdogan lado a lado é possível perceber que nada no cenário muda, nem pessoas nem objetos, a não ser o próprio interveniente.
O embuste pode ter sido executado com recurso a uma tecnologia chamada Chroma Key, usada muitas vezes em televisão, e que consiste em gravar, por exemplo, uma pessoa sobre um cenário verde ou azul, em tonalidades intensas, e, depois, trocar esse cenário por um outro, virtual. Caso tenha sido executado desta maneira, a oradora tem de, obrigatoriamente, estar envolvida no esquema fraudulento, uma vez que teve de gravar o discurso.
Paralelamente, há a possibilidade de Aliya ter sido vítima de uma tecnologia que coloca a cara de uma pessoa noutros vídeos. A hipótese é menos provável, tendo em conta que a manipulação está bastante satisfatória, ao nível da concretização.
Quanto ao fato das imagens parecerem amadoras, esse é também o resultado da manipulação da gravação verdadeira, captada por câmaras profissionais.
Certo é que, não é possível saber se a entusiasta do Espaço está envolvida, até porque ainda não falou publicamente sobre o assunto. Relativamente ao utilizador que publicou o vídeo falso, este garante não ser o autor, apenas um agente de republicação. Um dos vídeos replicados no YouTube tem mais de 60 mil visualizações.
A última mentira desta história, complexa, é a alegada aeronave. Também não há registros de qualquer avistamento de um UFO em formato piramidal sobre o Pentágono, mas houve, algum tempo atrás, uma projeção holográfica de uma pirâmide no céu da sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos feita por um artista e que poderia ter dado abertura para tal crença.
Veja o vídeo revelando a manipulação digital:
Fonte: poligrafo.sapo.pt
Colaboração: David Vanzin
Vídeos: Canal João Marcelo, Tunguska legendas
Veja Mais:
Aliens podem existir de formas que nem podemos imaginar
Ufólogos de todo o país, da Austrália e Paraguai se reúnem em Curitiba em março
UFOs e armas nucleares: uma ligação ainda misteriosa
Neil Armstrong era fascinado por UFOs e ajudou a proteger nomes do governo
Possível UFO filmado rondando vulcão no México
Caso de mutilação de porcos na Argentina tem causado pavor na população strong>
Putin envia militares para Bureya; população desconfia de queda de UFO
Stephen Hawking reflete sobre origem do universo, ETs e viagem no tempo
Confirmado: Oumuamua não era asteroide, mas uma nave alienígena