PRÉ-VENDA
Ad image

Show de maturidade em Vegas

Equipe UFO
f5c10e055294b0581aab7a26bb3fc3381528490313
Lee Shargel: nem agente, nem ufólogo. Desmascarado em pleno Congresso de Las Vegas
Créditos: ARQUIVO UFO

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a apresentação de um personagem que parece saído de um gibi, o Asterix. Embora portador de um currículo invejável, que contém referências a mestrados, doutorados, diplomas de PhD e passagens pela NASA, o suposto doutor Lee Shargel só decepcionou. E fez feio! Em primeiro lugar, Shargel, de quem se esperava uma palestra de alto nível científico, com o que prometera ser um “balaio de revelações bombásticas”, declarou no mínimo 30 absurdos que espantaram a platéia – e olha que em Las Vegas o público é bem liberal. Descreveu fatos tão berrantes quanto ondas gravitacionais que, segundo ele, “… seriam ainda mais velozes que a luz”.

Depois, discorreu desastrosamente sobre o telescópio Hubble, sobre o qual garantira ter vastos conhecimentos, e chegou a mostrar uma foto do cometa Hale-Bopp e dizer que se tratava da foto de Deus! Muitos participantes do evento, alguns cientistas de fato, saíram do auditório indignados e, em pleno gozo de seus direitos, apelaram a Bob Brown, diretor do congresso,que teve uma dor de cabeça enorme com Shargel. Mas Bob não teve dúvidas, reuniu sua equipe às duas horas da madrugada para discutir o assunto detalhadamente.

Ad image

Diligências foram feitas ainda naquela madrugada junto à NASA, ao Jet Propulsion Laboratory, onde Shargel afirmava ter trabalhado, à Editora Thor, que teria editado seu livro, e à universidade em que teria se graduado em Física Quântica e, depois, doutorado em algo tão inverossímil quanto Mecânica Quântica Egípcia! Os resultados foram inequívocos: Shargel poderia ser tudo, menos quem ou o que afirmava ser. E, portanto, está justificada a quantidade de asneiras que disse em público. De posse disso, o comitê executivo do congresso – que inclui o editor de UFO – reuniu-se com o próprio e desmascarou-o em três horas de reunião. Shargel nunca mais terá chance de iludir outras platéias e a reputação do evento ficou intocada, já que as devidas providências foram tomadas a tempo.

Quem dera no Brasil houvesse algo assim: um comitê que exigisse evidências do que certos conferencistas afirmam aos quatro cantos. Muitos deles, verdadeiros alucinados que, por motivos obscuros, garantem viajar de vez em quando para Andrômeda, Alfa Centauro ou Orion… Esses indivíduos estariam definitivamente confinados a uma justificada camisa de força – ou aos seus grupos de cegos seguidores. Mas isso é questão de tempo. Nos EUA há um provérbio que pode ser aplicado ao Brasil, neste caso: Wisdom takes time [Editor: a sabedoria vem com o tempo].

Assine até 01/03 e receba um dos livros da Revista UFO em PDF.

TÓPICO(S):
Compartilhe