PRÉ-VENDA
Ad image

Sonda da NASA vai se chocar contra cometa e colher dados do universo

Impacto extraterrestre para comemorar o dia da pátria

Equipe UFO

4131ced682588abfe63b7c3df76534121528372853

Ilustração do impacto feita pela NASA
Créditos: NASA

A sonda Impact Deep que se chocará com o cometa Tempel-1, em 04 de julho, comemorado nos Estados Unidos como o dia de sua independência, deverá gerar um grande mérito global em prol da Agência Espacial Americana (NASA) e seus últimos feitos na exploração espacial. Antes de mais nada, será um grande espetáculo piro-high-tech, sobretudo, para o sempre ascendente patriotismo norte-americano que não perde a chance de se exacerbar para se sobrepor aos demais países que também investem na exploração espacial.

Ad image

O impacto profundo de uma sonda norte-americana contra um cometa foi altamente inspirado num dos clássicos hollywoodianos mais assistidos em todo o mundo. O longa metragem Impacto Profundo (Deep Impact, homônimo da sonda), onde também patrioticamente uma equipe da NASA dentro de um ônibus espacial Columbia, antes do fatídico acidente, desce até a superfície do cometa e tentam dinamitá-lo, fragmentando-o para assim evitar o choque com a Terra. No final dessa aventura extraterrestre, a equipe que dinamitou parcialmente o asteróide morre toda, mas a moral da história é que, heroicamente, os EUA salvam, não somente “a pátria”, mas todo o planeta!

Além de ser uma jogada de marketing para superar a recente explosão dos ônibus espaciais Columbia e Challenger – aniquilando-se ambas as tripulações – a NASA parece mais querer propagandear e auto-afirmar sua capacidade de proteger a Terra perante ataques “externos”. O belo espetáculo, proporcionado pela maior potência do globo e que poderá ser visto a olho nu de várias partes da Terra, torna-se a mais recente mostra da “Supremacia Bush”, que se preocupa mais em gastar milhões de dólares com este tipo de show fora do planeta, do que em investir contra a miséria e a fome que avança em todo o mundo, inclusive, em seu próprio país. Seja como for, pelo menos uma coisa conseguiram com o high poderio “marke-tech”: não será apenas o povo norte-americano que ficará à espera do próximo 04 de julho para assistir o show de Bush.

Impacto profundo contra um cometa
Sonda da NASA vai se chocar contra cometa e colher dados do universo.

A NASA fez lançamento no dia 12 de janeiro da sonda Deep Impact (Impacto Profundo), que se despedaçará contra o cometa Tempel-1 no dia 04 de julho de 2005 para estudar sua composição. O astrônomo mexicano José de la Herrán explicou que os cometas contêm o material original com a que se formou o Universo e a investigação destes objetos “celestes” é muito importante para revelar a origem da vida.

Por isso, o cientista considera que é “muito importante” enviar até ele a nave automática Deep Impact com o intuito de se produzir uma colisão e o desprendimento de material geológico para estudos inéditos de sua composição. Segundo a NASA, o Deep Impact abrirá uma cratera com cerca de 6km de diâmetro no objeto celeste, cujo impacto poderá ser visto a olho nu da Terra “como se fossem fogos de artifício, produzidos pela primeira vez no Universo, através de uma ação humana”. Autor: Mariana Viayra Ramirez.

Compartilhe