Cientistas espaciais indianos e tecnólogos observam atentamente os padrões de vôo e sistemas de navegação dos UFOs. Os padrões de vôo dos extraterrestres são bem diferentes dos sistemas humanos dizem os especialistas. Eles são analisados em modelos computacionais que são capazes de extrapolar os pontos de desaparecimento. O modelo computacional utiliza análise de eventos futuros para interpolar e extrapolar o padrões de vôo.
Os engenheiros envolvidos não gostam de falar, mas eles sugerem que alguns sistemas de vigilância podem algumas vezes detectar esses estranhos padrões de vôo. Copiar os sistemas de navegação e os padrões de vôo dos UFOs é impossível. Mas há indicações de que os UFOs alteram os seus sistemas de propulsão de níveis óticos para sonoros, após entrar na atmosfera terrestre. Depois disso, um novo sistema de propulsão, orientação, navegação e, conseqüentemente, de padrão de vôo, é utilizado.
Os cientistas indianos que trabalham nestes projetos dizem também que os UFOs têm a capacidade de criar ilusões e desaparecer nas nuvens de um fluxo eletromagnético a qualquer momento. Isso complica as observações e, nesse momento, somente os complexos algoritmos computacionais podem auxiliar os estudiosos. Numa situação particular, um UFO foi rastreado e seguido fora da atmosfera terrestre.
Isso foi obtido por extrapolação e forneceu excelentes informações sobre possíveis sistemas mais eficientes para orientação, navegação e propulsão. Novamente, o maior problema é acreditar nesses padrões de vôo obtidos. Isso porque os extraterrestres podem criar ilusões e desaparecer completamente a qualquer momento.