A Boeing e a NASA tiveram que atrasar o lançamento da espaçonave devido a problemas técnicos, primeiro devido a uma válvula defeituosa e depois devido a um alarme no sequenciador automático de lançamento
Mas a terceira vez é o charme! Nesta quarta-feira, às 10h52 EDT, o Starliner foi lançado sem problemas movido por um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA). A bordo estão os astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams, cujo destino é a Estação Espacial Internacional (ISS).
“Dois corajosos astronautas estão a caminho deste histórico primeiro voo de teste de uma nova espaçonave”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson. “O Starliner da Boeing marca um novo capítulo na exploração americana. O voo espacial humano é um empreendimento ousado, mas é por isso que vale a pena fazê-lo. É um momento emocionante para a NASA, para os nossos parceiros comerciais e para o futuro da exploração. Vamos Starliner, vamos Butch e Suni!”
Como parte do Programa de Tripulação Comercial da agência, o teste de voo ajudará a validar o sistema de transporte, plataforma de lançamento, foguete, nave espacial, capacidades operacionais em órbita e retorno à Terra com astronautas a bordo, enquanto a agência se prepara para certificar o Starliner para rotação missões para a estação espacial – exatamente como um táxi da superfície para a órbita da Terra.
Durante o voo, a Boeing monitorará uma série de manobras automáticas da espaçonave a partir de seu centro de controle de missão em Houston. As equipes da NASA, por sua vez, monitorarão as operações da estação espacial durante todo o voo a partir do Centro de Controle da Missão no Centro Espacial Johnson (JSC).
“A tripulação voando no Starliner representa mais de uma década de trabalho do Programa de Tripulação Comercial e de nossos parceiros da Boeing e ULA”, disse Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial do JSC. “Para muitos de nós, este é um momento de definição de carreira, trazendo uma nova capacidade de transporte de tripulação para nossa agência e nosso país. “Vamos dar um passo a passo, colocando o Starliner à prova e permanecendo vigilantes até que Butch e Suni pousem em segurança de volta à Terra na conclusão desta missão de teste.”
O Starliner atracará automaticamente na porta dianteira do módulo Harmony da estação aproximadamente às 12h15 de quinta-feira, 6 de junho, e permanecerá no laboratório orbital por aproximadamente uma semana, período durante o qual Wilmore e Williams se juntarão à tripulação da ISS.