Na manhã do sábado, 31 de outubro, chegou a notícia de que um novo agroglifo havia sido identificado em Ipuaçu. O editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, imediatamente se dirigiu para aquela cidade no oeste de Santa Catarina, onde chegou às 15h30 do mesmo dia. Na estrada já era possível ver a exuberante figura em uma colheita de trigo já bastante maduro e seco, e bem castigado, semanas antes, pelas chuvas.
Quem descobriu o agroglifo foi a equipe da Novelo Filmes, que está produzindo o documentário “Círculos” para o History Channel. Gevaerd havia estado com eles no final de semana passado gravando, sem que qualquer figura aparecesse. Estatisticamente, analisando o histórico do fenômeno que se repete desde 2008, era provável que uma ocorrência se desse no último final de semana de outubro. E assim foi.
A figura tem quase 100 m de comprimento por cerca de 80 m de largura. Formam o agroglifo uma anel ovalado que se expande nas áreas opostas da imagem, indo a 6 m de largura. As partes contrárias, laterais, têm menos de um metro. Dentro há 4 elipses idênticas de 30 m de comprimento por 8,5 m de largura cada. É um bela figura. Cortando as 4 elipses a uma distância de 6 metros de suas partes mais externas há um círculo de mais de 40 m de diâmetro e cerca de 2 m de espessura. Ao passo que este círculo tem as plantas dobradas em sentido anti-horário, as elipses – que chamaremos de “pétalas” – foram feitas antes e suas plantas estão em sentido horário.
LUZES ESTRANHAS
O agroglifo foi descoberto nesta manhã de 31 de outubro, às 07h00, por um vizinho que alertou o proprietário, senhor Moacir Luis Romani, dono das poucas fazendas ainda com trigo na região. Todas estarão colhidas até amanhã. O local exato fica na Linha Vista Alegre, praticamente ao lado da Hidrelétrica Quebra-Queixo e a 10 quilômetros do centro de Ipuaçu. Digno também de nota é que outros vizinhos do senhor Romani, que pescavam em um açude a 200 m de onde surgiu a figura, em um declive, viram ontem à noite, por volta das 23h00, uma luz de cor neon iluminar a plantação e refletir-se na água do açude.
A observação de UFOs ou luzes menores, conhecidas como sondas ufológicas, é muito comum de ocorrer nas noites anteriores à descoberta de agroglifos. Outro detalhe, visível nas fotos, pode levar algumas pessoas a afirmar que o agroglifo é bastante irregular. Bem, eles sempre são pelo menos um pouco irregulares. Neste caso, a plantação estava bastante deteriorada e pouco uniforme, devido às chuvas, o que levou ao formato pouco preciso da figura.
Eles chegaram ao Brasil: Misteriosos agroglífos surgem em Ipuaçu, Santa Catarina
Agroglífo em forma de flecha surge em Ipuaçu, Santa Catarina
Agroglifos de Ipuaçu impressionam a Ufologia Brasileira
Sai o laudo dos agroglifos de Santa Catarina
Saem as imagens aéreas do agroglifo de Santa Catarina
Novas imagens apontam para autenticidade do agroglifo de Prudentópolis
No UFOZ, as análises sobre o novo agroglifo brasileiro
Relatório aponta que agroglifo de Prudentópolis não foi feito por mãos humanas
Saiba mais:
Livro: O Mistério dos Círculos Ingleses
Há mais de 20 anos, plantações da Inglaterra e de outros países têm sido alvos de um estranho fenômeno. Desenhos inexplicáveis e cada vez mais complexos surgem misteriosamente em campos de trigo, cevada, canola, arroz e de outros cereais. Seu autor, Wallacy Albino, é o maior especialista nacional sobre o tema e presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS). O livro, rico em ilustrações, traz informações atualizadas sobre esse que é considerado o maior enigma da atualidade.