Revista UFORevista UFORevista UFO
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Lendo: Sinal de possível vida é encontrado em exoplaneta distante
Envie!
Entrar
Notificação Mostre Mais
Font ResizerAa
Revista UFORevista UFO
Font ResizerAa
Buscar
  • Loja da UFO
  • Notícias
  • Contato
  • Mais
    • Anuncie
    • Diretor
    • Fundador
    • Sobre a Revista UFO
    • Ufoplay
  • Expediente
  • Editor
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Revista UFO > Notícias > Sinal de possível vida é encontrado em exoplaneta distante
notícias

Sinal de possível vida é encontrado em exoplaneta distante

O Telescópio Espacial James Webb (JWST) da NASA pode ter descoberto evidências de um sinal de vida em um planeta distante.

Ultima atualização: 15 de setembro de 2023 08:05
Por
Redação | Portal UFO
Envie!
sinal
Obra de arte: K2-18 b orbita uma estrela anã fria mostrada em vermelho, longe o suficiente para que sua temperatura suporte vida. Fonte: NASA
Envie!

O famoso telescópio pode ter detectado sinal de uma molécula chamada sulfeto de dimetilo (DMS). Na Terra, pelo menos, isso só é produzido pela vida

Os investigadores sublinham que a detecção no planeta a 120 anos-luz de distância “não é robusta” e são necessários mais dados para confirmar a sua presença. Os pesquisadores também detectaram metano e CO2 na atmosfera do planeta. A detecção destes gases pode significar que o planeta, denominado K2-18b, tem um oceano de água.

O professor Nikku Madhusudhan, da Universidade de Cambridge, que liderou a pesquisa, disse à BBC News que toda a sua equipe ficou “chocada” quando viu os resultados. Ele disse: “Na Terra, o DMS é produzido apenas pela vida. A maior parte dele na atmosfera terrestre é emitido pelo fitoplâncton em ambientes marinhos.”

Link enviado instantaneamente!
Ad image
Assista esse e muitos outros vídeos exclusivos
Ad image

Mas o professor Madhusudhan descreveu a detecção do DMS como provisória e disse que seriam necessários mais dados para confirmar a sua presença. Esses resultados são esperados em um ano. Ele disse: “Se for confirmado, seria um grande negócio e sinto a responsabilidade de acertar se estamos fazendo uma afirmação tão grande.”

02 9
O Telescópio Espacial James Webb é capaz de analisar pequenas partículas de luz das atmosferas de planetas distantes. Fonte: GettyImages

É a primeira vez que os astrônomos detectam a possibilidade de DMS num planeta orbitando uma estrela distante. Mas eles estão tratando os resultados com cautela, observando que uma afirmação feita em 2020 sobre a presença de outra molécula, chamada fosfina, que poderia ser produzida por organismos vivos nas nuvens de Vénus, foi contestada um ano depois.

Mesmo assim, o Dr. Robert Massey, que é independente da pesquisa e vice-diretor da Royal Astronomical Society de Londres, disse estar entusiasmado com os resultados. Massey disse: “Estamos caminhando lentamente em direção ao ponto em que seremos capazes de responder à grande questão de saber se estamos sozinhos no Universo ou não. Estou otimista de que um dia encontraremos sinais de vida. Talvez seja isso, talvez em 10 ou mesmo 50 anos teremos evidências tão convincentes que serão a melhor explicação.”

O JWST é capaz de analisar a luz que passa pela atmosfera do planeta distante. Essa luz contém a assinatura química de moléculas em sua atmosfera. Os detalhes podem ser decifrados dividindo a luz nas suas frequências constituintes – mais ou menos como um prisma criando um espectro de arco-íris. Se faltarem partes do espectro resultante, este terá sido absorvido por produtos químicos na atmosfera do planeta, permitindo aos investigadores descobrirem a sua composição.

Assunto relacionado:  Rover Perseverance obtém amostra de rocha marciana com possíveis sinais de vida

O feito é ainda mais notável porque o planeta está a mais de 1.1 milhão de bilhão de quilômetros de distância, pelo que a quantidade de luz que chega ao telescópio espacial é minúscula. Assim como o DMS, a análise espectral detectou abundância dos gases metano e dióxido de carbono com bom grau de confiança.

03 2
As algas produzem um gás, chamado DMS (dimetilsulfeto), que é liberado por elas e serve como núcleo de condensação. Fonte: GettyImages

 As proporções de CO2 e metano são consistentes com a existência de um oceano de água sob uma atmosfera rica em hidrogênio. O telescópio Hubble da NASA já havia detectado a presença de vapor d’água anteriormente, razão pela qual o planeta, denominado K2-18b, foi um dos primeiros a ser investigado pelo muito mais poderoso JWST, mas a possibilidade de um oceano é um grande passo à frente.

A capacidade de um planeta suportar vida depende da sua temperatura, da presença de carbono e provavelmente de água líquida. As observações do JWST parecem sugerir que o K2-18b preenche todos esses requisitos. Mas só porque um planeta tem potencial para sustentar vida não significa que tenha, e é por isso que a possível presença de DMS é tão tentadora.

O que torna o planeta ainda mais intrigante é que não é como os planetas rochosos, semelhantes à Terra, descobertos em órbita de estrelas distantes que são candidatas à vida. K2-18b tem quase nove vezes o tamanho da Terra. Os exoplanetas – que são planetas que orbitam outras estrelas – que têm tamanhos entre os da Terra e de Netuno, são diferentes de tudo no nosso sistema solar. Isto significa que estes “sub-Neptunos” são mal compreendidos, tal como a natureza das suas atmosferas, de acordo com o Dr. Subhajit Sarkar da Universidade de Cardiff, que é outro membro da equipa de análise.

Assunto relacionado:  Astrônomos observam dilatação do tempo nos primórdios do universo

Ele disse: “Embora este tipo de planeta não exista no nosso sistema solar, os sub-Netunos são o tipo de planeta mais comum conhecido até agora na galáxia. Obtivemos o espectro mais detalhado de uma zona habitável de sub-Netuno até o momento, e isso nos permitiu descobrir as moléculas que existem em sua atmosfera.”

TÓPICO(S):James WebbNASAvida lá fora
VIA:BBC
Compartilhe
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Copiar Link Imprimir
O que você acha?
Joy0
Sad0
Surprise0

Redes Sociais

FacebookCurtir
InstagramSeguir
YoutubeSe inscrever
TiktokSeguir
TelegramSeguir
LinkedInSeguir
MediumSeguir
ThreadsSeguir

As últimas

IMG 20251106 WA0005
Cientista revela detalhes de pesquisa ultrassecreta sobre UFOs em Las Vegas (vídeo)
Notícias
ChatGPT Image 6 de nov. de 2025 16 49 00 1
A Guerra Fria Ufológica: Quando Estados Unidos e URSS Disputavam O Domínio Dos UFOs
Notícias
3iatlas sincola2
Novas imagens não mostram a cauda cometária esperada em 3I/ATLAS
Notícias

Categories

Leia também

WhatsApp Image 2025 11 03 at 10.03.40 1
Notíciasnotícias

Surge novo agroglifo em Santa Catarina, mas proprietário prefere fazer a colheita

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
3IATLAS Perhelion 2048x1128 1
Notíciasnotícias

Será que o 3I/ATLAS acaba de demonstrar sinais de tecnologia? Objeto interestelar exibe ‘movimento não gravitacional’ ao passar perto do Sol.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
12 minutos de leitura
Dr Michio Kaku
Notíciasnotícias

Michio Kaku diz que há uma divisão na comunidade astronômica sobre a natureza do 3I/ATLAS.

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
ChatGPT Image 24 de out. de 2025 14 09 40
Notíciasnotícias

A Luz que Hipnotizou o Gado nos pampas argentinos

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
11 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 16 36 33
Notíciasnotícias

Dia do Aviador: O criador da Embraer que foi testemunha da ‘Noite dos OVNIs’

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
6 minutos de leitura
ChatGPT Image 23 de out. de 2025 15 10 59
Notíciasnotícias

NASA implementou ferramentas de defesa planetária? O 3I/ATLAS não é uma nave extraterrestre!

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
IMG 20251017 WA0011
Notícias

Debate sobre vida alienígena esquenta: sinais misteriosos da China e evidências de OVNIs em alto mar

C. Andrade CIFE
Por C. Andrade CIFE
5 minutos de leitura
3i atlas interstellares objekt sonnensystem ueber all oumuamua illustration
Notíciasnotícias

3I/ATLAS exibe mais anomalias, já que dados recentes confirmam que objeto estranho “desenvolveu uma cauda anti-solar”

Thiago Ticchetti
Por Thiago Ticchetti
9 minutos de leitura
Mostre Mais
Revista UFORevista UFO
Siga-nos
Fundador: A. J. Gevaerd | Direção Geral: Daniel Gevaerd | Editor: Thiago Ticchetti 2000 - 2025 © Gevaerd Ufologia ME - Todos os direitos reservados. CNPJ: 22.328.431/0001-14 - E-mail: contato@ufo.com.br Rua Antonio Maria Coelho, 423 - Centro de Campo Grande/MS
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up