O Mato Grosso do Sul parece ter sido palco de eventos extraordinários no mês de outubro. A redação da Revista UFO recebeu vários telefonemas e e-mails de moradores de Coxim, Corumbá e Campo Grande afirmando terem visto algo estranho na segunda-feira (24). Esse é o caso do senhor Elisiar Vilmar Ferreira, morador do Bairro Monte Líbano, em Campo Grande (MS), que afirma ter avistado uma espécie de bola de fogo cortando o céu às 21h00 daquele dia. Segundo ele, era uma luz muito forte que tinha cerca de 50 cm de largura e estava a 300 m de altura. “Moro no terceiro andar do Residencial Rui Barbosa e naquela noite estava assistindo à televisão junto com minha esposa quando um clarão nos chamou atenção. Tudo durou apenas alguns segundos, mas aquilo parecia um cometa cortando o céu”, afirma. Ainda de acordo com a testemunha, muitos funcionários da empresa onde trabalha também relataram terem visto o mesmo fenômeno. A luz teria passado pelo referido bairro e foi vista na saída para o município de Rochedo e perto do Aeroporto Internacional de Campo Grande. “Umas 10 pessoas conversaram comigo sobre isso e estamos curiosos para saber do que se tratava, já que o céu na última segunda-feira estava limpo e não havia previsão de chuva. Logo depois que vimos a luz percebemos aeronaves sobrevoando o centro da cidade, mas isso pode ter sido apenas coincidência”, destaca Ferreira. Realmente, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o tempo estava limpo e a temperatura variou de 20,9°C a 30,3°C e a unidade relativa do ar não passou de 60%.
Corumbaenses também avistam fenômeno estranhoVista geral da cidade de Corumbá, onde foram registrados eventos estranhos no céu. O interessante é que esse tipo de ocorrência também foi registrada na cidade de Corumbá, localizada na região oeste do Estado. Os moradores estão assustados devido a um grande clarão visto na noite do dia 24 de outubro. O suposto “fenômeno”, sem explicação até o momento, vem sendo alvo de comentários de ouvintes dos programas do radialista Francisco de Barros, também conhecido na região como Chicão, da Band FM. Os relatos confirmam que parte do céu foi iluminado por uma luz muito forte que durou apenas alguns minutos por volta das 21h00 daquele mesmo dia, além disso foi visto em vários bairros localizados na região alta da cidade. Segundo Barros o número de telefonemas aumentou desde que o assunto foi abordado na rádio e inúmeras pessoas buscam por explicações.
“Muitos dos ouvintes que viram o clarão se assustaram. Recebemos ligações até de moradores da área rural, descrevendo o caso. Eles afirmaram que após a luz escutaram um grande estouro, semelhante à explosão de algo pesado caindo no chão”, declarou. Pelo relato das testemunhas, era um objeto grande e que fazia no céu um trajeto de queda deixando um pequeno rastro, semelhante à fumaça ao se apagar. Tal fenômeno foi visto por muitos moradores dos bairros Vitória Régia, Nova Corumbá e Popular Velha. Divergência nos depoimentosEmbora as versões tenham o clarão como ponto comum, elas divergem em alguns trechos. “Há os que afirmam ter ouvido um estouro logo após o sumiço da luz, outros dizem que a claridade foi lentamente diminuindo até se apagar atrás do morro, onde fica a estátua do Cristo Rei do Pantanal. Ainda há afirmações que dizem se tratar de sinalizadores náuticos ou até mesmo de raios anunciando chuva, que não aconteceu naquela noite” afirmou o jornalista Marcelo Fernandes do site Corumbá Online. Esse fenômeno impressionou muita gente, sendo registrado pela primeira vez na região
“Além disso recebi um e-mail falando sobre um avistamento semelhante em Porto Murtinho (MS), também localizado na região Norte do estado. Tudo ainda é um mistério”, revela Fernandes. O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB), que funciona no Aeroporto Internacional de Corumbá informou que não foi monitorado nenhum objeto estranho no céu da cidade na noite do dia 24 de outubro. Apesar da seção funcionar até às 20h00, os radares que monitoram o espaço aéreo da região não detectaram qualquer anormalidade.Avistamento em CoximMuitas dúvidas ainda povoam a mente dos moradores da cidade de Coxim, localizada a 258 km da capital do Estado de Mato Grosso do Sul. Os fazendeiros da região comentam ter avistado no último dia 15 de outubro um objeto não identificado no céu da localidade. Segundo informações do prefeito de Coxim Moacir Kohl, que também presenciou o fato, o objeto era parecido com uma estrela, emitia uma luz muito forte e brilhava.
“Não sei o que realmente era aquilo, pois não fazia nenhum barulho e encontrava-se a aproximadamente mil metros de altura. Naquele final de semana eu e meus familiares estávamos na casa do meu cunhado, Oscar Cervi, quando o guarda noturno, o senhor Jota, nos chamou para ver algo estranho. Não tenho a menor idéia do que poderia ser aquilo, mas tenho certeza que não era avião ou helicóptero, pois essas aeronaves não param ou giram no céu”, afirma Kohl. Segundo moradores do local o artefato girava em torno do próprio eixo e emanada uma luz incandescente. O fenômeno durou apenas três minutos e como um risco a luz partir numa velocidade incrível. O fato ocorreu no último final de semana e muitos afirmam que nunca viram nada igual. Moradores da zona rural também disseram ter visto luzes fortes e coloridas nos campos, que inclusive assustaram seus animais. Esse é o comentário geral da cidade. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) foi consultado, no entanto os responsáveis pelo órgão não registraram nada diferente nos últimos dias na região. Além disso o departamento de comunicação social do 47° Batalhão de Infantaria do Exército de Coxim, localizado próximo à região do avistamento, também não registrou nada extraordinário.