O primeiro grande evento da Ufologia Brasileira neste ano será o XVIII Congresso Brasileiro de Ufologia, de 17 a 19 de março em Curitiba. Organizado pela Revista UFO em paralelo ao III Encontro de Ufologia Avançada do Paraná, nele se apresentarão 12 dos mais atuantes pesquisadores brasileiros, além do norte-americano David Jacobs, um dos maiores especialistas mundiais em abduções. Seu livro Infiltrados: o Plano Alienígena para Controlar a Humanidade será lançado durante o congresso pela Coleção Biblioteca UFO, que terá ainda outra obra sendo lançada ao mesmo tempo, o Guia da Tipologia dos UFOs.
De autoria de Thiago Ticchetti, coeditor da Revista UFO e um dos mais versáteis e prolíficos pesquisadores brasileiros, o Guia da Tipologia dos UFOs apresenta, além de um estudo aprofundado sobre os tipos e formatos das naves extraterrestres que têm nos visitado nas últimas décadas, uma inédita proposta de classificação destas. Ticchetti realizou uma pesquisa de dois anos, abrangendo 2.315 casos ufológicos, em todo o mundo, dos quais 771 forneceram informações detalhadas para a composição da obra. Nela é explicado como uma tentativa de classificação foi apresentada pela Força Aérea Norte-Americana (USAF) com o Projeto Sign, no final dos anos 40. Havia somente quatro categorias: disco voador; corpos de formato cilíndrico, objetos esféricos ou com forma de balão e esferas de luz.
Essa classificação com critérios pouco flexíveis não se mostrou muito útil, diante da enorme diversidade de formatos de UFOs nos relatos, e Thiago explica: “Sem dúvida, os militares perceberam o erro de seus estudos, tendo em vista que em 1952 o projeto, renomeado Blue Book, expandiu para cinco itens e ainda um sexto para classificar todas as formas de objetos voadores não identificados: (1) elípticos, (2) foguetes e aeronaves, (3) meteoros ou cometas, (4) lenticulares, cônicos ou em formato de lágrima, (5) em forma de chamas e (6) outras formatos. Mas essa classificação jogou tudo em um mesmo saco e misturou as formas e explicações em uma grande confusão”. Ele detalha ainda as tentativas de classificação feitas por grandes pioneiros da Ufologia Mundial, como Jacques Vallée e J. Allen Hynek, igualmente pouco práticas.
UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO PARA OS FORMATOS DOS UFOS
Thiago Ticchetti buscou a simplicidade em sua proposta de classificação, diferenciando os UFOs somente pelo formato, um critério mais básico e amplo. Nesse sistema, informações como data do avistamento, localização e testemunhas são complementares, sendo que até mesmo a solução apresentada por céticos para o caso também é acrescentada. O objetivo é permitir que o próprio leitor utilize essa classificação inovadora e chegue a suas próprias conclusões. Diversos casos, sejam os grandes clássicos da Ufologia Mundial como aqueles pouco conhecidos são analisados no livro, que ainda traz um exclusivo encarte colorido em papel couchê de 56 páginas, com ilustrações de vários tipos de naves extraterrestres produzidas pelo artista Rafael Amorim. O Guia da Tipologia dos UFOs estará em breve disponível no site da Revista UFO, e terá seu lançamento no XVIII Congresso Brasileiro de Ufologia, em Curitiba, entre os dias 17 e 19 de março.
Um novo estudo sobre a tipologia dos UFOs no XVIII Congresso Brasileiro de Ufologia
Coeditor da Revista UFO apresenta programa na internet
Coeditor da Revista UFO publica completo dossiê sobre quedas de UFOs
Coeditor da Revista UFO lança novo livro abordando casos pouco conhecidos do Fenômeno UFO
Há relação entre aviões secretos e tecnologia extraterrestre?
Não somos suficientemente espertos para sabermos o que são os UFOs
Saiba mais:
Livro: Guia da Tipologia Extraterrestre
Há séculos a espécie humana assiste à chegada de estranhos seres geralmente bípedes e semelhantes a nós, que descem de curiosos veículos voadores sem rodas, asas ou qualquer indício de forma de navegação. Quase sempre estas criaturas têm formato humanoide e não raro se parecem com uma pessoa comum, mas com um problema: elas não são daqui, não são da Terra. O que pouca gente sabe é que existem dezenas de tipos deles vindo até nós, alguns com o curioso aspecto de robôs, outros se assemelhando a animais e há até os que se parecem muito com entidades do nosso folclore. O Guia da Tipologia Extraterrestre faz uma ampla catalogação de todos os tipos de entidades já relatadas, classificando-as conforme sua aparência e características físicas diante de suas testemunhas, resultando num esforço inédito para se entender quem são nossos visitantes.