Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Surge possível explicação científica para a \’separação das águas\’
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Surge possível explicação científica para a \’separação das águas\’
notícias

Surge possível explicação científica para a \’separação das águas\’

Ventos muito velozes e insistentes podem ter causado o fenômeno

Ultima atualização: 23 de setembro de 2010 13:44
Por
Equipe UFO
Envie!
Envie!

030dfe750d437f943bf70e2c3245c55c1527626716

Famosa cena bíblica em que o povo escolhido atravessa o Mar Vermelho, após Moisés tê-lo \’separado\’
Créditos: thetruth

Investigadores do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR) e da Universidade do Colorado podem ter encontrado uma explicação científica para o episódio bíblico descrito no Livro do Êxodo, segundo o qual Moisés teria separado as águas do Mar Vermelho para permitir a fuga do povo de Israel do Egito. De acordo com o estudo publicado ontem na revista científica PloS, os investigadores pretendem provar que um vento forte vindo do Leste – a cerca de 101 km/h (63 milhas/h) –, soprando durante aproximadamente 12 horas, poderia criar um fenômeno de “separação de águas”.

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

As hipóteses científicas correspondem às descrições bíblicas, de que o vento teria soprado durante várias horas e “aberto”, depois, uma passagem no Mar. Os cientistas usaram computadores para fazerem simulações do fenômeno, tendo em conta a topografia da região à época (cerca de três mil anos atrás). Os modelos obtidos através das simulações mostraram que os sedimentos existentes no Delta do Nilo criavam um uma “ponte” de solo, habitualmente submersa, mas com pouca profundidade – cerca de 1,8 m. A situação descrita seria capaz de criar uma passagem seca durante quatro horas.

Com o vento forte, durante tanto tempo, a água poderia ter se deslocado para o lago de Tanis, criando uma passagem no Mar Vermelho, fenômeno explicado pela dinâmica dos fluidos. “As simulações são bastante fiéis ao que é relatado no Êxodo”, diz Carl Drews, do NCAR, autor do estudo. “A separação das águas pode ser compreendida através da dinâmica de fluidos, o vento move a água de forma que, em conformidade com as leis da física, cria passagem segura, com água nos dois lados e, em seguida, abruptamente permite que a água retorne”, explicou. Segundo Drew, o vento teria empurrado as águas de seis metros de profundidade, criando passagem de 3,2 quilômetros de comprimento e cinco de largura.

Assunto relacionado:  J. J. Benítez: \'Há inúmeras provas sobre a realidade dos UFOs\'

O estudo indica ainda relatos de fatos semelhantes ocorridos na mesma zona, no século XIX. Mesmo assim, a pesquisa foi questionada: alguns peritos dizem que foi baseada numa reconstrução dos locais prováveis e profundidades dos canais do delta do Nilo, que mudaram muito ao longo do tempo.

crédito: Nicolle Rager Fuller

Como a força dos ventos poderiam ter causado a divisão do Mar Vermelho

Como a força dos ventos poderia ter causado a divisão do Mar Vermelho. Ilustração

A animação abaixo mostra como um vento oriental poderoso sobre o local poderia ter empurrado a água, depois de soprar por cerca de nove horas, expondo os planos de lama e, eventualmente, proporcionando uma rota de fuga superficial semelhante ao relato bíblico.

TÓPICO(S):Edição 162
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

ChatGPT Image 15 de out. de 2025 13 54 59
Rússia anuncia projeto ambicioso para buscar vida extraterrestre
Notícias notícias
IMG 20251015 WA0001
Congressista Tim Burchett relata objeto subaquático do tamanho de um campo de futebol se movendo a 320 km/h
Notícias
DALLE 2025 01 16 18.35.09 A wide cinematic illustration inspired by the Silurian Hypothesis depicting an ancient advanced civilization on Earth that existed millions of yea
A Hipótese Siluriana: E se não formos a primeira civilização da Terra?
Notícias notícias

Categories

Leia também

ChatGPT Image 11 de out. de 2025 18 00 40
Notíciasnotícias

Mistérios dos céus: 8 avistamentos em massa de UFOs que desafiam os céticos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
19 minutos de leitura
3IATLAS NASA 2048x1179 1
Notíciasnotícias

As últimas imagens da NASA do 3I/ATLAS em um sobrevoo recente em Marte surpreenderam as mídias sociais: veja por que ele parece tão estranho

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 7 de out. de 2025 09 18 24
Notíciasnotícias

Obrigado Paiva Netto

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
ChatGPT Image 1 de out. de 2025 09 57 55
Notíciasnotícias

Shutdown trava governo dos EUA: UFOs também ficam sem investigação!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
012f072ec7ac36d0b10ce54070840c7a
Notíciasnotícias

Estranhas luzes são filmadas nos céus da Austrália! Assista ao vídeo

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
WhatsApp Image 2025 09 19 at 16.33.14 1
Notíciasnotícias

Filho das Estrelas – Um filme baseado em fatos reais!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
3 minutos de leitura
audiencia 1
Notíciasnotícias

Audiência pública reúne Ufólogos em Brasília

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
8 minutos de leitura
3iatlas navecometa
Notíciasnotícias

E se o 3I/ATLAS fosse um cometa e uma nave espacial interestelar? Um novo estudo sugere que é possível

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
4 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up