Misteriosos seres foram observados por numerosas testemunhas em uma zona próxima à cidade de Coquimbo, no Chile. Segundo relataram, as criaturas são similares a seres humanos de tamanho reduzido e que se elevam pelos ares sem emitir nenhum ruído. Francisco Vega, trabalhador da mina “El Pelambre”, encontrava-se em companhia de seu irmão e dois outros trabalhadores da empresa de cerâmicas Argandoña, no setor da planície de Panul, região próxima à La Herradura de Coquimbo, onde possui um terreno que necessitava delimitar. Francisco observou a 20 m de distância o que parecia ser um pequeno “macaco” que se aproximava caminhando pela planície.
Observando com maior atenção, reparou que se tratava de um ser de aparência humana, mas de cor vermelha . “Tinha uma cabeça bem avolumada, não media mais do que 80 cm e parecia com uma bexiga. Minha primeira impressão é que se parecia com um jogador de rugby” – disse uma testemunha, conforme foi publicado na imprensa chilena. “Passados apenas alguns segundos, gritei bem alto para que meu irmão e os trabalhadores se dessem conta do que eu estava observando”, acrescentou.
A surpresa vivida pelos quatro homens foi ainda mais complexa, ao verem a maneira com que este estranho ser se elevava por sobre a planície, pairando no ar por vários minutos. Logo depois, dizem, o ser começou a se deslocar em direção ao mar em uma velocidade muito lenta, desaparecendo em seguida. Ocorreu em julho deste ano.
Uma experiência similar ocorreu durante a noite, com um grupo de cinco jovens, em um mirante. Viram como, vindos do mar, estranhas criaturas se aproximavam pouco a pouco. A princípio, não puderam observar detalhes, porém logo perceberam que se tratava de humanóides de pequeno tamanho que tinham em seu redor algo parecido a uma aura de luz. Assim que esses seres se imobilizaram no ar, começaram a desaparecer. Todo o grupo pôde observar estas estranhas entidades, e as descrições acerca dos visitantes vindos do mar coincidem em seus detalhes.