Enquanto procura um local adequado para a sonda Phoenix, que deve pousar nos arredores do pólo marciano em 2008, a espaçonave Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) está revelando detalhes incríveis e valiosos sobre essas regiões inexploradas do planeta vermelho.
A combinação de imagens de radar, fotografias e resultados de um espectrômetro (instrumento que indica a composição do solo) revelam a estrutura de camadas ricas em gelo de água que se sobrepõem umas às outras nos pólos – dando pistas sobre o passado de Marte, época em que o planeta deve ter sido mais hospitaleiro para possíveis formas de vida.
Os cientistas da Nasa estão muito animados com a oportunidade de usar conjuntamente sondas de pouso, como os jipes robóticos Spirit e Opportunity, e orbitadores, como o Mars Reconnaissance Orbiter, para revelar os segredos ocultos de Marte.
Os últimos resultados científicos dos jipes e da MRO foram divulgados por pesquisadores da Nasa na reunião anual da União Geofísica Americana, em San Francisco.